Hoje tive a necessidade de voltar a escrever em minha coluna favorita, por motivos de acreditar que a escrita só existe pela necessidade de ser lida.
Passei alguns momentos pensando sobre a condição de iniciar um ministério de louvor logo durante a infância, sobre as adversidades do mundo pra quem aceita dar inicio ao seu chamado, sobre o muro que se cria dentro das pessoas fazendo com que ela tenha que se decidir entre a vida e a responsabilidade do reino de Deus.
E logo pensei em Jotta A, um garoto novo na idade que muito antes de seu reconhecimento nacional já cativava diversas pessoas com sua simpatia demonstrada durante suas aparições no GMUH.
Talvez muitos que dividiram o altar com aquele menininho nunca chegaram a pensar que ele poderia ser quem é hoje. Me lembro dos seus gestos, da sua eloquência precoce por ter experimentado o movimento pentecostal dos cristãos. Me lembro muito bem dos duetos com Lauriete, Elaine de Jesus e Vanilda Bordieri que agitava o publico impressionado com seu talento de sobra para sua idade.
Jotta A amadureceu, cresceu, porém nem tanto, mais durante essa transição participou de um quadro musical de calouros em um dos maiores programas de audiência durante as tardes de sábado e com suas interpretações marcantes, logo emocionou telespectadores, plateias e chamou a atenção da crítica musical, até mesmo de quem fingia ignorar sua voz. Jotta A se tornou um sucesso absoluto! Caiu de paraquedas na "classe a" de intérpretes da música gospel no país, tornou-se uma personalidade influente e eu chego a ousar em dizer que ele virou um "Justin Bieber" brasileiro ou até mesmo algum dos integrantes do Jonas Brothers , ou melhor, do One direction ? Eis a questão! Quem é Jotta A, ou quem virou esse menino?! Jotta A tem perdido sua identidade de forma demasiada, nós não conseguimos reconhecê-lo como antes. Talvez aceitar o interlace do seu ministério de louvor com uma carreira artística em tão pouca idade tenha lhe tornado prejudicial. Sua postura não é como outrora, e isso é de se preocupar, haja vista que seus fiéis seguidores estão firmado sobre ele.
Atualmente tenho me deparado com hastags loucas no twitter que envolvem o nome "Jotta A" e dai percebo a quantidade de fã clube's que carregam seu nome estampado em redes sociais e suas fotos em perfis e microblogs. Percebo a idolatria aguda de uma massa de fãs que me faz pensar que eles estão esquecendo da existência de Deus , e o estrelismo do menino que hoje pede muito pouco da vida, haja vista que ela por um golpe de sorte ou por propósito de Deus lhe ofereceu muito em tão pouco tempo. A fama e o assédio que cerca Jotta A gera polêmicas, contraditos e até decepções. Ser astro durante qualquer fase da vida nunca será a mesma coisa de ser astro durante a adolescência, até porque temos que ser sinceros... Quase não conseguimos nos responsabilizar por nós, imaginem responsabilizar-se por almas e ouvintes da palavra de Deus durante essa fase de vida.
Acredito fielmente que Jotta A esteja vivendo uma fase conturbada, são sonhos adiados, renúncias, cobranças, críticas e exigências embrulhadas dentro de uma caixa de presente que a popularidade nos dá quando somos abraçados por ela e que talvez se desfaça quando ele aprender que há uma tão grande nuvem de testemunhas que esperam conhecer e aprender de Deus sobre as suas atitudes. Eu não tenho conseguido enxergar o Jottinha como ele era antes, e no meio de tantas coisas que veem surgido eu me pergunto: Quem é e quem o Jotta A virou ?
Caso você leia Jotta A, não receba esse texto como uma crítica, porém como uma análise de quem acompanha de fora sua representação do evangelho.
Vitrine Gospel
Na minha cabeceira
Por: Júnior Costa | @junincosta_