Background

A importância do Programa Raul Gil para a música gospel brasileira.

Raul Gil é um nome de peso e responsabilidade no mundo artístico e na televisão brasileira.
Seu Raul, como é chamado pelos mais íntimos, começou a trabalhar para ajudar os pais. 
Ele já foi feirante, vendedor de frutas e metalúrgico. Um dos grandes sonhos do Raul era ingressar no mundo artístico, foi então que ele decidiu participar de um programa de calouros, mas não foi tão fácil. Após ser rejeitado 17 vezes o cantor foi vitorioso do concurso Calouros Toddy e daí em diante não parou mais, começou a se apresentar em diversos eventos chegando a gravar 8 discos, 3 Lps e 2 Cds.

Em 1967 Raul Gil estreiou como apresentador de televisão e já passou por diversas emissoras, entre elas a TV Excelsior, TV Tupi, TV Bandeirantes, Record e SBT, onde está atualmente com o Programa Raul Gil.

A música gospel vem se desenvolvendo constantemente no mercado fonográfico e umas das pessoas que colaboraram para esse grande sucesso foi o apresentador Raul Gil e seu filho, o diretor Raulzinho. 
O programa Raul Gil sempre foi aberto a participação de evangélicos, seja para divulgar novo álbum, ser premiado, dar entrevista ou participar do quadro de calouros a fim de tentar uma oportunidade no mercado. O programa Raul Gil sempre esteve disposto a colaborar para o crescimento da música independente do estilo.



Ao todo na sua existência o quadro de calouros do programa Raul Gil já revelou vários talentos, sendo que grande parte deles cantam músicas evangélicas, o que dá um diferencial a competição, afinal poucos programas de TV dão oportunidades aos novos cantores da música evangélica.

Cantores renomados como Robinson Monteiro e Jamily começaram no programa Raul Gil e hoje em dia fazem muito sucesso no Brasil e em outros países. Eles começaram na Line Records e lançaram CDs bem sucedidos. Podemos destacar o álbum "Um nova história" do cantor Robinson que trouxe a música O arrebatamento como single principal e o álbum "Conquistando o impossível" da cantora Jamilly, cujo single Conquistando o impossível já fez parte até de trilha sonora de filme. Hoje os cantores vivem uma das melhores fases da sua carreira, a cantora Jamilly faz parte do casting da Som Livre e o cantor Robinson faz parte do casting da gravadora Sony Music.

Após a revelação de Robinson e Jamilly, o programa Raul Gil continuou com seu quadro de calouros revelando muita gente ao mercado independente do estilo musical, e em 2010 o quadro "Jovens Talentos" trouxe ao mercado grandes cantores que conquistaram seu espaço e estão fazendo muito sucesso:


Brenda: A cantora venceu a edição por questão de 1 ponto na frente da adversária Amanda Neves. A premiação do concurso foi a gravação de um CD-DVD pela gravadora Sony Music e a cantora levou o prêmio. Seu primeiro CD pela gravadora já vendeu mais de 40.000 cópias rendendo seu primeiro disco de ouro. O segundo álbum da cantora intitulado "Novos Horizontes" será lançado na ExpoCristã.




Elyssa Gomes: A cantora não foi a vencedora, mas se destacou tanto no programa que a gravadora MK Music a convidou para fazer parte do seu casting. O primeiro CD da cantora pela gravadora foi intitulado de "Clareia" com produção do renomado Rogério Vieira.





Renato Vianna: Com seu timbre de voz inconfundível o cantor conquistou o coração do Brasil e durante muito tempo foi o favorito para ganhar o prêmio. O cantor gravou seu CD solo intitulado "Para Sempre" e continua glorificando o nome do Senhor através da música.




Em 2011, mais uma edição do quadro "Jovens Talentos" foi lançada e dessa vez um grande fenômeno musical surgiu, o Jotta A. Para os evangélicos talvez não fosse uma novidade já que Jotta A sempre se apresentou desde pequeno em várias igrejas e congressos, como por exemplo o Gideões Missionários da Última Hora. Mas para o mundo Jotta A ainda era anônimo, mas isso acabou quando através da música o cantor emocionou o Brasil inteiro.
Outros dois cantores se destacaram na edição foram Leandro Vinícius e Michelly Manuely. Os dois já gravaram seus álbuns e permanecem cantando bastante e fazendo a diferença nessa geração.


Não podemos esquecer também de Gabriela Rocha e Elias que estrearam no programa em 2006 e traçaram uma carreira de sucesso lançando um álbum em dupla intitulado "Irmãos na fé". Atualmente não se sabe muito sobre a vida de Elias, mas Gabriela Rocha continua cantando muito e se prepara para o lançamento do seu mais novo CD pela Sony Music, intitulado "Jesus". A cantora recentemente participou do CD de um dos maiores cantores da música evangélica atualmente, o cantor Thalles Roberto. A música Nada além de ti é emocionante e a interpretação de Gabriela Rocha foi magnífica.


Outro quadro super interessante do programa se chama "Homenagem ao artista". Cantores como Cassiane, Eyshila, Régis Danese e Ana Paula Valadão se emocionaram no palco do programa compartilhando com o público um pouco da sua história e  recebendo homenagens dos amigos e familiares, sem falar dos calouros que apresentavam os melhores sucessos do cantor que estava no palco, arrancando lágrimas e suspiros por parte dos telespectadores.


Outros quadros do programa já tiveram participação de cantores evangélicos. A cantora Cassiane participou de dois quadros bastante famosos da atração, dando a sua opinião no "Quem vai tirar o chapéu" e se divertindo com outros nomes da música gospel no quadro "Banquinho".














Além de participar dos quadros do programa, vários cantores já tiveram a oportunidade de  se apresentar e receber premiações pelo reconhecimento do seu trabalho, tudo isso no programa, confira algumas fotos:















Fernanda Brum recebendo disco de platina pelo álbum "Cura-me".





















Régis Danese recebendo disco de ouro e platina pelo álbum Tudo Novo.














Estevam Hernandes recebendo Disco de ouro pelo álbum Inesquecível














Jotta A recebendo disco de platina pelo álbum Essência.



Recentemente algumas cantoras gravaram participação no programa Raul Gil. A cantora Lauriete divulgou seu mais novo trabalho "Lauriete 30 anos de ministério" (Já foi ao ar), a cantora Shirley Carvalhaes apresentou ao público seu mais novo CD "O tempo de cantar chegou" (já foi ao ar), a cantora Eyshila divulgou o CD "30 anos AVEC" em comemoração aos 30 anos da associação Vitória em Cristo (ainda não foi ao ar), a cantora Damares divulgou seu novo DVD e CD Ao vivo (ainda não foi ao ar) e a cantora Elaine de Jesus se prepara para gravar sua participação no programa no dia 1 de outubro, lançando seu mais novo CD Escolhidos e segundo o Maurício Soares (Diretor Executivo da Sony Music), a cantora também receberá o disco de ouro pelo álbum Celestial lançado em 2010.

Uma grande novidade que muitos não sabem é que Raul Gil acaba de montar a "Caravana Raul Gil", um projeto que deve passar pelo Brasil inteiro levando muita música gospel.  Alguns cantores já foram selecionados e os nomes são de peso: Jotta A, Lázaro, Soraya Moraes, PG, Robinson Monteiro, Brenda, Wesley Ross, Marquinhos Gomes e muitos outros.


Raul Gil é considerado o maior divulgador da música gospel na televisão brasileira e tem ajudado a nossa música a chegar a lugares que antes não chegava. Através do apoio do apresentador e do seu filho cada vez mais a nossa música tem ganhado espaço e respeito pelas pessoas do Brasil e do mundo inteiro. Nossos artistas tem divulgado seu trabalho e vidas tem sido alcançadas através dos louvores que são entoados todos os sábados no programa, seja por cantores de nome do mercado ou por calouros. 


O blog Vitrine Gospel agradece ao Raul Gil e a toda a sua equipe pelo apoio a nossa música e aos nossos artistas. Obrigado pela contribuição, que Deus os abençoe sempre.







Vitrine Gospel
Postado por: Daniel Nadje
Twitter: @DanielNadje


8 comentários:

  1. o raul gil é um canal de benção,ele transformou o sbt num sonho gospel,conquistou o respeito dos evanjelicos e trousse diversão e pureza pras crianças,raul é o maior brasieliro.

    ResponderExcluir
  2. esse raulzinho,é de mais,além de ter um grande talento musical é o melhor apresentador que eu já vi.sbt,tra-te-o muito bem, ele merece ser bem cuidado ,ele é responsável pela a maior audiencia no Brasil ,pro raul gil eu tiro o meu chapéu.

    ResponderExcluir
  3. adorei essa matéria,parabéms vitrine,digo isso com boca cheia.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo Daniel. Eu nunca tinha percebido mas, você me fez refletir a importância do programa para o acervo gospel!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. uma ótima análise Daniel Nadje, são poucas as pessoas que conseguem enxergar o desencadeamento que a musica gospel tem gerado. Como também, são poucos os que conseguem reparar os bons frutos disso.

    ResponderExcluir
  6. Perfeito! Parabens pela materia! @JottaA_News

    ResponderExcluir
  7. raul é o máximo,ele deixou a tv com cara de culto,aos domingos.

    ResponderExcluir
  8. Sou fã do programa Raul Gil, principalmente por dar oportunidade a Música Gospel de Louvar a "DEUS",me emociono sempre que vejo...

    ResponderExcluir