Menu
  • Início
  • Análise Musical
    • Meu S2 é o teu altar
    • Eternamente
    • Aroma da adoração
    • A flecha
    • Deus no controle
    • No olho do furacão
    • Manifestação da glória
    • Criador do Mundo
    • Na tua vontade
    • Históricas e Bicicletas
    • É só adorar
    • Eu respiro adoração
  • Troféu Vitrine Gospel
    • Troféu 2015
    • Troféu 2014
    • Troféu 2013
  • Você na Vitrine
    • Nikolas Ribeiro
    • Vítor de Jesus
    • Guibu Hernandes
  • Topten
VITRINE GOSPEL
Análise Análise Musical: Eduardo Schenatto "A Flecha"

Análise Musical: Eduardo Schenatto "A Flecha"



 Olá pessoal! É com grande prazer que apresentamos a todos vocês mais uma análise musical aqui no Portal Vitrine Gospel, e dessa vez o escolhido foi o álbum “A Flecha” gravado pelo cantor e compositor Eduardo Schenatto. Ele que se destaca como compositor de grandes sucessos como Ressurreto (Jairo Bonfim), Enche-nos (Vanilda Bordieri e Elaine de Jesus) e Ressuscitou (Lauriete), entre outros, apresenta ao Brasil o seu mais novo disco.

Músicas fortes e com embasamento bíblico são a característica desse projeto que segue a linha Pop Pentecostal, mas sem deixar a desejar na adoração. A produção musical ficou sob a responsabilidade de quatro excelentes e reconhecidos produtores, sendo eles: Ronny Barbosa, Rafael e Júnior Andrade e Adilson K. Rodrigues. As fotos foram tiradas pelo fotógrafo Jonatan Fernandes e o projeto gráfico foi desenvolvido pela agência Observ Design. Confira a análise:

01. VEM (Eduardo Schenatto): Com uma produção digna de cinema, "Vem" abre o disco trazendo uma belíssima canção pop/pentecostal que retrata a volta de Jesus para arrebatar a sua igreja. Desde o início da canção é possível perceber que vem coisa boa por aí! As rimas bem encaixadas chamam a atenção e o backing vocal formado por nove vozes já empolga desde o início, sem falar da ponte que conta com uma das músicas mais aclamadas da Harpa Cristã: "Glória, glória, aleluia... Vencendo vem Jesus". Essa é uma das melhores faixas do álbum e não por acaso foi escolhida como single. Os grupos de louvor precisam escutar essa canção! A produção é de Rafael e Júnior Andrade.



02. DO CÉU NÃO ABRO MÃO (Patrick Mendes): A segunda faixa do disco fala sobre o céu de glória. Apesar de apresentar um tema abordado em tantas outras canções, “Do céu não abro mão” é uma composição Pop Pentecostal que ganha destaque pelos arranjos e se torna mais empolgante a cada estrofe. Canções como “Celebrarei”, “Cidade de Deus” e “Meu endereço” que possuem letras parecidas com essa, sempre conquistam o público, principalmente os grupos de louvor. A produção é de Rafael e Júnior Andrade.

03. CANÇÃO DE JÓ (Eduardo Schenatto): Uma das passagens mais emocionantes da bíblia é a história de Jó. Toda essa emoção transmitida por causa da sua fidelidade também foi passada nessa canção que recebeu uma interpretação singular e digna de aplausos. É possível imaginar o quanto essa canção foi tratada com cuidado especial até nos mínimos detalhes.  Destaque para a última passagem do refrão. É uma das melhores do álbum! A produção é de Rafael e Júnior Andrade.

04. A FLECHA (Eduardo Schenatto): Com uma belíssima introdução de piano e instrumentos de corda, “A flecha” arrepia, chama a atenção na primeira estrofe e chega à segunda com toda força, mostrando porque foi escolhida como a faixa título do álbum.

“Como flecha nas mãos do Valente, usa a minha vida Deus Onipotente,
Em tua aljava eu sei que eu fui gerado, o meu desejo é alcançar o alvo...”

A letra aborda a força de uma geração fiel nos últimos dias, que se posiciona como flecha nas mãos de Deus. O refrão é o famoso “chiclete”: Contagiante e fácil de aprender e cantar. Com certeza essa é uma das canções mais lindas do álbum. Se a faixa “Vem” não fosse escolhida como single, essa com certeza poderia assumir a posição com louvor. A produção é de Rafael e Júnior Andrade.

05. A ELEITA (Eduardo Schenatto): Essa já começa arrepiando! Após uma declamação cheia de autoridade sobre as características da igreja e uma introdução a base de guitarra e violinos, Eduardo começa a interpretar a canção acompanhado de um violão acústico.  Com certeza essa é uma das melhores do álbum! O refrão foi muito bem escrito, com palavras que se encontram perfeitamente e são fáceis de decorar; sem falar dos arranjos que deram um show à parte. O refrão alternativo: “Marcha, a igreja batalha, a igreja triunfa, a igreja não se cala...” é com certeza a melhor parte da música. A produção musical é de Ronny Barbosa.

06. REINA O CRISTO (Eduardo Schenatto): Sendo a única música do álbum que foi produzida pelo maestro Adilson K. Rodrigues, “Reina o Cristo” se destaca pela letra rebuscada e cristocêntrica. Apesar da melodia lembrar um pouco a música “Reverência a Majestade” (Vanilda Bordieri/Jossana Glessa), a canção consegue surpreender e fortalecer a certeza da qualidade sonora apresentada até aqui. O estilo pentecostal é evidente e a presença forte do backing mais uma vez tem que ser ressaltada e aplaudida. Aliás, desde a canção “Impacto” que também foi escrita por Eduardo e produzida por Adilson, conseguimos perceber o quanto ele preza por um bom backing vocal. Ainda sobre a canção, a participação da cantora Suellen Lima foi a cereja do bolo. A dobradinha entre as duas vozes é um dos pontos altos da canção.



07. MEU BARCO (Eduardo Schenatto): Depois de músicas pentecostais como “Vem”, “A flecha”, “A Eleita” e “Reina o Cristo”, “Meu Barco” chega na hora certa para suavizar um pouco, com um arranjo mais leve e uma letra mais simples, porém gostosa de ouvir. Geralmente canções assim são colocadas no meio do disco para aliviar um pouco a “tensão”, se é que vocês me entendem (Risos). A produção é de Ronny Barbosa.

08. IRRESISTÍVEL GLÓRIA (Eduardo Schenatto): A canção começa unindo três passagens interessantes da bíblia. Primeiro a glória de Deus derramada no Santo dos Santos, depois a presença do Espírito Santo no cenáculo no dia de pentecostes e por último a glória de Deus revelada como nuvem no deserto fazendo sombra para o povo hebreu. Trazendo essa mensagem para os dias atuais, podemos crer que a mesma glória ainda se manifesta nos dias atuais. A canção contou com a participação da cantora Vanilda Bordieri, que por sua vez interpretou com toda “força”. Arrisco-me dizer que é uma das suas melhores interpretações! Quem escuta tem a sensação de que ela está cantando como se estivesse no culto e é essa verdade que queremos escutar nas nossas canções gravadas em estúdio. Outro destaque é a ponte, que em alguns momentos também nos faz lembrar a ponte da música “Enche-nos”, escrita pelo próprio Eduardo. “Miséria, Inveja, Mentira, Pavor, sejam destruídos pela glória do Senhor...” Está aí uma boa dica de música para o seu grupo de louvor. Regentes, fiquem atentos! A produção musical é de Ronny Barbosa.



09. EMANUEL (Eduardo Schenatto): Músicas que versam as características de Deus... Como poderíamos cantar mais músicas assim! “O Emanuel” traz um toque ainda mais suave ao álbum do que a canção “Meu barco”. A canção versa elogios a Deus do início ao fim, citando seus atributos e nomes em uma melodia contagiante! Experimente escutá-la de olhos fechados. Com certeza você sentirá vontade de adorar cada vez mais ao Grandioso Deus.


10. ATRAVÉS DA FÉ (Eduardo Schenatto): Difícil não se apaixonar por essa canção! Assim que o cantor começa a interpretá-la guiado por um piano já é fácil entrar na dimensão dela. E o que falar da “caída” na parte “O Homem da Cruz...”? Ficou sensacional! Impossível não se emocionar! Podem até achar que é exagero, mas essa canção ficou tão bem produzida que chega a parecer versão de alguma música internacional. Parabéns aos produtores Rafael e Júnior Andrade, vocês arrebentaram!

 11. EXCLUSIVA ADORAÇÃO (Eduardo Schenatto): E pra fechar o álbum, uma história bíblica em forma de canção. A letra fala sobre o posicionamento dos três jovens que não se prostraram diante da estátua de Nabucodonosor porque escolheram ser fiéis a Deus. Essa canção não traz muita novidade e tem praticamente a mesma estrutura de algumas canções que já escutamos, principalmente no pré-refrão, onde ela se torna um pouco maçante (eu disse um pouco). Apesar de ser composição do próprio cantor, “Exclusiva adoração” é regravação das cantoras Mary Hellen e Roberta Couto.

“A Flecha” apresentou um Eduardo Schenatto mais maduro em relação aos álbum anterior e obviamente com mais personalidade musical. Com certeza cada canção traz um sentido especial para esse projeto, fazendo com que ele passeie por mais de um estilo musical e aborde temas diferentes. Esse é com certeza um dos melhores álbuns já lançados em 2015! Quem dera se ele obtiver o reconhecimento merecido pelas mídias e pelo público. Será que no ano que vem tem “Troféu de Ouro”?

Ah, seria injusto não mencionar o nome dos integrantes do backing vocal. Que trabalho excelente! Foi lindo ouví-los cantar com tanta força e precisão, dando o seu melhor para que tudo ficasse tão perfeito e audível! Parabéns!

Backing Vocal:

Equipe Rafael e Júnior: Vanessa Grazunio, Patrícia Moraes, Anne Vieira, Jackeline Sobral, Pedro Xavier, Anderson Fernandes, Iana Andrade, Rafael Andrade e Júnior Andrade.
Equipe Ronny Barbosa: Hedy Barbosa, Paloma Possi, Rodrigo Mozart.
 Equipe Adilson K.Rodrigues: Carine Luup, Estela Vargas, Miriam Cristina, Andrea Chrys, Rosana Cardoso, Keneddy Teles, Marquinhos e Rafael.
 






Adquira já o álbum:

Álbum Digital: iTunes, Play Store, Spotify, Amazon ou através da Loja Virtual da Fan Page.
Álbum Físico: Encomendas através do Whatsapp e entrega pelo Correio – (51) 96941054.





Até a próxima pessoal!



Vitrine Gospel 

Vitrine Gospel
5 Comments
Análise
quinta-feira, 16 de julho de 2015

5 comentários

avatar
Reply
Anônimo delete 17 de julho de 2015 às 10:59

O CD do Eduardo está maravilhoso, e o Ronny e sua equipe de back está provando que com apenas 3 pessoas é possível criar um grande coral... Lindo demais.

avatar
Reply
Unknown delete 17 de julho de 2015 às 13:40

O MELHOR CD PENTECOSTAL MASCULINO DO ANO

avatar
Reply
Anônimo delete 24 de julho de 2015 às 22:05

As melhores faixas com certeza são as produzidas pelo Rafael e Junior. Vem. Canção de Jó a Flexa. Só as tops. Os backs e a mixagem de um produtor pra outro foi notório. O som mais limpo ... em Fim as canções falam por sim
Mais num todo o cd ta top. O Ruim q mal saiu o cd e as músicas em sua maioria ja fará parte de vários cds da Mk com produção e arranjos sempre inferiores.

avatar
Reply
Unknown delete 29 de março de 2016 às 21:20

Apaixonei. Ainda não vi melhor!

avatar
Reply
Anônimo delete 14 de abril de 2020 às 03:41

Ele é barítono?

SEJAM BEM VINDOS


Criado em Março de 2012, o blog Vitrine Gospel visa oferecer ao público, o melhor em conteúdo gospel, dando ênfase a música, a moda, a literatura e a propagação da palavra de Deus, sempre pautado em respeito, inovação e imparcialidade. Com mais de 04 de existência, mantemos o nosso networking ligado a diversos artistas, gravadoras, blogs e sites do meio gospel, buscando atender melhor os nossos leitores.


A sua visita para nós é uma honra. Fique a vontade!

EQUIPE

  • Daniel Nadje
  • João Célio Martins

Facebook

Vitrine Gospel

Pesquise aqui

MAIS LIDAS

  • ARTISTA NA VITRINE: Gospelmente Incorreto
    Hoje a coluna “Artista na Vitrine” traz uma entrevista descontraída e muito bem humorada com o criador/criadora da página Gospelment...
  • TOPTEN: Produtores Musicais!
    Após um longo período de tempo fora do ar, a coluna TOPTEN está de volta com tudo, para nossa alegria (Risos).  Dessa vez decidimos selecio...
  • Qual a minha classificação vocal ? PARTE 2
    Olá, estamos de volta com a segunda parte da nossa postagem sobre Classificação Vocal. Hoje falaremos sobre as Mezzo-Sopranos e Contraltos....
  • Entendendo a polêmica do P.Q.P estampado na camisa de Thalles Roberto e André Valadão.
    Este dias o segmento gospel, ou mais precisamente os "internautas" do segmento gospel se surpreenderam com a postagem e compartil...
  • Qual a minha classificação vocal ? PARTE 3
    Olá leitores do Vitrine Gospel. É sempre um prazer poder falar um pouco sobre música aqui com vocês. Espero que estejam gostando das postage...

RL ASSESSORIA DE IMPRENSA

RL ASSESSORIA DE IMPRENSA

DIVULGUE

DIVULGUE

CONTATO

CONTATO

SEJA UM ABENÇOADOR!

SEJA UM ABENÇOADOR!

PARCEIROS

  • DESKTOP GOSPEL
  • GOSPEL CHANNEL
  • MURAL GOSPEL
  • NEWS GOSPEL
  • OLHAR PENTECOSTAL
  • O PROPAGADOR
  • SANTIFICANDO NA VERDADE

No one has ever become poor by giving, Please Donate

Copyright © 2014 VITRINE GOSPEL All Right Reserved
Blogger Templates Created by Arlina Design