Olá pessoal! Assim como nos anos anteriores, chegou a hora de anunciar os grandes destaque do ano no que diz respeito a música gospel nacional.
Esse é a quarta edição do Troféu Vitrine Gospel e como na edição anterior, apresentamos uma lista super especial com 22 categorias, onde 21 convidados (blogueiros, donos de sites, internautas e profissionais da mídia) participaram votando no seu favorito.
Seja bem vindo ao "Troféu Vitrine Gospel 2016", esperamos que vocês gostem e claro, não deixem de comentar!
Revelação: Com três álbuns gravados "De Joelhos", "Eu faço Parte dos 7 mil" e "Novidade", sendo o último lançado em 2012, a cantora Sarah Farias conseguiu emplacar o sucesso "Deixa eu te usar" em 2016. A canção que compõe o repertório do último disco da cantora, conseguiu excelente repercussão nas rádios e igrejas do país, mesmo após 4 anos do seu lançamento fazendo com que a cantora - até então desconhecida - alcançasse mais pessoas, se tornando conhecida no país inteiro. Parabéns a Sarah Farias!
Concorreram também: Alisson e Neide, Delino Marçal, Fabi e Laura Sougellis.
Melhor Dupla: Cláudia Canção e Cláudio Louvor mais conhecidos como a dupla Canção & Louvor são um sucesso! Compositores, músicos, intérpretes e cheios de unção, eles tem conquistado cada vez mais o seu espaço na música gospel, expandindo suas fronteiras além do Nordeste. "Eu cuido de ti", a mais nova música de trabalho da dupla já está na boca do povo e promete fazer muito sucesso no ano que vem.
Concorreram também: André e Felipe, Alisson e Neide, Gislaine e Mylena e Marcelo Dias e Fabiana.
Melhor Banda / Ministério: Bastou apenas uma canção para uma reviravolta acontecer no Ministério Avivah… Formado como braço musical da Igreja Batista Palavra Viva em Florianópolis (SC), o Ministério lançou seu primeiro álbum há 10 anos e ganhou o nome definitivo, mas foi com a publicação do vídeo da música “Maranata” exclusivamente no YouTube, em 2014, que tudo aconteceu. O clipe, que já ultrapassou 23 milhões de visualizações, tornou o grupo conhecido nacionalmente e rendeu ainda um contrato com a gravadora Mk Music que já está trabalhando com o projeto Maranata Ao Vivo, que já está na loja em CD e em breve também em DVD.
Concorreram também: DN1, Ministério Zoe, Oficina G3 e Renascer Praise.
Melhor Compositor: Pela terceira vez consecutiva, Anderson Freire foi o escolhido como melhor compositor de 2016. O ganhador do Grammy Latino com o álbum "Deus não te rejeita" emplacou várias canções, entre elas seu atual sucesso "Culto do calvário". Com sua forma diferenciada de escrever canções, Anderson já fez história e tem músicas gravadas por inúmeros intérpretes da música gospel atual, passeando por vários estilos como o pop pentecostal.
Concorreram também: Eduardo Schenatto, Elizeu Gomes, Júnior Maciel e Josias Teixeira e Eyshila.
Melhores Produtores: Estamos diante de um empate técnico. De um lado o talentoso Ronny Barbosa conhecido por assinar o projeto de grandes nomes da música pentecostal como Elaine Martins, Vanilda Bordieri e Shirley Carvalhaes. Do outro lado a dupla Rafael Andrade e Junior Andrade, conhecidos pelo peso cinematográfico das suas produções. Ambos vencedores representam muito bem o que há de bom em produção musical atualmente. Ronny como citado acima é mais característico pentecostal e produz o que o povo gosta de ouvir, portanto sempre agrada. Rafael e Júnior inovam, capricham na produção e sempre conseguem surpreender no backing (Ouçam o disco do cantor Felipe Félix). Parabéns aos vencedores!
Concorreram também: Adilson K Rodrigues, Emerson Pinheiro e Rogério Vieira.
Melhor CD Pentecostal: Produzido por Adilson K Rodrigues, o álbum "Brilha Deus" apresenta um repertório espetacular com onze faixas que vão do pop pentecostal ao sertanejo, sem deixar de passear pelo estilo adoração. As canções de maior destaque do projeto são "Brilha Deus", "Uma pedrinha", "Gritai" e "Não negaremos", que por sinal já está sendo cantadas nas igrejas pelo Brasil. Ao longo dos anos Suellen tem se destacado cada vez mais dentro do cenário pentecostal, já que dificilmente deixa a desejar nos seus projetos.
Concorreram também: Somos a Igreja (Elaine de Jesus), Rompendo (Elaine Martins), Meu coração é o teu altar (Shirley Carvalhaes) e Tempestade (Deise do Vale).
Melhor CD Adoração / Pop Rock: Como a própria Eyshila disse, logo depois da morte de seu primogênito, ela e sua banda entraram no estúdio para chorar, e nasceu o CD “O milagre sou eu”. Um CD que se chamaria “Presença” e seria lançado ainda mais tarde, foi mudado de acordo com a orientação do Espírito Santo.
O álbum é composto por 13 faixas, entre elas, 10 inéditas, duas regravações e uma versão. Para a produção musical, Eyshila contou com Sergio Assunção, e entre os compositores estão Delino Marçal, Alda Célia, Emerson Pinheiro, Klênio e Wagner Mocasy. A música que deu nome ao álbum foi escrita por Eyshila, além de “Licença pra vida”, “Batiza com fogo”, “Teu Reino” e “Descanse o seu coração”, composta em parceria com Delino Marçal. Lucas Santos, filho da cantora, também tem participação neste CD como compositor e cantor da canção “Saudade”, e “Digno” é uma versão da música de Marcos Brunet, e é a segunda música de trabalho do disco.
Concorreram também: Carpinteiro (Emerson Pinheiro), Pela Fé (Kleber Lucas), Maranata (Ministério Avivah) e Nada além da graça (Delino Marçal).
Melhor CD Contemporâneo / Alternativo: Ela foi ousada, determinada e decidiu dar uma virada total na sua carreira musical. Arianne, afilhada musical de Fernanda Brum e Emerson Pinheiro lançou seu primeiro disco na MK Music há alguns anos atrás, logo após se destacar pela participação na música "Jesus, meu primeiro amor" no DVD Profetizando as nações. Em 2016 a cantora nos surpreendeu totalmente com uma mudança radical de estilo e gravadora. Atualmente fora da MK Music, ela trabalha o disco "Outono", que possui onze faixas e abusa de novos estilos como o indie rock, por exemplo. O projeto foi produzido por Sergio Cavalieri e tem agradado bastante os ouvintes, principalmente aqueles que acompanham a cantora há anos e temiam certa rejeição. Parabéns a Arianne pelo belíssimo disco.
Concorreram também: Diálogo Número Um (Estevão Queiroga), Em cada canto (Lorena Chaves), Sarau 1 (Marcos Almeida) e Pode Ser (Pedro Valença).
Melhor Música: Esta música foi lançada em dezembro do ano passado, mas foi neste ano que virou um super hit em pouquíssimo tempo. o Youtube, por exemplo, a canção já conquistou mais de 57 milhões de visualizações.
“Ninguém explica Deus" foi escrita por Clóvis Pinho e faz parte do projeto Preto no Branco, projeto este que deu muito certo.
A letra exalta e evidencia a grandeza de Deus e do seu poder, que ninguém pode explicar. E para abrilhantar ainda mais a canção, Gabriela Rocha participou deste dueto especial que resultou em uma belíssima obra.
Concorreram também: Volte a sonhar (Elaine Martins), Deus é Deus (Delino Marçal), Deixa eu te usar (Sarah Farias) e O milagre sou eu (Eyshila).
Melhor Clipe: "Desafio no Deserto" era a música ideal para ser trabalhada em um videoclipe e o resultado não poderia ter sido outro, por isso foi eleito o melhor clipe de 2016.
Com uma super produção da BME Multimedia e uma ótima interpretação musical e teatral da cantora Michelle Nascimento, o clipe passa uma mensagem muito forte sobre a tentação que Jesus enfrentou no deserto e também sobre qual dever ser a nossa posição diante das nossas tentações - “NÃO! Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca do glorioso Deus!” Não deixe de assistir o clipe!
Concorreram também: Galileu (Fernandinho), Eloim (Chris Durán), Imensurável (Gisele Nascimento) e Saudade (Lucas Oliveira).
Melhor Capa: Para quem pensou que o Diante do Trono passaria o ano de 2016 sem lançar um álbum, se enganou. O CD “Imersão” é um projeto inovador do ministério, porém nos traz a principal característica que já faz parte da essência do grupo, os espontâneos. Um disco somente com espontâneos que nos convida a mergulhar nas profundezas da presença de Deus.
A capa, desenvolvida pela agência Salt traz muito bem este conceito de forma simples e moderna. Vale ressaltar também que esta é a primeira capa do Diante do Trono com outra agência de design, lembrando que eles trabalhavam há muito tempo com a Quartel Design. Porém o resultado com a Salt também deu muito certo.
Concorreram também: Outono (Arianne), Carpinteiro (Emerson Pinheiro), Tempo de excelência (Cassiane) e Tempestade (Deise do Vale).
Melhor DVD: Gravado no Ministério Flordelis, na Cidade do Fogo, o DVD "A volta por cima" reuniu mais de 5 mil pessoas que adoraram a Deus e celebraram junto com a cantora Flordelis mais uma conquista. O registro áudio visual contou com a direção artística de Marina de Oliveira e um time espetacular de participações especiais, entre eles: Cassiane, Eyshila, Léa Mendonça, Elaine Martins, Tonzão, Gisele, Michelle e Wilian Nascimento. O repertório contou com 17 faixas que misturaram sucessos dos álbuns da cantora e algumas regravações. Vale a pena conferir!
Concorreram também: Da eternidade (Fernanda Brum), Criador do mundo (Daniela Araújo), Vitória (Jonas Vilas) e Graça Ao Vivo (Paulo César Baruk).
Melhor Dueto: "Santo Espírito" é uma belíssima canção. A música original “Holy Spirit” é interpretada por Kari Jobe e ganhou sua primeira versão em português na voz de Laura Solguellis e Pedras Vivas, e logo depois no dueto eleito como o melhor do ano, de Paulo César Baruk e Leonardo Gonçalves para o CD e DVD “Graça Ao vivo”. Com letra muito intimista, a música convida o Espírito Santo para habitar entre nós e manifestar sua presença. Vale a pena conferir!
Concorreram também: Como na primeira vez (Shirley e Gidel Lannes), Outono (Arianne e Marcos Almeida), Minha oferta (Fernanda Brum e Elaine de Jesus), Deixa a lágrima rolar (Fernanda Brum e Emerson Pinheiro).
Melhor Regravação: Após 4 anos sem lançar um disco inédito ressurge Shirley Carvalhaes com o álbum "Meu coração é o teu altar". Uma das grandes surpresas do projeto foi a regravação da música Como na Primeira Vez, gravada anteriormente pelo Ministério Casa de Davi. Na versão de Shirley a faixa contou com a participação do cantor Gidel Lannes, compositor e integrante do ministério citado acima. Shirley surpreendeu e deu um show de interpretação com direito as suas famosas "rasgadas" de voz.
Concorreram também: Enquanto você louva (Elaine de Jesus), Deixa a lágrima rolar (Emerson Pinheiro), Em tua presença (Eyshila), Igual não há (Anderson Freire).
Melhor Gravadora: MK é a maior gravadora gospel do Brasil. Hoje a empresa liderada por Yvelise e Arolde de Oliveira conta com 47 artistas, entre eles solos ou ministérios de louvor. Neste ano a gravadora apostou em novos talentos como Delino Marçal, Fabi, Marine Friesen, Banda Gálbano, DN1, entre outros e fez também contratações de cantores já renomados como Chris Duran. Outro diferencial bacana foi o vlog Mk Responde, onde Marina de Oliveira respondeu todas as dúvidas dos seguidores sem papas na língua. Assuntos como cachê dos cantores, contrato, mensagem subliminar, entre outros, estiveram na pauta dos vlogs. A gravadora também aproveitou a onda das Lives Sessions e trabalhou essa nova plataforma com vários artistas.
Concorreram também: Som Livre, Sony Music, Central Gospel Music, Universal Music.
Melhor Página / Canal de Humor: Comandado por Gesson Nunes Vasconcelos, a página Gospelmente trata assuntos do cotidiano cristão com muito humor e boas doses de sarcasmo. Antigamente era muito pior (Risos). Atualmente as críticas e sátiras com artistas do meio gospel foram perdendo espaço para piadas mais contidas, porém sem deixar de arrancar muitos risos de quem as lê. Atualmente a página é uma das favoritas da galera cristã.
Concorreram também: Senhora Gospel, Tipo Assim, Crentiane e Klube do Rafa.
Melhor Site / Blog / Portal: O ganhador dessa vez foi "Olhar Pentecostal", um dos blogs nas conhecidos e reconhecidos na blogosfera gospel. Comandado pelo Jornalista Tiago Terciotty, o blog é específico em tratar apenas de assuntos ligados a música pentecostal, sempre apresentando notícias, análises e críticas em geral. Tiago comanda o blog sozinho e faz isso com muita excelência, pois além de escrever muito bem, consegue demonstrar total segurança e domínio sobre o que escreve. Somos admiradores do Olhar Pentecostal. Vitória merecida!
Concorreram também: Desktop gospel, Super gospel, Gospel no Divã e News Gospel.
Melhor Evento: A Marcha para Jesus é um evento que já faz parte do calendário de milhares de Cristãos. O ajuntamento é organizado pela igreja Renascer Praise que conta com o apoio de mais de 500 outras denominações, mas é um evento interdenominacional, ou seja, não levanta bandeira de nenhuma denominação. A marcha acontece em várias cidades do Brasil e também em outros países, porém a principal e de mais destaque acontece na capital paulista, passando por alguns pontos da cidade e terminando em um grande show no palco principal por onde passam vários cantores e pastores ministrando sobre o povo e sobre nossa nação. Geralmente o evento reúne milhares de pessoas de várias cidades.
Concorreram também:Louvorzão 93, Congressos DT, Congresso Profetizando as mulheres, Canto pela Paz.
Criatividade e Inovação: Os "Lives gospel" como são chamados, já se tornaram comuns, mas é evidente que a Sony Music foi uma das primeiras gravadoras a nos trazer essa proposta. Praticamente todo o casting da gravadora possui vídeos no Y.T com tal formato. Destaque para cantoras como Damares, Gabriela Rocha e Cristina Mel que emocionaram. Não deixe de conferir!
Concorreram também: Jozyanne - Estúdio ao vivo, Damares - 3 perguntas para uma surpresa, Popstoras - Reality Show com cantoras gospel (Desenho animado) e MK Responda com Marina de Oliveira.
Melhor Cantor: Paulo Cesar Baruk vem conquistando um grande público, em sua maioria jovens. Seu estilo bem diversificado tem entrado nas igrejas e agradado muitas pessoas. Neste ano o cantor gravou o CD e DVD “Graça ao vivo” e foi indicado ao Grammy Latino com o álbum “Graça quase acústico (rs)”. Sem contar os inúmeros shows que tem feito pelo Brasil. Baruk tem 15 CD’s gravados ao longo de sua carreira.
Concorreram também: Anderson Freire, Emerson Pinheiro, Fernandinho e Kleber Lucas.
Melhor Cantora: Eyshila se destacou este ano por um caso muito difícil que passou em sua vida. Mas muito mais do que isso, ela se destacou pela força que encontrou para encarar esse vale tão profundo, que é a perda de um filho. Diante de Deus Eyshila chorou, se derramou, clamou e nEle, encontrou forças para voltar aos palcos, nos presenteando com um belíssimo CD intitulado “O Milagre sou eu”.
Ao todo em sua carreira Eyshila tem 14 discos gravados, e dois DVD’s, isso sem contar com os álbuns do Voices, Amigas e coletâneas das quais participou. Neste ano a cantora também participou de vários programas de TV contanto seu testemunho de superação e sobretudo exaltando o nome de Jesus.
Concorreram também:Cassiane, Elaine Martins, Fernanda Brum e Shirley Carvalhaes.
Personalidade de destaque: Guerreira! Sem dúvidas Eyshila foi a personalidade cristã de mais destaque neste ano. Novamente vale dizer que não foi um destaque positivo, mas como diz na palavra e também em um de seus louvores, todas as coisas cooperam juntamento para o bem daqueles que amam a Deus.
Neste ano Eyshila e sua família sofreram a triste perda de seu primogênito, Matheus, que foi vítima de uma meningite viral. O que foi mais comovente nessa história foi ver o ajuntamento do povo de Deus, que deixou todas as diferenças de lado e se uniu em um só propósito – a cura do jovem Matheus. Milhares de pessoas do Brasil e de outros países se mobilizaram. Durante este tempo de oração e clamor pessoas foram curadas, renovadas e muitos outros testemunhos podem ser contados. Infelizmente aprouve a Deus, segundo a sua vontade soberana, levar o Matheus. E mesmo enlutada Eyshila encontrou em Deus forças para se reerguer e continuar a viver, como diz a canção : “Mas se Ele não quer que aconteça do meu jeito, eu declaro que eu aceito. E agora o milagre, sou eu.”
Concorreram também: Marcelo Crivella, Bolsonaro, Silas Malafaia e Pr. Nelson Júnior (Eu escolhi esperar).
Aos colaboradores nossa eterna gratidão:
Daniel Nadje (Vitrine Gospel)
João Célio Martins (Vitrine Gospel)
Alisson Lima (Desktop Gospel)
Danilo Rodrigues (Alfinetes Gospel)
Elias Bernades (Mural Gospel)
Everton Lima (ME Design)
Gilson Evangelista (Desktop Gospel)
Rafael Ramos (Gospel no Divã)
Roberto Azevedo (Super Gospel)
Claudinei Almeida (Internauta)
Daniela Borges (Internauta)
Danilo Jesus (Internauta)
Júnior Costa (Internauta)
Leandro Rodrigues (Internauta)
Lucas Fernandes (Internauta)
Nikolas Ribeiro (Internauta)
Rafael Furlan (Internauta)
Vagner Rondon (Internauta)
Van Azevedo (Internauta)
Wender Aguiar (Internauta)
Ysa Ellen (Internauta)
Vitrine Gospel
Por Daniel Nadje e João Célio Martins.