Olá galera, estamos aqui mais uma vez pra compartilhar coisas boas. E por falar em coisa boa, foi lançado recentemente o novo álbum da cantora Daniela Araújo com o título "Criador do Mundo". Mesmo que não seja uma cantora conhecida por todos os segmentos da música evangélica, Daniela têm atraído olhares e ouvidos pelo seu encanto e pelo trabalho musical de excelência que desenvolveu no seu primeiro disco homônimo "Daniela Araújo" em 2011, com grande influência de seu marido Leonardo Gonçalves e parceria de seu irmão Jorginho Araújo na produção do disco.
Qualquer trabalho que envolve Daniela já é esperado com grande expectativa e emoção, como reflexo do excelente trabalho do primeiro disco, o "Criador do Mundo" traz outras novas referências musicais e algumas outras já presentes no álbum anterior. A utilização de efeitos eletroacústicos, de samples, e instrumentos convencionais são mixados, colados e misturados para produzir novas sonoridades. Daniela pode ser cantora, compositora, produtora, arranjadora, etc. enfim, é uma artista completa e o melhor de tudo: faz tudo para a glória do Reino de Cristo. Bem, vamos à análise ?
A faixa 1, "Teu Perdão" começa com um carrilhão cintilando algumas notas em combinação com o piano e voz no início da música. A música tem instrumentação simples: piano, bateria, baixo, teclado com alguns efeitos, e claro, a voz levemente "areada" de Daniela, que é a marca da cantora. A melodia cantada sofre alterações por delays e efeitos de estúdio, e no decorrer da música, Leonardo Gonçalves traz sua contribuição à música com uma breve melodia em harmonia à primeira. A mensagem diz claramente : " Eu aceitei/Já esqueci o meu passado/Conheci o Teu Perdão".
A faixa 2, "Criador do Mundo", faixa-título, começa com instrumentos de metais (trompa, trompete, trombone), metalofone, piano e cordas, e a bateria vêm entrando em trazendo movimentação à música juntamente com o baixo elétrico. É uma canção muito bem produzida e super leve, não tem nada de muito novo, apenas é uma boa música, com um bom arranjo, e o mais importante, percebemos que a música é a "cara" de Daniela. Uma canção de louvor, adoração e exaltação, que em cada frase demonstra a soberania de Deus. No fim, como elemento novo, surge a guitarra delineando breves motivos melódicos, e fechando a faixa com os mesmos instrumentos que a iniciaram.
"Entrega" é faixa 3 do álbum. Ela começa com um breve interlúdio solene, com motivos melódicos distribuídos entre trompas, oboé e me parece, com fagote, até a mudança de instrumentação que passa a ser o piano mas sem mudar o conceito abordado inicialmente. A guitarra e baixo entram logo em seguida, e aos poucos percebemos pra qual lado a música caminha e a forma que adquire, até mesmo pela inclinação da voz e a relação com a melodia. Logo percebemos que a música tem uma pegada do hip hop, e confirmamos quando Lito Talaia participa na faixa com a rima, falando sobre a forma como muitos que se dizem cristãos servem a Deus e sobre sua visão errônea de Evangelho, e a música traz essa mensagem: que nos entreguemos ao verdadeiro Deus e sirvamos a Ele.
A próxima canção relembra um pouco a faixa anterior de início, mas tem propostas diferentes. "Liberdade", a faixa 4, começa com o piano com acordes de tesão e o violoncelo brevemente vai surgindo e delineando com a voz o arranjo, e criando o movimento com as outras cordas. É uma canção simples, com uma letra bonita, que fala sobre o desejo de alguém em ser verdadeiramente livre em Deus, que busca por essa liberdade. Eu poderia dizer que é uma das canções fracas do álbum.
A música inicialmente me remeteu ao primeiro álbum. "Verdade" é a faixa 5. A música tem por tema-chave os metais dialogando com a bateria, e o sax-barítono como um ostinato no fundo com os metais, a guitarra com o "feeling" da música e aos poucos, como em camadas e variedade, o tema da música vai se modificando. "Eu vou deixar a verdade me libertar". É uma ótima música. E pela primeira vez, o vocal aparece de forma mais explícita, o que tem combina muito bem com o estilo escolhido para a canção.
Fiquei curioso pra caramba pra ouvir essa faixa, era a mais comentada e falada de todo o álbum, e com uma razão. Na minha opinião, é uma das melhores faixas do álbum, não só em mensagem mas em conteúdo musical. "Imensurável" é a faixa 6 do álbum e começa com dedilhar de um banjo, com um ostinato que se repetirá ao longo da música. A música é compasso composto o que facilita o dedilhar do banjo, que logo se combina com o violoncelo, o violão acústico, e a percussão que fecha o grupo de instrumentos da música. São divinamente combinados por um arranjo que que usa também metalofone e uma sanfona bem ao fundo do arranjo. E o mais bonito: a voz de Daniela parece encaixar perfeitamente à música. "Tua grandeza é imensurável é " ela canta.
Essa é uma música que eu chamaria de 'futurista'. "Deus" é a faixa 7. Traz muitos elementos de samples, de efeitos de estúdios, e os sons dos instrumentos foram modificados para adequar à proposta da canção. A canção é de louvor e adoração a Deus, figura da Trindade como o Pai. Como a letra é curta, a música é mais espaçada no plano musical e é marcada por quase exclusivamente da utilização de recursos sonoros. Uma boa música.
A faixa 8 é "Jesus" figura na Trindade dada com o Filho. A música começa com o teclado em sustentação, e aos poucos a música se movimenta como em "Verdade", porém, com um apego mais popular. Uma música cativante e bem jovem, e de fácil absorção. A letra é uma adoração a Jesus, reconhecendo seu sacrifício e que hoje, nos rendemos ao Seu querer e ao seu amor. O teclado, bateria e baixo são o carro-chefe da canção. Uma das boas músicas do álbum. Tem um arranjo simples mas de impacto.
A faixa 9 é a canção "Te alcançar" tem a participação de Leonardo Gonçalves. É uma canção simples, mas muito bonita. A música possui o teclado, bateria, e efeitos sonoros, mas o destaque nessa está na melodia, e tem uma breve intervenção de oboé num motivo melódico. A guitarra e o baixo elétrico aparecem no fim da música, tímidos, mas propositalmente para não causar excesso de massa sonora à música. Tudo muito bem pensado no arranjo. Genial!
"Porto seguro" é a faixa 10 também é uma que tem a participação de Leonardo Gonçalves. Um dueto, onde eles revezam na apresentação da música, cantam "Teu amor é meu porto seguro", uma mensagem de conforto sobre a confiança que podemos ter em Cristo. O teclado e efeitos de pulsação, auxiliam no movimento da música, a música tem uma estrutura básica de estrofe-refrão-estrofe-refrão-ponte-refrão com variação. Uma das melhores músicas do álbum.
"Tua graça me basta para viver/Tua presença é minha riqueza, meu prazer, Senhor". Santo/Graça é a faixa 11, e parece propor a fusão de duas músicas diferentes. A canção começa com efeitos de samples, com a guitarra, e violoncelo em combinação. A música tem a presença de um coral, aparentemente, infanto-juvenil. Uma música com estrutura de estrofe e refrão bem simples, e uma canção meio monótona, até a entrada do coro de criança no fim. Tem um caráter meio de "New Hallelujah" de Michael W. Smith, mas ainda assim, reconhecemos que tem sua originalidade. Enfim, uma boa canção.
A faixa 12 é "Mais uma vez" começa com o violão em dedilhado com efeitos sonoros no fundo, e breve interferência da guitarra com sample. A canção fala sobre o arrependimento que todos temos quando falhamos diante de Deus, e Deus com Sua misericórdia nos recebe novamente. Uma canção bem simples, mas com um apego espiritual forte.
"Aleluia" é a faixa 13. Pra mim, uma das melhores faixas. Começa com um acorde suspenso, e com interferências de samples, a melodia ganha destaque novamente com a participação de Leonardo Gonçalves e diálogo musical com o violoncelo. A bateria fica num breve ostinato ritmico, dando movimentação à música. A presença da flauta irlandesa dá uma riqueza ao arranjo. A música é simples, mas com uma riqueza no arranjo, na instrumentação e na melodia.
O violão acústico começa com um dedilhado, e Daniela, canta sobre o amor, sobre a necessidade de aprender a amar verdadeiramente. Violoncelo, gaita e violão dialogam com a melodia simples. "Me ensina a amar" é a faixa 14 do álbum. É uma canção simples com uma mensagem de forte apego espiritual e reflexivo. No decorrer, surge breves interferências de vocais. Uma música interessante.
Julgando em geral, é um dos melhores álbuns do ano, tanto espiritual quanto musicalmente falando. Daniela Araújo é uma grande artista que usa a arte que faz para louvar a Deus. Sabemos que podemos esperar sempre grande trabalhos dela. Espero que tenham gostado na análise e comentem também. A análise de vocês ajuda a outros leitores a entenderem melhor do trabalho aqui discutido.
Vitrine Gospel
Por: Max Michel Alves