Sabemos que os anos se passaram, e a música gospel já se mostra a segunda maior fatia do bolo musical no nosso país. E que bolo! São bilhões de reais movimentados anualmente, chamando a atenção de gravadoras seculares, e até mesmo de emissoras, ou mais precisamente da grandalhona da televisão, a Rede Globo.
Parece ser irônico, mas a emissora que mais denigre os evangélicos na teledramaturgia está se rendendo à festa gospel, é só vermos algumas novelas que em seu núcleo de personagens, tinha algum evangélico que fazia aos telespectadores rir da cara da segunda maior religião do país, e dias depois víamos adoradores que iam divulgar seus trabalhos nos programas da emissora.
Enfim, a Rede Globo resolveu cortar um pedaço do bolo e usufruir um pouco dos evangélicos e para isso se criou o tão prestigiado Festival Promessas, prestigio inicial pelo fato de ser um evento que mobiliza milhares de pessoas e que depois é transmitido para milhões de telespectadores.
Na última semana, tivemos a premiação cativante da segunda edição do Troféu Promessas, algo parecido como um "Grammy da música gospel brasileira" ou o falecido Troféu Talento, que ferozmente foi desbancado pelo destaque do Troféu Promessas.
O Troféu Promessas possui apenas duas edições e com seu "alto calibre" vem cativando o acervo gospel formado por artista, produtores, diretores, industria fonográfica e publico, o tão grande publico que diretamente alimenta e faz funcionar o mercado da música gospel.
É completamente natural que com todo essa extensão o "TP" venha ser alvo de elogios e principalmente de criticas. Criticas essas que quando proferidas por celebridades do segmento gospel logo consegue causar uma influência negativa/positiva em uma partícula de seguidores da música gospel.
Enfim, com toda essa extensão que o "TP" tem alcançado, cada um de nós podemos tirar conclusões, e alinhado a isso decidimos analisar a premiação épica do segmento gospel que espantou, emocionou e surpreendeu. O Meu convidado para analisar junto comigo os vencedores das categorias é Daniel de Carvalho, diretor da Rádio Portal, compositor, e colunista do Super Gospel.
Melhor CD Pentecostal- Damares:
Júnior Costa | É meio irônico ou cômico acreditar que a cantora Damares com um CD ao vivo que esteticamente se parece com uma coletânea de sucessos faturar o prêmio de melhor CD pentecostal disputado com 4 álbuns inéditos.
Ando me perguntando quais os motivos do álbum ter sido indicado pela gestão, já que nele podemos encontrar 10 faixas do CD Diamante, vencedor anterior da categoria de melhor disco na primeira edição do troféu promessas. Será que alguém pode esclarecer como o "Diamante ao vivo" faturou essa ?
"Cassiane Ao som dos louvores " era e é o único álbum digno do prêmio.
Daniel de Carvalho | Esta foi uma das categorias que mais me indignou, sinceramente, é visto a marcação das gravadoras para os cantores que eles têm preferências, nesta categoria tivemos bons CDs concorrendo como Cassiane – Ao som dos Louvores, Jozyanne – Meu Milagre, mas quem ganhou? Damares (A queridinha da Sony). Nada contra, apenas acho que o CD regravado da Damares (Músicas regravadas do Diamante, que ganhou como CD do ano em 2011) não superou os concorrentes, porém não $ei como chegou ao prêmio. Merecia ganhar: Cassiane – Ao som dos louvores.
Revelação- JOTTA A:
Júnior Costa | O Menino vem conquistando o país a todo momento, suas aparições em rede nacional só tem contribuído para seu reconhecimento.
Dono de uma bela e inconfundível voz, Jotta A se mantém carismático, e simpático, adjetivos que deve acompanhar todos os artistas. Enfim, o menino é sem sombra de dúvidas a revelação do ano!
Daniel de Carvalho | Aqui que começa as tramoias do Troféu Promessas. O ganhador como revelação do ano foi o simpático e esbanjador de humildade, Jotta A que já entrou dizendo: “Eu já me via neste evento” – Ele estava se achando o melhor, ou dizendo que ele é um profeta e que teve uma revelação que seria a revelação do Troféu? (risos)
Melhor Grupo -Inesquecível:
Júnior Costa | Se a qualidade da banda não justificar o prêmio, a popularidade do Ap. Estevam Hernandes então justifica a vitória que quando anunciada na noite do dia 5 de Dezembro, me fez pensar pela vibração do publico, que foi uma "vitória dizimista". Só resta-nos parabenizar pela grande conquista.
Daniel de Carvalho | Uma categoria mediana, mas era visto a preferência pelo Inesquecível do apóstolo Estevam, que realmente foi uma revelação neste ano, até mesmo na premiação via-se a panelinha torcendo e gritando pelo grupo.
Melhor Cantora- Fernanda Brum:
Júnior Costa | Não somente pela técnica, mais pelo perfil artístico e outros motivos, Fernanda Brum a maior contralto do país saiu vitoriosa ao enfrentar quatro vozes potentes. Enfim, Fernanda Brum mereceu ter ganhado essa!
Daniel de Carvalho | Essa categoria causou muita polêmica, realmente tivemos muita concorrência, principalmente entre a Aline Barros e Fernanda Brum, porém a ganhadora foi Fernanda Brum e não temos que discutir, foi o gosto do povo (Será mesmo, Festival Promessas?).
Melhor Clipe- Voices :
Júnior Costa | Particularmente, nunca admirei nem tive afeição aos trabalhos áudio-visuais da gravadora MK. As locações, os roteiros, a qualidade visual são completamente "comuns" ! Algo que já mais deveria ser, já que a MK é a maior gravadora dentro segmento gospel. Na minha simples opinião, o melhor Clip é "Milimetro de Daniela Araújo", 100% gravado em reverse (primeiro da música brasileira) dirigido por Lucas Motta no Norte da Alemanha e na Suíça, ato inovador e arrojado. Mais como o clip da Daniela Araujo não ficou entre os 5 mais votados, terei que concordar que Voices mereceu a vitória.
Daniel de Carvalho | Realmente este clipe mereceu, além de ter sido o ultimo do Voices que fez história.
Para Curtir- Marcela Taís :
Júnior Costa | Eu curto, você curte, nos curtimos Marcela Taís!
Daniel de Carvalho | Bom, está é uma categoria café com leite, afinal não é aquela categoria esperada pelos fãs para ficar votando, até por que os cantores maiores estão lá nas categorias carros-chefe. – A vencedora foi Marcela Taís, que inclusive na hora do anuncio de seu nome, ela não estava presente.
Melhor Ministério de Louvor- Diante do Trono:
Júnior Costa | Sinceramente me digam, quando é que o Diante do Trono vai perder alguma disputa?
Daniel de Carvalho | Começando com excelência, Asaph Borba fala dos indicados e anuncia o prêmio, alguns ministérios importantes para a música gospel como: Ministério Hebrom, Diante do Trono, Vineyard e Voz da Verdade. Porém não é novidade para ninguém que o ganhador foi Diante do Trono, mais do que merecido.
Melhor Cantor- Thalles Roberto:
Junior Costa | Acho que a disputa foi apertada, e deixo aberta a minha opinião que JOTTA A nunca deveria estar entre os 5 finalistas, e que o vencedor deveria ser Leonardo Gonçalves. Somente !
Daniel de Carvalho |
Grupo turbulento, Thalles foi o ganhador e para ser sincero não concordei com a premiação, o Thalles é o cantor do momento mas não é o melhor, muitos vão discordar, porém a realidade é que ele não tem voz para cantar, pode ter unção, carisma e simplicidade porém melhor cantor, tínhamos melhores candidatos. Merecia Ganhar: Davi Sacer.
Melhor CD- Thalles Roberto:
Junior Costa | Sinceramente todos os álbuns finalistas são cativantes, chega a ser difícil escolher entre eles o melhor. Enfim Parabéns Thalles pela conquista !
Daniel de Carvalho | Alguns indicados nesta categoria não deveriam estar ali, na verdade o melhor CD dos indicados foi o Diante do Trono – Sol da Justiça. Porém o ganhador foi Thalles Roberto novamente.
Melhor DVD - Thalles Roberto :
Júnior Costa | Ótimos ângulos, boas imagens e uma maravilhosa edição são encontradas em um DVD duplo! DVD este que, faturou o cargo de melhor DVD no troféu promessas. Não preciso falar mais nada.
Daniel de Carvalho | Até eu fiquei em dúvida nesta categoria, foi a mais concorrida e mais difícil do evento em minha opinião, nela estava concorrentes como Fernanda Brum – Glória In Rio, Diante do Trono – Sol da Justiça, Davi Sacer – No caminho o Milagre e Thalles – Uma história escrita pelo dedo de Deus. Thalles ganhou novamente, e achei que foi a única premiação justa que ele ganhou, afinal seu DVD está muito bom.
Melhor Música- "Me Ama" Diante do Trono :
Júnior Costa | Faixa integrante do disco Sol da Justiça do ministério de louvor Diante do Trono, a canção "Me Ama" possui uma história absolutamente forte, se você quiser conhecer esta história lhe convido a clicar aqui!
A canção é uma versão em português do hino " How He Loves" , que em nosso país já foi gravado por mais de 5 artistas. Porém nenhum deles conseguiu emplacar como o "D.T". Enfim, esta canção é deve permanecer memorável.
Daniel de Carvalho | Até eu fiquei em dúvida nesta categoria, foi a mais concorrida e mais difícil do evento em minha opinião, nela estava concorrentes como Fernanda Brum – Glória In Rio, Diante do Trono – Sol da Justiça, Davi Sacer – No caminho o Milagre e Thalles – Uma história escrita pelo dedo de Deus. Thalles ganhou novamente, e achei que foi a única premiação justa que ele ganhou, afinal seu DVD está muito bom.
Então é isso! Quero agradecer ao Daniel de Carvalho pela participação, e você leitor por optar a ler esta analise que irá resultar em diversas reflexões e críticas.
Na minha cabeceira |
Fotos: Reprodução
Colunista e crítico: Júnior Costa
Twitter: @junincosta_
Convidado e critico : Daniel de Carvalho
Twitter: @danielmvs