Menu
  • Início
  • Análise Musical
    • Meu S2 é o teu altar
    • Eternamente
    • Aroma da adoração
    • A flecha
    • Deus no controle
    • No olho do furacão
    • Manifestação da glória
    • Criador do Mundo
    • Na tua vontade
    • Históricas e Bicicletas
    • É só adorar
    • Eu respiro adoração
  • Troféu Vitrine Gospel
    • Troféu 2015
    • Troféu 2014
    • Troféu 2013
  • Você na Vitrine
    • Nikolas Ribeiro
    • Vítor de Jesus
    • Guibu Hernandes
  • Topten
VITRINE GOSPEL
Análise Lançamento Análise Musical: Criador do Mundo - Daniela Araújo

Análise Musical: Criador do Mundo - Daniela Araújo

Olá galera, estamos aqui mais uma vez pra compartilhar coisas boas. E por falar em coisa boa, foi lançado recentemente o novo álbum da cantora Daniela Araújo com o título "Criador do Mundo". Mesmo que não seja uma cantora conhecida por todos os segmentos da música evangélica, Daniela têm atraído olhares e ouvidos pelo seu encanto e pelo trabalho musical de excelência que desenvolveu no seu primeiro disco homônimo "Daniela Araújo" em 2011, com grande influência de seu marido Leonardo Gonçalves e parceria de seu irmão Jorginho Araújo na produção do disco. 

Qualquer trabalho que envolve Daniela já é esperado com grande expectativa e emoção, como reflexo do excelente trabalho do primeiro disco,  o "Criador do Mundo" traz outras novas referências musicais e algumas outras já presentes no álbum anterior. A utilização de efeitos eletroacústicos, de samples, e instrumentos convencionais são mixados, colados e misturados para produzir novas sonoridades.  Daniela pode ser cantora, compositora, produtora, arranjadora, etc. enfim, é uma artista completa e o melhor de tudo: faz tudo para a glória do Reino de Cristo. Bem, vamos à análise ?


A faixa 1, "Teu Perdão" começa com um carrilhão cintilando algumas notas em combinação com o piano e voz no início da música. A música tem instrumentação simples: piano, bateria, baixo, teclado com alguns efeitos, e claro, a voz levemente "areada" de Daniela, que é a marca da cantora. A melodia cantada sofre alterações por delays e efeitos de estúdio, e no decorrer da música, Leonardo Gonçalves traz sua contribuição à música com uma breve melodia em harmonia à primeira. A mensagem diz claramente : " Eu aceitei/Já esqueci o meu passado/Conheci o Teu Perdão". 



A faixa 2, "Criador do Mundo", faixa-título, começa com instrumentos de metais (trompa, trompete, trombone), metalofone, piano e cordas, e a bateria vêm entrando em trazendo movimentação à música juntamente com o baixo elétrico. É uma canção muito bem produzida e super leve, não tem nada de muito novo, apenas é uma boa música, com um bom arranjo, e o mais importante, percebemos que a música é a "cara" de Daniela. Uma canção de louvor, adoração e exaltação, que em cada frase demonstra a soberania de Deus. No fim, como elemento novo, surge a guitarra delineando breves motivos melódicos, e fechando a faixa com os mesmos instrumentos que a iniciaram. 



"Entrega" é faixa 3 do álbum. Ela começa com um breve interlúdio solene, com motivos melódicos distribuídos entre trompas, oboé e me parece, com fagote, até a mudança de instrumentação que passa a ser o piano mas sem mudar o conceito abordado inicialmente. A guitarra e baixo entram logo em seguida, e aos poucos percebemos pra qual lado a música caminha e a forma que adquire, até mesmo pela inclinação da voz e a relação com a melodia. Logo percebemos que a música tem uma pegada do hip hop, e confirmamos quando Lito Talaia participa na faixa com a rima, falando sobre a forma como muitos que se dizem cristãos servem a Deus e sobre sua visão errônea de Evangelho, e a música traz essa mensagem: que nos entreguemos ao verdadeiro Deus e sirvamos a Ele. 


A próxima canção relembra um pouco a faixa anterior de início, mas tem propostas diferentes. "Liberdade", a faixa 4, começa com o piano com acordes de tesão e o violoncelo brevemente vai surgindo e delineando com a voz o arranjo, e criando o movimento com as outras cordas. É uma canção simples, com uma letra bonita, que fala sobre o desejo de alguém em ser verdadeiramente livre em Deus, que busca por essa liberdade. Eu poderia dizer que é uma das canções fracas do álbum.


A música inicialmente me remeteu ao primeiro álbum. "Verdade" é a faixa 5. A música tem por tema-chave os metais dialogando com a bateria, e o sax-barítono como um ostinato no fundo com os metais, a guitarra com o "feeling" da música e aos poucos, como em camadas e variedade,  o tema da música vai se modificando. "Eu vou deixar a verdade me libertar". É uma ótima música. E pela primeira vez, o vocal aparece de forma mais explícita, o que tem combina muito bem com o estilo escolhido para a canção. 



Fiquei curioso pra caramba pra ouvir essa faixa, era a mais comentada e falada de todo o álbum, e com uma razão. Na minha opinião, é uma das melhores faixas do álbum, não só em mensagem mas em conteúdo musical. "Imensurável" é a faixa 6 do álbum e começa com dedilhar de um banjo, com um ostinato que se repetirá ao longo da música. A música é compasso composto o que facilita o dedilhar do banjo, que logo se combina com o violoncelo, o violão acústico, e a percussão que fecha o grupo de instrumentos da música. São divinamente combinados por um arranjo que que usa também metalofone e uma sanfona bem ao fundo do arranjo. E o mais bonito: a voz de Daniela parece encaixar perfeitamente à música. "Tua grandeza é imensurável é " ela canta. 



Essa é uma música que eu chamaria de 'futurista'. "Deus" é a faixa 7. Traz muitos elementos de samples, de efeitos de estúdios, e os sons dos instrumentos foram modificados para adequar à proposta da canção. A canção é de louvor e adoração a Deus, figura da Trindade como o Pai. Como a letra é curta, a música é mais espaçada no plano musical e é marcada por quase exclusivamente da utilização de recursos sonoros. Uma boa música.



A faixa 8 é "Jesus" figura na Trindade dada com o Filho. A música começa com o teclado em sustentação, e aos poucos a música se movimenta como em "Verdade", porém, com um apego mais popular. Uma música cativante e bem jovem, e de fácil absorção. A letra é uma adoração a Jesus, reconhecendo seu sacrifício e que hoje, nos rendemos ao Seu querer e ao seu amor. O teclado, bateria e baixo são o carro-chefe da canção. Uma das boas músicas do álbum. Tem um arranjo simples mas de impacto. 



A faixa 9 é a canção "Te alcançar" tem a participação de Leonardo Gonçalves. É uma canção simples, mas muito bonita. A música possui o teclado, bateria, e efeitos sonoros, mas o destaque nessa está na melodia, e tem uma breve intervenção de oboé num motivo melódico. A guitarra e o baixo elétrico aparecem no fim da música, tímidos, mas propositalmente para não causar excesso de massa sonora à música. Tudo muito bem pensado no arranjo. Genial!



"Porto seguro" é a faixa 10 também é uma que tem a participação de Leonardo Gonçalves. Um dueto, onde eles revezam na apresentação da música, cantam "Teu amor é meu porto seguro", uma mensagem de conforto sobre a confiança que podemos ter em Cristo. O teclado e efeitos de pulsação, auxiliam no movimento da música, a música tem uma estrutura básica de estrofe-refrão-estrofe-refrão-ponte-refrão com variação. Uma das melhores músicas do álbum.



"Tua graça me basta para viver/Tua presença é minha riqueza, meu prazer, Senhor". Santo/Graça é a faixa 11, e parece propor a fusão de duas músicas diferentes. A canção começa com efeitos de samples, com a guitarra, e violoncelo em combinação. A música tem a presença de um coral, aparentemente, infanto-juvenil. Uma música com estrutura de estrofe e refrão bem simples, e uma canção meio monótona, até a entrada do coro de criança no fim. Tem um caráter meio de "New Hallelujah" de Michael W. Smith, mas ainda assim, reconhecemos que tem sua originalidade. Enfim, uma boa canção. 



A faixa 12 é "Mais uma vez" começa com o violão em dedilhado com efeitos sonoros no fundo, e breve interferência da guitarra com sample. A canção fala sobre o arrependimento que todos temos quando falhamos diante de Deus, e Deus com Sua misericórdia nos recebe novamente. Uma canção bem simples, mas com um apego espiritual forte.



"Aleluia" é a faixa 13. Pra mim, uma das melhores faixas. Começa com um acorde suspenso, e com interferências de samples, a melodia ganha destaque novamente com a participação de Leonardo Gonçalves e diálogo musical com o violoncelo. A bateria fica num breve ostinato ritmico, dando movimentação à música. A presença da flauta irlandesa dá uma riqueza ao arranjo. A música é simples, mas com uma riqueza no arranjo, na instrumentação e na melodia. 



O violão acústico começa com um dedilhado, e Daniela, canta sobre o amor, sobre a necessidade de aprender a amar verdadeiramente. Violoncelo, gaita e violão dialogam com a melodia simples. "Me ensina a amar" é a faixa 14 do álbum. É uma canção simples com uma mensagem de forte apego espiritual e reflexivo. No decorrer, surge breves interferências de vocais. Uma música interessante.



Julgando em geral, é um dos melhores álbuns do ano, tanto espiritual quanto musicalmente falando. Daniela Araújo é uma grande artista que usa a arte que faz para louvar a Deus. Sabemos que podemos esperar sempre grande trabalhos dela. Espero que tenham gostado na análise e comentem também. A análise de vocês ajuda a outros leitores a entenderem melhor do trabalho aqui discutido.




Vitrine Gospel
Por: Max Michel Alves

M
8 Comments
Análise, Lançamento
segunda-feira, 9 de junho de 2014

8 comentários

avatar
Reply
Unknown delete 9 de junho de 2014 às 16:27

Amei! Matéria super detalhada, isso faz com que, nós leitores, usemos "óculos musicais" para enxergar, através desta análise, o lado mais técnicos do CD. Daniela é uma grande artista, e não se espera outra coisa dela a não ser inovação. Ela vai na contramão dos outros cantores Gospel- na minha opinião - mas não deixa a desejar, e pela sua qualidade e originalidade agrada à todos. Ah, e claro, com a participação do Leonardo tudo fica com um toque especial.
Parabéns, Max!
Elice.

avatar
Reply
Unknown delete 13 de junho de 2014 às 12:24

Ótima matéria! Só uma correção. A canção "Aleluia" tem a participação do Tiago Arrais, da dupla "Os Arrais" e não do Leonardo Gonçalves.

avatar
Reply
Unknown delete 25 de junho de 2014 às 15:20

Só posso dizer, Deus purinho!

avatar
Reply
Rhuan Siilva delete 2 de agosto de 2014 às 21:58

Ok. Mas, dizer que ''Liberdade'' é uma canção fraca... Acho que você não escutou "Teu Perdão" direito. Fraca é Teu Perdão, igual a Milimetro.

avatar
Reply
Unknown delete 9 de agosto de 2014 às 17:27

a participação na faixa Aleluia é Do Tiago Arrais da Dupla Os aarais e não do Leonardo Gonçalves...

avatar
Reply
Juliana Machado delete 20 de outubro de 2015 às 09:33

Amo o ministério da Dani, a forma com que ela e Léo conseguem transmitir a palavra por meio das canções mas das 14 músicas deste CD, só uma que não me agradou mt q foi "Aleluia". Não em questão de letra ou arranjos, mas ela é mt calminha, até demais e não tenho paciência pra ouvi-la. kkk. Na vdd não me agradou mt. fora essa faixa, o CD é perfeito! arranjos, letras, parte vocal tanto da Dani qt dos backings... demais!

avatar
Reply
leandro delete 9 de abril de 2016 às 17:56

Gostei da análise mas ridículo dizer que liberdade é fraca, pra mim é uma das melhores do álbum e me emociono quando ouço.

avatar
Reply
Anônimo delete 15 de dezembro de 2016 às 12:52

é COMPLETAMENTE RIDICULA ESSA ANALISE TODA DE CANÇÕES FRACAS E FORTES TUDO O QUE VC ESCREVEU FOI A RESPEITO DO SEU PONTO DE VISTA E GOSTO PESSOAL, RETIRANDO AS PARTES MAIS TECNICAS, CADA UM TEM UM GOSTO, DIZER QUE UMA MUSICA OU OUTRA E FRACA OU FORTE POR CAUSA DA LETRA, VC É RETARDADO CARA? ISSO É GOSTO PESSOAL, PELO MENOS DEIXE NA PORCARIA DA CRITICA QUE VC TA FALANDO PESSOALMENTE, QUE BOSTA. NOTA ZERO.

SEJAM BEM VINDOS


Criado em Março de 2012, o blog Vitrine Gospel visa oferecer ao público, o melhor em conteúdo gospel, dando ênfase a música, a moda, a literatura e a propagação da palavra de Deus, sempre pautado em respeito, inovação e imparcialidade. Com mais de 04 de existência, mantemos o nosso networking ligado a diversos artistas, gravadoras, blogs e sites do meio gospel, buscando atender melhor os nossos leitores.


A sua visita para nós é uma honra. Fique a vontade!

EQUIPE

  • Daniel Nadje
  • João Célio Martins

Facebook

Vitrine Gospel

Pesquise aqui

MAIS LIDAS

  • Magno Malta lança clipe "Gol do Emanuel"
    Em ritmo de copa do mundo, a gravadora Visão Music lançou na noite da última quinta-feira (12), em seu canal oficial no Youtube, mais um ...
  • A verdadeira história de Francis - namorado de Isadora Pompeo
    Notamos um movimento em relação ao nome de Francis Silva, atual namorado da cantora Isadora Pompeo e fomos descobrir a fundo quem é Fr...
  • Análise Musical: Criador do Mundo - Daniela Araújo
    Olá galera, estamos aqui mais uma vez pra compartilhar coisas boas. E por falar em coisa boa, foi lançado recentemente o novo álbum da cant...
  • ANÁLISE MUSICAL: Oficina G3 - Histórias e Bicicletas!
    Olá leitores, a paz de Cristo a todos. Estava meio sumido aqui da Vitrine Gospel devido as inúmeras ocupações do dia-a-dia, mas enfim vol...
  • Eliane Lopes do Renascer Praise lança seu primeiro álbum solo
    Eliane Lopes é conhecida por fazer parte do Ministério de Louvor Renascer Praise. Sua voz se destacou nas canções "Espero em...

RL ASSESSORIA DE IMPRENSA

RL ASSESSORIA DE IMPRENSA

DIVULGUE

DIVULGUE

CONTATO

CONTATO

SEJA UM ABENÇOADOR!

SEJA UM ABENÇOADOR!

PARCEIROS

  • DESKTOP GOSPEL
  • GOSPEL CHANNEL
  • MURAL GOSPEL
  • NEWS GOSPEL
  • OLHAR PENTECOSTAL
  • O PROPAGADOR
  • SANTIFICANDO NA VERDADE

No one has ever become poor by giving, Please Donate

Copyright © 2014 VITRINE GOSPEL All Right Reserved
Blogger Templates Created by Arlina Design