A arte gráfica é a primeira impressão que temos do CD, além de responsável pela comunicação visual do produto e do cantor, são também focos de muitos elogios, criticas e muitas vezes difamações. Mais nem isso tudo é capaz de nos impedir de passar horas olhando para elas.
Os Cantores do segmento musical gospel tem aperfeiçoado seus trabalhos a cada lançamento, principalmente quando se dirige ao projeto gráfico que embeleza e introduz seus discos compactos. O projeto gráfico nunca foi tão valorizado como nos últimos anos, e mais precisamente pelos cantores do gênero pentecostal , que possuem uma massa de fãs excentricamente exigentes.
São os erros cometidos na capa atual que justificará acertos na capa futura, e no geral, não são todos os cantores que possuem, ou melhor, conseguem se encaixar neste acervo artístico.
Só que vale ressaltar que muitas vezes a burocracia imposta por algumas gravadoras impõe uma privacidade que só permite que sua comitiva de Design ,realize o projeto gráfico do CD do artista, e por isso talvez não entendemos e aceitamos o resultado.
Para Alegria de todos, algumas agências de Design tem se desprendido do comum e simples, e investido em inovação , autenticidade e principalmente em temáticas , que podemos dizer que é a junção do título e as musicas do CD, ao projeto gráfico. Realizando então uma deslumbrante combinação.
A pesca: Extremamente tematica, a capa do 15º CD solo da cantora Vanilda Bordieri é uma das melhores , se não a melhor da sua discografia.
O projeto gráfico realizado pela Komunica reuniram fotos externas feitas na Vila de Pescadores da cidade de Ubatuba, litoral norte do estado de São Paulo. E o interessante, é que geralmente as fotos feitas de forma externa (ar livre) acaba não exigindo muito na edição do encarte, já que na maioria das vezes dispensa a adaptação de texturas e outros recursos para serem usados como fundo.
Mais o diferencial entre o comum do externo, é que as fotos foram realizadas também nas águas de Ubatuba, o que é extremamente novo no cenário gospel.
O responsável pelas fotografias foi o bem conceituado Osmar Goulart (Mazinho), que também é dono da Komunica e assinante da maioria das capas da Vanilda Bordieri.
Minhas Canções: Elegante, e inovadora, essa é uma das poucas capas que atribuem o efeito preto e branco com um tom azulado e velvia que encontramos por ai com tanta singularidade.
Com seu projeto gráfico assinado pela Imaginar Design, a capa adequasse muito bem com todo prospecto do disco.
Acho apenas que, as fontes da capa do CD poderiam ter sido variadas , mais também não exageradamente em até 3 tipos diferentes.
Pérola: A melhor capa de 2004 e dos anos seguintes. O maior projeto gráfico de todos os tempos, o que mais podemos dizer a respeito desta obra de arte que revolucionou a discografia pentecostal ?
Quase falta palavras, tanto o CD quanto o seu projeto são extremamente belo e nos deixam em silêncio diante de tanto empenho e perfeição.
O projeto gráfico assinado e sobre responsabilidade do Sergio Menezes que até antes do seu falecimento era a principal referência e preferência dos artistas e publico inclui as fotografias realizadas por Manoel Guimarães em estúdio. O Disco foi lançado em 2005 e assume a preferência de muitos até hoje.
Principio e Fim : "Excelente, não existiria outro projeto gráfico melhor que este para representar o disco." Disse Wellington Henrique da Winovar Design após ter sua opinião solicitada.
E concordamos perfeitamente, com fotos realizadas pelo próprio cantor e pelo fotografo conceituado Lucas Mota, a criatividade de André Gomes responsável pela arte do disco não foi economizada. Isso no sentido de combinar uma estética singular, mesmo com utilização de uma fonte tão comum para escrever o nome do cantor na capa do CD.
Diamante: Não é precisamente a melhor capa entre as 10, eu quase não há destacaria. Porém o mais bonito dela, é a história por antecedente á este resultado.
Como Sabemos, o CD Diamante foi o sucessor do CD Apocalipse, o mais vendido da carreira da cantora Damares e que inclusive estabeleceu a sua carreira musical.
A capa do CD Apocalipse foi simples, e mostrava claramente uma Damares que nem sonhava com o sucesso e fama que obteria, caso contrário jamais seria uma capa e encarte tão simples.
Já a capa do Diamante reflete uma nova Damares , com visual e postura renovada, como um diamante lapidado.
E falando novamente no projeto, as fotos foram feitas pelo Manoel Guimarães, e a arte do CD pelo Osmar Goulart (mazinho) da Komunica. Vale ressaltar, que a parceria entre Manoel Guimarães e Osmar Goulart são encontradas em muitos outros projetos.
Multiforme: Em um projeto inovador e completamente ousado como este, arrisca na existência de várias criticas negativas que muitas vezes atinge o artista e a equipe por trás da produção sendo capaz até de desanima-los.
Mais graças ao empenho de Robson Menegoce (Hair stily) e Marcelo Mendonça (Make-Up e caracterização) que hoje sentimos a mais humorística sensação de ver vários Barucks - Judeu, negro, indígena, árabe, e outros personagens. Além de se deliciar profundamente em criticas construtivas com fotos de Décio Figueredo , e direção de arte de Marcus Castro da Imaginar Design e André do Amaral.
Apenas um Toque: Uma capa criativa e conceituada, dentre muitas outras capas de destaque da cantora como "Glória e Glória in rio" ou até mesmo a atual "Liberta-me" que se fosse lançado no primeiro semestre de 2012 poderia participar de nossa lista; Apenas um toque mereceu fazer presença, haja vista que a capa é diferenciada.
Invés de uma fotografia comum feita por uma câmera fotográfica, encontramos uma bela pintura desenhada por Daniela Jordão que não se omitiu para desenvolver algo que no momento era inédito.
Daniela Araújo: Tons amarelados, raios de sol, letras e trajes inclinam-se para o " vintage " , que é a melhor temática para resumir o projeto gráfico do primeiro CD da cantora Daniela Araujo pela Sony Music.
As fotos para o projeto reúne a assinatura de mais de 3 fotógrafos, sendo eles, Giovanna Borgh , Leone Sena , Rejane Wolff e Leonardo Gonçalves sob a direção de arte feita pela própria cantora. E o design gráfico na responsabilidade do diretor de fotografia e designer, Lucas Mota que caprichou em combinar o CD emotivo, com uma arte que nos reflete "o mundo de Daniela Araujo".
Uma História escrita pelo dedo de Deus: Uma capa, um projeto inspirado por Deus, sob a responsabilidade de uma das principais agências de Design voltada ao mercado Gospel.
Com fotos de Marcos Castro e sua auxiliar de fotografia Sheila Ale, a imaginar design realizou um dos melhores projetos gráficos de 2011. O Digpack, que deixou de ser somente digipack e passou a se chamar digpack com personalidade, ou melhor personalizado, contou também com a introdução do efeito 3D nas fontes realizadas por Diogo Goveia.
Podemos também dizer que, nunca vimos tanta personalização e ousadia na comunicação visual de um disco. Não é?
As fontes do Amor: O primeiro CD solo da cantora Ana Paula Valadão pelo Diante do trono foi Um CD tão pessoal, tão “Ana Paula”, que em 13 canções inéditas são transmitidas não somente a imagem da ministra de louvor que realizou eventos para multidões, mas sim da mulher comum em suas diversas nuances dos relacionamentos
E para uma proposta tão intimista, até a capa do CD foi preenchida por fotos do arquivo pessoal da família Valadão Bessa
A arte foi desenvolvida pela Quartel design, empresa de deisgn criada a partir da sociedade de Rafael Duarte e marcus Mota, ambos designers.
Talvez vocês tenham sentido falta de algumas capas e com certeza acham que eu tenha negligenciado, mas sinceramente, vamos olhar como bons críticos e clientes, não como fãs assíduos que defedem as suas bandeiras (cantores) a qualquer custo.
Dentre tantos projetos gráficos a pior parte não foi selecionar os 10 melhores, mas sim eliminar trabalhos merecedores de respeito que possuem histórias e testemunhos interessantes, A minha vontade na verdade era eleger uns 100 projetos; mas não podemos ser hipocritas não é ? O que custa lançar uma capa, um encarte, um projeto gráfico de qualidade que faça valer apena nosso pagamento pelo disco? Não podemos esquecer que um CD custa mais ou menos entre R$17,90 e R$25,00, não é barato, pelo menos para alguns.
Para encerrar não poderia finalizar esta matéria sem mencionar essa capa que embora simples e não estando na lista das 10 melhores, arrasta consigo uma mensagem delicada que bastar olhar para que possamos visualizar.
São penas dois pés, uma mão e madeixas de cabelo que nos penetram a linda mensagem da mulher que lavou os pés de Jesus e enxugou com seus cabelos.
Prefiro não falar muito sobre esta capa, só me vem a memória, que o importante é que Jesus Cresça e nos venhamos diminuir.
Vitrine Gospel
Por: Júnior Costa