Olá leitores, hoje vamos iniciar uma série de quatro postagens falando um pouco sobre Classificação Vocal, que é um tema que sempre ouvimos falar no meio musical vocal e que de certa forma, rodeia a vida de todos que participam ou acompanham o louvor na igreja. Muitas são as dúvidas e questões a serem analisadas sobre esse assunto, por isso, achei mais fácil lidar com elas em quatro postagens para que o assunto seja o mais entendido possível. Não quero e nem pretendo encerrar o assunto porque, ao contrário do que as pessoas imaginam, a fisiologia vocal acaba um campo de estudo e ciência, e sabemos que a cada vez a ciência e a medicina têm desenvolvido inúmeras formas de aprimorar e facilitar a vida humana e nada mais sábio que nos apropriemos desses saberes para melhorar nossos entendimentos sobre voz, que aliás, é o instrumento supremo para o louvor a Deus !
Bem, como dito antes, faremos quatro postagens sobre Classificação Vocal. Hoje vamos falar sobre a voz feminina mais aguda: Soprano. Com certeza, em algum momento, todos os leitores já entraram em contato com essa palavra. Em grupos de louvor é conhecida como a primeira voz, ou voz-guia. A classificação mais conhecida das vozes seria: Soprano, Contralto, Tenor e Baixo. Ainda há uma outra que seria o acréscimo do Mezzo-Soprano e Barítono. Na verdade, o que muitos não sabem é que essa é o que chamamos de "classificação funcional" das vozes, ou seja, ela atende apenas a uma função: de agrupar vozes que tenham uma extensão, timbre e "cor" de vozes parecidas.
Cada uma dessas classificações (Soprano/MezzoSoprano/Contralto/Tenor/Barítono/Baixo) ainda possuem cerca de 4 a 6 classificações, ou seja, não basta saber que você é um Soprano ou um Tenor, você precisa ainda saber que tipo de Soprano ou Tenor você é!
Hoje falaremos apenas do Soprano e suas classificações. É preciso primeiro saber que somente um profissional de canto poderá encontrar sua classificação vocal, porque isso leva um conhecimento musical e de fisiologia vocal, portanto, você não conseguirá identificar sozinho a característica da sua voz sem esses conhecimentos prévios. É fundamental conhecer sua própria voz para evitar inúmeros problemas futuros, como fenda vocal, calos, nódulos e até mesmo casos mais graves onde há a perda total da voz. Cuide do seu instrumento, ele é um presente de Deus!
Soprano é a voz feminina mais aguda das classificações vocais. Sua extensão varia entre B2 e o C4, sempre com uma margem pra mais grave ou mais agudo e, logo, percebemos que não é apenas a extensão que vai definir que você seja um Soprano (um meio conhecido das pessoas fazerem isso é irem por um teclado ou violão e ver até onde a pessoa "alcança"). É preciso levar em conta, além da extensão vocal, o local na escala onde a voz brilha, o timbre, a cor, o peso, além dos aspectos físicos que influenciam na voz, como o tamanho e espessura da prega vocal, do formato da cabeça ou pescoço, ou tamanho da laringe.
Há, porém, um grande problema quando se trata de classificação de música popular (aí a música evangélica): a classificação vocal do canto tradicional não consegue abarcar todas as particularidades desse tipo de música, que envolvem outros efeitos vocais, então, nossa classificação não será tão precisa assim por uma questão de método mesmo.
Soprano coloratura: é o tipo de soprano que fará as notas mais agudas dos tipos de sopranos, e fará as coloraturas (florido e ornamentação, saltos, etc.) devido a normalmente possuírem uma voz mais leve (ou não) e uma estrutura física do aparelho vocal mais delicado, com pescoço mais fino, pregas vocais mais finas, etc. Exemplo legal desse tipo de soprano seria a cantora Mariah Carey, conhecida por seus super agudos.
Exemplos de cantores evangélicos de soprano coloratura, arrisco citar a cantora Allessandra Samadello e Eyshila. No meio do canto erudito, citamos Natalie Dessay, Patrícia Eugênio e Kathleen Battle
Há ainda o Soprano lírico, que tem uma voz um pouco mais pesada, com um pouco menos de agudos, mas com um caráter de som mais arredondado e encorpado. Possuem uma estrutura física mais encorpada também, com pescoço maiores, laringes mais robustas que conferem notas agudas mais redondas. Costumam atingir notas quase tão agudas quanto um Soprano Coloratura, porém, a textura desses sons será diferente. Podemos citar Danielle Cristina, Shirley Carvalhaes, Ana Paula Valadão, Lauriete e Cristina Mel.
E por fim, temos o Soprano Dramático (não é porque ela é dramática, rs). Esse tipo de soprano fica responsável pelas músicas de caráter mais explosivo, que exigem potencialmente da capacidade do cantor. É um tipo de soprano que tem um timbre pesado, mais metálico, encorpado e com um pouco menos de agudos que os outros tipos de soprano. Costumam ser donos desse tipo de voz, pessoas mais grandes, com grandes pescoços, cabeças relativamente maiores e laringes robustas para aguentar as notas agudas e fortes que exige a música. Como é uma voz rara, é difícil citar algum exemplo do meio evangélico, mas do canto erudito podemos citar Eva Marton ou Birgit Nilsson, duas grandes sopranos.
Lembrem-se, essa classificação nunca é tão precisa, mas procurar entender de que forma sua voz funciona, pode proporcionar maior prazer e alegria a quem canta, além de um perfeito louvor ao Criador. Na próxima postagem, falaremos das Mezzo-Sopranos e Contraltos !