No ano de 2015, assim como nos anos anteriores, todos nós fomos apresentados a diversos projetos relacionados a música gospel brasileira. Discos, singles, videoclipes, capas de CDs e DVDs e até mesmo intérpretes e bandas que saíram do anonimato e aos poucos estão conquistando o seu lugar na mente e no coração das pessoas.
Esse é a terceira vez que decidimos destacar os melhores do ano. Como na edição anterior, apresentamos uma lista super especial montada por donos de site, blogueiros, internautas e profissionais da mídia. Ao todos foram 21 categorias e 20 colaboradores que escolheram os vencedores abaixo dentro de um grupo de cinco opções. Seja bem vindo ao "Troféu Vitrine Gospel 2015", esperamos que vocês gostem e claro, não deixem de comentar!
Revelação Feminina | Priscilla Alcântara: Priscilla já estava no ramo da música bem antes de entrar ao “Bom dia & Cia”. Na verdade foi através da música que ela foi descoberta pelo SBT, quando ela participou de um reality no México. Enfim, Priscilla foi crescendo e se destacando na TV com o programa infantil, mas seguindo ainda a carreira musical. Quando o programa teve um novo formato Priscilla saiu do ar e foi então que ela pôde dar prioridade à seu ministério de louvor. Depois de lançar o CD “Pra não me perder”, esse ano a cantora lançou o CD “Até sermos um” pela Sony Music e já está tendo grande destaque na música gospel em todo o Brasil, e prova disso é ela estar entre os melhores do ano aqui no Vitrine Gospel como revelação feminina de 2015.
Concorreram também: Rafaela Pinho, Rayanne Vanessa, Sandra Pires e Vanessa Granuzzio.
Revelação Masculina | Pastor Lucas: Pr. Lucas teve o mesmo começo do Anderson Freire. Chegou na Mk Music inicialmente como compositor, escreveu sucessos de Aline Barros, Fernanda Brum, Flordelis, etc. Porém logo a MK viu seu potencial como cantor e lançou seu primeiro CD “Faz acontecer” que foi muito bem recebido pelo público. Neste ano o cantor lançou o CD “Esconderijo” e as músicas do disco já estão entre as mais pedidas em várias rádios do Brasil, principalmente "Deus de detalhes".
Concorreram também: Adelso Freire, Andrews Lima, Eduardo Schenatto e Lenno Maia.
Página de Humor | Gospelmente Incorreto: Com mais de 300 mil curtidas, a página de humor "Gospelmente Incorreto" liderada pelo jovem amazonense Gesson Nunes Vasconcellos, se tornou uma boa opção para quem está a fim de dar boas risadas. Além das piadas e sátiras com assuntos relacionados ao meio evangélico - principalmente a música, a página também aposta em boas mensagens e protestos contra os absurdos que acontecem nas igrejas nesses últimos dias. O sucesso da página é tão grande que já atraiu fãs de todas as partes do Brasil, inclusive alguns deles já lideraram "encontro de fãs" em shoppings, livrarias e outros points de encontro. "Se a zoeira é um oceano... Estamos afogando de tanto rir..." Entre e curta agora: Gospelmente Incorreto - Página Oficial
Concorreram também: Gospel da depressão, Irmã Zuleide, Senhora dos Absurdos Gospel e Tipo Assim.
Melhor Portal | Desktop Gospel: Que honra premiar esse portal! Pela segunda vez consecutiva o blog Desktop Gospel foi considerado o melhor portal do ano, resultado de tanta preocupação e excelência ao apresentar notícias de forma dinâmica e atrativa. Parabéns mais uma vez, essa equipe merece!
Concorreram também: Gospel no Divã, Gospel Prime, O Propagador e Super gospel.
Melhor Gravadora | MK Music: Mk Music é a maior gravadora do Brasil no segmento gospel. Nesse ano a gravadora que conta com 36 artistas/bandas em seu casting, lançou 20 CD’s inéditos, fora as diversas coletâneas de regravações, três DVD’s e gravou dois DVD’s: “Extraordinária Graça” com uma mega produção que foi lançado nessa semana e o DVD de Flordelis, cheio de participações especiais que será lançado ano que vem. Também vale muito citar o Grammy Latino de Fernanda Brum, afinal Mk tem seus créditos nessa conquista. E uma nova proposta em que agravadora investiu foram os Audiobless de 4 de seus artistas, onde eles narram seus testemunhos de vida e ainda cantam músicas que marcaram suas trajetórias. Mk também teve contratações que deram o que falar, como Elaine de Jesus, e a que mais movimentou o público, a recontratação de Cassiane. Depois daquela história toda de processo, formação de quadrilha e tudo mais que a gente já conhece, Cassiane e Mk resolveram jogar tudo no mar do esquecimento e bola pra frente porque a Mk não para!
Concorreram também: Musille Records, Som Livre, Sony Music e Universal Music.
Melhor Capa| Moderno à moda antiga - Marcela Taís: Lançado em junho de 2015, o novo disco de Marcela Taís foi produzido pela própria cantora em parceria com o produto Michael Sullivan. A capa traz um conceito vintage com muito requinte e apuro estético. As fotos foram produzidas por Bruno Fioravanti e o design gráfico foi idealizado e criado pela própria cantora em parceria com seu irmão, Max Munhoz. A contra capa também é muito inovadora e nos leva a uma viagem no tempo, veja e comprove: Contra Capa do álbum Moderno à Moda Antiga
Concorreram também: Fernanda Brum - Da eternidade, Livres para adorar - Só em Jesus, Rafaela Pinho - Laços e Rose Nascimento - Tente um pouco mais
Melhor CD Infantil | Tim-tim por tim-tim: Logo que Aline lançou o primeiro CD infantil
já se pôde notar que daria muito certo. A cantora leva jeito com as crianças e tem
uma voz leve
e dinâmica para interagir com os pequeninos; prova
disso são os milhares de pequenos fãs que a cantora tem espalhados pelo Brasil.
“Tim-tim por tim-tim” é o quarto CD da série “Aline Barros e Cia” lançado pela
Mk Music. Os temas abordados no disco são entre eles: amor ao próximo e a Deus,
a alegria de louvar e celebrar, confiança, fé e também superação. Todos
cantados com apoio de um coral infantil, que teve participação da caçulinha da
cantora, Maria Catherine. Que, aliás, ganhou uma música só pra ela: "Maria
Dança”, onde é a própria Maria abre a faixa. No time de compositores estão
Junior Maciel e Josias Teixeira, Gislaine e Mylena, Vaneise Rodrigues e como
produtor, Ruben Di Souza. O disco também ganhou uma versão em DVD.
Concorreram também: Fazendo a diferença (Cristina Mel) e Jornal da alegria (Jéssyca).
Melhor CD Congregacional | Da eternidade: O CD “Da eternidade” é um CD que marca a volta dos discos
congregacionais de Fernanda Brum e também depois de 11 é um disco ao vivo. Ela
que vinha nos últimos CD’s hinos mais viscerais e álbuns intimistas gravados em
estúdio, neste CD voltou com um ar de “Apenas um toque”. Os fãs gostaram e a
crítica também. O disco que foi lançado pela MK Music, tem músicas de Anderson Freire, Kleber Lucas, Junior Maciel e Josias Teixeira, Davi de Moura, Emerson
Pinheiro e a própria Fernanda Brum em parceria com Luiz Arcanjo e Klênio e
também 3 versões e uma regravação, sem contar com a participação especial de
André Leonno. O disco, como todos os outros da cantora, foi produzido por Emerson Pinheiro e gravado em
duas noites na IBC da Barra em setembro do ano passado. Os frutos colhidos
desta obra, além dos inúmeros testemunhos, foram a indicação e a vitória do
Grammy Latino como o melhor álbum de música cristã em língua portuguesa e o
disco de ouro por mais de 50 mil cópias vendidas.
Concorreram também: Galileu (Fernandinho), Pra onde iremos? (Gabriela Rocha), Até sermos um (Priscilla Alcântara) e Eternidade (Suelen de Jesus).
Melhor CD Pentecostal| No olho do furacão: Com belíssimas composições de Anderson Freire, Eduardo Schenatto, Sivaldo Almeida, Pedro Lancaster, Marcos e Mateus, Josias Teixeira e Júnior Maciel e Denise Yamamoto e produção de musical de Samuel Ribeiro, 'No olho do furacão' trouxe grandes canções pentecostais com a interpretação inconfundível de Lauriete, principalmente na faixa single 'Igual não há'. Esse é segundo álbum inédito de Lauriete pela gravadora Visão Music.
Concorreram também: Eliane Silva - Aroma da adoração , Eliã Oliveira - Em nome do Senhor, Rose Nascimento - Tente um pouco mais e Rozeane Ribeiro - Heróis da fé.
Melhor DVD| O Maior Troféu - Damares: Gravado na Igreja Bíblica da Paz em São Paulo, o DVD que conta com a produção musical do maestro Melk Carvalhêdo, traz as canções do álbum "O Maior Troféu" e mais três inéditas. Os grandes destaques foram a estrutura de palco e iluminação que acabou resultando em excelentes imagens e as participações especiais de Caio Mesquita na canção 'Agnus Dei' (Michael W. Smith) e Thalles Roberto na música 'A Dracma e seu dono'. Esse projeto foi um dos grandes lançamentos do ano e não decepcionou.
Concorreram também: André e Felipe - Acelera e Pisa, Andréa Fontes - Deus Surpreende, Os Arrais - As paisagens conhecidas e Rose Nascimento - Tente um pouco mais.
Melhor Videoclipe | Nação da Cruz: Daniela Araújo merece muito destaque entre os melhores desse ano. A cantora além de produzir outros discos com seu irmão, se dedicou à produção do documentário e do DVD “Criador do mundo”, e além de tudo isso ainda se disponibilizou a fazer um projeto mensal com seus fãs. Foi o projeto 2015, que deu muito certo. E o resultado do sucesso desse projeto foi ilustrado em uma grande produção, no Videoclipe da música tema de Abril “Nação da cruz”. A direção e produção de vídeo ficaram por conta de Marco Tulio e Thiago Mackie pela BME Multimedia. Alias, queremos dar esse espaço para parabenizar os meninos da BME Multimedia. Afinal todos os videoclipes indicados, com exceção de um, foram produzidos por eles. Mas voltando ao ganhador, “Nação da cruz” aborda um tema muito importante que são os cristãos perseguidos pelo mundo todo. O clipe tem locações externas e também em estúdio, mas o mais interessante foram as imagens colocadas no começo e depois que intercalavam no decorrer do clipe. Imagens fortes de ataques terroristas como o recente à França e também aos ataques contra os cristãos ao redor do mundo, e por toda a produção e repercussão foi o que se destacou como o melhor Videoclipe do ano. Agora, confira o clipe aqui!
Concorreram também: Simplesmente te adorar (Eyshila), Efésios (Fernanda Brum), Ser alguém (PG) e Tetelestai (Diante do trono).
Melhor Compositor | Paulo César Baruk: Vencedor pela terceira vez consecutiva nessa categoria, o "Multiforme" Baruk é um daqueles caras que qualquer pessoa deve sonhar em ser amigo. Dono de uma voz inconfundível e um enorme talento para compôr ele também produz e se destaca muito em todas essas tarefas. Entre as suas produções em 2015 pode-se destacar os álbuns Aroma da adoração (Eliane Silva) e Confiarei (Nani Azevedo). Parabéns Baruk!
Concorreram também: Daniela Araújo e Jorginho, Emerson Pinheiro, Ronny Barbosa e Tuca Nascimento.
Melhor Compositor | Anderson Freire: Anderson Freire já não é mais surpresa pra ninguém. Os anos passam e o cantor e compositor se destaca cada vez mais nas duas áreas em que atua. Seus discos são todos autorais e ele ainda cede várias pérolas para seus colegas de ministério. Neste ano Fernanda Brum, Cassiane, Michelle Nascimento, Gisele Nascimento, Wilian Nascimento e Lauriete gravaram músicas do compositor.
Concorreram também: Daniela Araújo, Eduardo Schenatto, Tiago e André Arrais e Tony Ricardo.
Melhor Banda/Grupo/Ministério | Livres para adorar: O ministério Livres para adorar, liderado por
Juliano Son, é um ministério que cresceu bastante no mercado fonográfico
gospel, prova disso são os vários hits da banda pelo Brasil todo. E nesse ano o
ministério lançou o CD “Só em Jesus”, produzido por Ruben Di Souza, e pra variar
o CD está lindo e está sendo muito bem recebido pelo público. Outro destaque
bastante legal do ministério é o projeto e abrigo “Livre ser”, que oferece
abrigo e proteção a crianças em situação de risco, promovendo a reestruturação
de suas famílias de origem até que se perceba serem capazes de cuidar de seus
filhos, ou assegurar, em última instância, o encaminhamento das crianças a uma
família substituta.
Concorreram também: Diante do trono, Discopraise, Igreja Batista Atitude da Barra e Ministério Sarando a terra ferida.
Melhor Dupla| Os Arrais: Poesia, entrega e criatividade são três palavras que definem o ministério dos irmãos Arrais. Essa dupla que vem conquistando o Brasil com a sua proposta diferenciada, traz o que há de melhor na sua música, conseguindo transcrever sentimentos e passar emoções a cada letra e arranjo. No ano de 2015 eles presentearam o público com dois projetos fantásticos: O CD e o DVD 'As paisagens conhecidas', ambos lançados pela Sony Music. Foi uma vitória merecida!
Concorreram também: André e Felipe, Canção e Louvor, Gislaine e Mylena, Vanilda Bordieri e Célia Sakamoto.
Melhor Dueto | Nossa Canção: A canção faz parte do CD “Pra onde iremos?” de Gabriela Rocha e tem a participação de Leonardo Gonçalves. O autor é Tiago Arrais (Os Arrais), que tinha essa canção inicialmente em inglês mas a traduziu para incluir no disco de Gabriela. A música é bastante profunda e poética, marca dos Arrais, e a interpretação ficou linda, com um encaixe perfeitos das vozes de Gabriela e Leonardo. A letra fala sobre nossa vida aqui na terra como estrangeiros procurando o lar, e a necessidade que temos de dar a glória a Deus em tudo que fizermos, como diz o trecho: “Que possamos ouvir Tua voz ecoando nos corações/ Lança ao pó nossa glória e traz o Teu trono em nossa canção.” A música ganhou versão em videoclipe e ultrapassou mais de 4 milhões de acessos. Confira: Nossa canção - Gabriela Rocha e Leonardo Gonçalves
Concorreram também: Jerusalém (Rose Nascimento e Robson Monteiro), Maio (Daniela Araújo e Priscilla Alcântara), Minha oferta (Fernanda Brum e André Leonno) e Ocupe o seu lugar (Eyshila e Jozyanne).
Melhor Regravação | Tente um pouco mais: Considerada uma das maiores intérpretes da música gospel, Rose Nascimento surpreendeu o público esse ano ao lançar a regravação de uma música tão clássica como "Tente um pouco mais". Na voz do cantor Armando Filho essa canção já tocava profundamente, e nessa nova versão não foi diferente! A voz de Rose Nascimento e o novo arranjo arrebentaram. A regravação ficou excelente! Vale a pena conferir: Tente um pouco mais - Rose Nascimento
Concorreram também: Imutável (Eliane Silva), Marcas da dor (Samuel Mariano), O que tua glória fez comigo?! (Fernanda Brum) e Ressurreto (Jairo Bonfim).
Melhor Música | Igual não há: Sucessos nunca faltaram no ministério de Lauriete, isso é fato! Mas convenhamos, faz tempo que uma música gravada por ela não agrada tanto a ponto de estourar nas igrejas. "Igual não há" traz uma letra cristocêntrica, com uma pegada pop pentecostal e deixa completamente notório a grandeza de Deus diante dos outros deuses. A composição é de Anderson Freire, com produção do maestro Samuel Ribeiro. Confira: Igual não há - Lauriete
Concorreram também: Acredito/We Believe (Leonardo Gonçalves), Efésios (Fernanda Brum), Oceanos (Ana Nóbrega), Poderosamente Vivo (Sandra Pires).
Melhor Cantor | Leonardo Gonçalves: Leonardo Gonçalves também dispensa comentários. Neste ano o cantor continuou com a divulgação intensa do projeto em CD/DVD “Princípio”, além de nos presentear com uma versão que foi parar nas telas de todos os cinemas do Brasil. A música “Acredito (We believe)” que quase foi eleita a melhor música aqui no Vitrine, foi tema do filme “Você acredita?” e foi lançada também em um lindo clipe que alcançou mais de 5 milhões de visualizações em muito menos de um ano. Além de tudo isso Leonardo também participou da turnê “Loop Session + Friends” com seus amigos Mauro Henrique (Oficina G3) e Guilherme de Sá (Rosa de Saron). Esperamos por mais novidades ano que vem! Parabéns Leonardo!
Concorreram também: Eli Soares, Fernandinho, PG e Wilian Nascimento.
Melhor cantora | Fernanda Brum: E Fernanda Brum foi eleita pela terceira vez consecutiva
como a melhor do ano no Vitrine. A cantora teve um ano bastante produtivo e
cheio de bons resultados. No início deste ano foi lançado o CD “Da eternidade”,
que inclusive foi o melhor CD Congregacional nesta mesma matéria, ganhou disco
de ouro e também foi o ganhador do Grammy Latino 2015. A cantora
também lançou dois clipes, sendo eles “O que tua glória fez comigo” com mais de
2 milhões de views e “Efésios” que teve uma super produção. A cantora também
esteve a frente do congresso “Profetizando às mulheres”, que reuniu mulheres de
todo o Brasil em sua igreja, a IBC da Barra, e fez turnê internacional,
participações especiais na gravação do DVD de Flordelis, no CD de Michelle
Nascimento e na gravação do CD "Para sempre teu" do ministério Gateway Worship. E já podemos esperar em maio
do ano que vem a gravação do DVD “Da eternidade” em Israel.
Concorreram também: Aline Barro, Cassiane, Daniela Araújo e Rose Nascimento.
Acontecimento do ano| Thalles Roberto - Acima da Média: Tivemos um ano repleto de informações e novidades no cenário gospel; algumas animaram e comoveram, outras decepcionaram de forma absurda. Um desses casos foi a triste declaração do cantor Thalles Roberto afirmando que Deus o havia dito que ele estava "Acima da média" porque estava no meio de gente fraca, se referindo aos cantores evangélicos. Como quem fala o que quer acaba ouvindo o que não quer, Thalles sofreu pressão da mídia e até mesmo do seu público que o atacou nas redes sociais durante um bom tempo. Outros cantores como Cassiane, Wesley Ross e Leonardo Gonçalves também se pronunciaram sobre o fato, reprovando a atitude do Thalleco. 2015 poderia ter passado sem essa!
Concorreram também: Cassiane - Retorno a MK Music, Eduardo Cunha - Recebimento de propina através da ADD Madureira, Mara Maravilha - A Fazenda 8 e Pierre Onásis - De volta ao mercado secular.
Convidados que participaram da votação:
- Daniel Nadje (Vitrine Gospel)
- João Célio (Vitrine Gospel)
- Diógenes de Oliveira (D9 Design)
- Elias Bernardes (Mural Gospel)
- Gilson Evangelista (Desktop Gospel)
- Matheus Costa Pessanha (News Gospel)
- Rafael Ramos (Gospel no Divã )
- Roberto Azevedo (Super Gospel)
- Daniela Borges (Internauta)
- Danilo Nascimento (Internauta)
- Eliézer Rozza (Internauta)
- Fernanda Reis (Internauta)
- Joel Silva (Internauta)
- Júnior Costa (Internauta)
- Leonardo Nascimento (Internauta)
- Marquinhos Azevedo (Internauta)
- Rafael Furlan (Internauta)
- Ticiana Guimarães (Internauta)
- Vagner Rondon (Internauta)
- Ysa Ellen (Internauta)
Queremos agradecer a todos os nossos parceiros e amigos que colaboraram conosco cedendo um pouco do seu tempo para nos atender. Muito obrigado!
E aos leitores e admiradores do nosso portal, aguardamos o seu comentário. Grande abraço e até a próxima!
Obs: As obras avaliadas foram lançadas entre os dias 15 de dezembro de 2014 e 23 de novembro de 2015.
Vitrine Gospel
Por: Daniel Nadje e João Célio Martins.