Após um longo período de tempo fora do ar, a coluna TOPTEN está de volta com tudo, para nossa alegria (Risos). Dessa vez decidimos selecionar os grandes produtores musicais da música gospel brasileira e após um longo tempo de análise e busca por informações chegamos a essa conclusão.
Na indústria fonográfica o termo "Produtor Musical" é designado para uma pessoa responsável pelo controle das sessões de gravação, criação de arranjos, treinamento dos músicos e cantores e supervisão de todo o processo de mixagem.
O produtor musical tem a missão de transformar uma canção "crua" em uma canção completa e lapidada, fiel ao seu estilo, com os arranjos corretos, pronta para ser apreciada, aplaudida e consumida, e essa tarefa não é nada fácil.
A música gospel possui vários produtores musicais maravilhosos, alguns já estiveram mais em evidência, outros aos poucos estão conquistando o seu espaço. Como já foi dito várias vezes aqui no blog, a música gospel assim como a secular sofre e sofrerá várias alterações ao longo dos anos. Cada geração tem a sua musicalidade e o seu modo de ver a música. Nos anos 90 o forte da música gospel era a música pentecostal, nos dias atuais existe uma variação incrível dos estilos, que vai do Rock ao sertanejo universitário. Portanto os produtores devem estar atentos as mudanças, mas sem deixar de ser fiel a proposta do cantor que na maioria das vezes tenta seguir a preferência do público fiel. Confira a nossa lista abaixo:
Jairinho Manhães: O pastor, cantor e produtor musical Jairinho Manhães começou seu ministério musical bem cedo. Aos 9 anos de idade Jairinho já cantava nas igrejas e com 12 anos gravou seu primeiro LP chamado "Refúgio da alma". Com 18 anos Jairinho começou a atuar como produtor musical e aos 19 já era maestro de orquestras e bandas do Rio de Janeiro.
Jairinho que se formou em música pela escola Villa-Lobos, possui curso técnico de flauta transversal, além de ser formado em cursos de harmonia funcional, tradicional, percepção, canto coral, canto, regência e arranjo, é uma vida inteira dedicada a música.
Jairinho Manhães também é sócio-proprietário do Reuel Studios, um dos maiores estúdios da América Latina e também da Gravadora Reuel Music e Editora.
Por muitos anos Jairinho foi considerado o maior produtor da música gospel brasileira, principalmente quando o estilo era pentecostal. Além de produzir os álbuns da sua esposa Cassiane, Jairinho já produziu o álbum de grandes nomes da música gospel entre eles Elaine de Jesus, Lauriete, Danielle Cristina, Shirley Carvalhaes, Cristina Mel e Bruna Karla.
Apesar de já produzir CDs antes dessa época, o grande "BOOM" no ministério de Jairinho aconteceu após o álbum "Sem Palavras" que lançou a cantora Cassiane no Brasil inteiro e logo após veio o álbum "Com Muito Louvor" que é um marco da música gospel, sendo um dos álbuns mais vendidos até a presente data. Após tantos sucessos e projetos emplacando chegaram vários convites e várias parcerias de sucesso se formaram.
Os maiores e melhores álbuns pentecostais da música gospel brasileira foram produzidos por Jairinho Manhães! Estamos falando dos álbuns "A Cura - Cassiane" e "Pérola - Elaine de Jesus" que foram lançados em 2003 e 2004 respectivamente e trouxeram uma musicalidade diferente e a frente daquela época. Como não aplaudir canções como Manifestação da glória do álbum Pérola ou Tremendo e Santo do álbum A Cura? Os arranjos ficaram incríveis! De acordo com uma entrevista de Jairinho ao portal Casa Gospel em 2007, um dos álbuns mais difíceis de compôr foi o álbum "A Cura":
"Nesse projeto eu realmente pensei que minhas idéias tinham acabado, e foi exatamente isso que DEUS quis me provar: que mesmo com a minha formação musical, é ele quem me inspira para escrever os arranjos. Ou seja, eu só sou um instrumento dele. Eu me lembro que eu sentava ao teclado e não conseguia escrever nada, foi quando eu orei à DEUS e pedi que me usasse mais uma vez, e ele me ouviu. O CD "A Cura", até hoje é comentado pelos arranjos de cordas e vocal." Palavras de Jairinho Manhães ao Portal Casa Gospel.
Atualmente as últimas produções de Jairinho se tornaram alvo de críticas e muitos se perguntam o que houve com ele. Esperamos que essa fase passe logo e que ele retorne a fazer produções como antes.
No final de 2011 Jairinho lançou seu segundo álbum solo após anos, intitulado "Cantar é viver" que apesar de simples é belíssimo, vale a pena conferir!
Melk Carvalhêdo: Atualmente Melk Carvalhêdo é um dos maiores produtores musicais da esfera gospel brasileira. Nascido no Maranhão, Melquisedeque começou a produzir música gospel no ano de 1984. Sua primeira produção foi a dupla Canarinhos de Cristo de Curitiba, desde então Melk não parou mais e a cada dia tem colhido os frutos desse ministério tão abençoado que é levar a palavra de Deus através da música.
"O início não foi fácil. Vim do Nordeste para São Paulo e dependia de terceiros. Não tinha condições financeiras para investir, mas o desejo de vencer e a fé em Deus me trouxeram até aqui". Palavras de Melk.
Apesar do grande reconhecimento que já recebia por parte do público, principalmente pelo brilhante trabalho nas produções de Shirley Carvalhaes, foi em 2008 que o ministério de Melk Carvalhêdo deu uma decolada ainda maior. Mais precisamente em abril desse ano a cantora Damares lançou um dos álbuns mais importantes do seu ministério, "Apocalipse". Há anos que a música pentecostal não fazia mais tanto sucesso, pois alguns ministérios de louvor haviam surgido e as canções no estilo "Adoração" haviam invadido as igrejas.
Melk foi o produtor do álbum Apocalipse que emplacou vários singles, entre eles "A batalha do arcanjo", "Apocalipse", "Milagres" e a grudenta (no bom sentido) "Sabor de mel" que estourou nas igrejas, rádios e programas de televisão, trazendo de volta a essência da música pentecostal e fortalecendo de vez o ministério da Damares e consequentemente do Melk que fez um trabalho brilhante agradando e atraindo a atenção de todos. Após tanto reconhecimento, vieram produções atrás de produções e Melk se tornou o maestro mais requisitado para produzir álbuns pentecostais aqui no Brasil.
Outros cantores como Lauriete, Shirley Kaiser, Amanda Ferrari, Eliane Silva, André e Felipe e Mara Lima produziram/produzem seus discos com o maestro Melk. A cantora Vanilda Bordieri que também é esposa do maestro, tem seus álbuns produzidos por ele e segundo a crítica gospel o álbum "A pesca" lançado no final de 2011 pela cantora, foi considerado um dos melhores álbuns Pop Pentecostais da música gospel brasileira.
Emerson Pinheiro: Emerson Pinheiro, além de pastor, cantor e compositor, também se destaca bastante quando o assunto é produção musical. Seu talento foi despertado muito cedo. Quando tinha apenas oito anos começou a tocar bateria e aos treze anos ganhou o seu primeiro teclado. O que Emerson talvez não soubesse era que Deus lhe reservava um futuro cheio de bençãos e muitas surpresas.
Em 2002 Emerson fundou a banda "Quatro por Um" juntamente com os seus amigos Marcus Salles, Duda Andrade e Valmir Bessa. A banda fez bastante sucesso arrastando multidões e trazendo mensagens de Deus para a vida dos jovens e adolescentes dessa geração. Em 2008 Emerson se desligou da banda e optou pela carreira solo lançado o álbum "Eu estava Lá" e posteriormente o álbum "Adorarei", ambos pela MK Music.
Apesar de uma frequência maior produzindo álbuns nos estilos Louvor & Adoração e PopRock, Emerson é versátil e consegue fazer um trabalho diferenciado em qualquer estilo musical, o seu currículo é repleto de produções impecáveis e álbuns magníficos que marcaram a história da música gospel no Brasil.
Além de produzir os próprios álbuns, Emerson produz os álbuns da sua esposa, a cantora Fernanda Brum, álbuns que são sempre bem aceitos pelo público, seja Ao vivo como "Apenas um Toque", introspectivo como "Cura-me" ou profético como "Profetizando as nações"! Todos os álbuns são aplaudidos e sempre alcançam venda superior a 80 mil cópias.
Além de produzir a sua esposa Fernanda, Emerson já produziu o álbum de diversos cantores conhecidos na música gospel, entre eles Eyshila, Bruna Karla, Wilian Nascimento, Elaine de Jesus e o extinto grupo Voices.
Ronny Barbosa: Considerado o produtor musical destaque de 2012 pelo Troféu de ouro, Ronny Barbosa vem se destacando cada vez mais com as suas produções e já alcança posição de destaque entre os melhores do ramo. Nascido em 07 de outubro de 1977 no Paraná, Ronny reside atualmente na cidade de Itú em São Paulo.
Conhecido pelo trabalho realizado ao lado do maestro Jairinho Manhães como tecladista, Ronny foi se desenvolvendo, mostrou seu talento e os resultados tem sido os melhores.
Seu trabalho como produtor musical começou a ganhar destaque através dos álbuns da dupla Marcelo Dias e Fabiana, entre eles "Aguenta coração", logo após surgiu o convite da cantora Elaine de Jesus para a produção do seu primeiro disco pela Sony Music "Celestial" que conquistou disco de ouro pelas vendas superiores a 40.000 cópias. A parceria deu certo e nasceu o álbum "Escolhidos" que foi produzido por Ronny em parceria com o Adelso Freire. A canção "Que Ele Cresça" produzida por Ronny foi escolhida como primeiro single do álbum e está conquistando as igrejas evangélicas do Brasil inteiro. Sua produção mais recente foi o álbum "Maestro do céu" da cantora Lydia Moisés que já está sendo considerado um dos melhores álbuns POP/Pentecostais de 2012.
Para 2013 já existem projetos reservados como o novo álbum das cantoras Amanda Ferrari e Vanilda Bordieri.
Paulo César Baruk: Conhecido pelo bom humor e profissionalismo, Paulo César Baruk tem conquistado aos poucos seu espaço entre os maiores produtores da música gospel brasileira. O nome "Baruk" significa "O abençoado" e essa palavra com certeza define esse incansável adorador do Senhor que se dedica em levar a palavra de Deus através da música.
Paulo César Baruk começou ainda jovem participando de corais e bandas na igreja onde congregava e aos dezoito anos já trabalhava como backing vocal profissional.
Aos poucos, colhendo cada fruto ao seu tempo, Baruk decidiu seguir carreira solo como cantor e lançou vários álbuns, entre eles o famoso "Multiforme" que abusou do projeto gráfico e recebeu a indicação ao Grammy Latino em 2010.
Apesar de uma história na música, Baruk começou a ser reconhecido nacionalmente como produtor musical após o lançamento do álbum "Fidelidade" da cantora Danielle Cristina em 2009. O álbum trouxe canções fortes no melhor estilo pentecostal que conquistou as igrejas do Brasil, principalmente os grupos de jovens e adolescentes que se identificaram com o CD.
Recentemente Baruk tem se dedicado a vários projetos e tem sido considerado um dos produtores mais cotados do momento. Seus projetos mais recentes foram "Sonhos não tem fim - Eyshila", "Glorifica - Liz Lanne", "Novos Horizontes - Brenda" e "É só crer - Robinson Monteiro". Não podemos deixar de destacar também o álbum "Minhas composições" da cantora Rozeane Ribeiro que foi lançado recentemente e traz as maiores composições da cantora gravadas por outros intérpretes, agora interpretadas por ela mesma com um novo arranjo e uma nova concepção musical, além de ser um projeto ao vivo, o que deixa o projeto ainda mais empolgante. Sem falar também do grande sucesso de 2012, a dupla Para Nossa Alegria que lançou seu primeiro CD pela Salluz produções sob a produção do Baruk.
O mais novo álbum do cantor e produtor intitulado "Eletro Acústico 3" já está nas lojas e concorreu ao Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música Cristã na Língua Portuguesa.
Rogério Vieira: Rogério Vieira é um dos produtores mais reconhecidos da música gospel brasileira pelo modo eclético e versátil como consegue passear entre os estilos e produzir álbuns de qualidade. Rogério começou a estudar músicas aos 4 anos com a sua mãe e aos 13 anos já se formava em piano e fazia parte do programa de aulas da sua escola de música como estagiário. Seguindo e prosseguindo em conhecer a música, Rogério continuou se dedicando aos estudos na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na escola de música Villa-Lobos.
Entre um trabalho e outro, Rogério não parou mais, chegando a participar de uma banda de rock, ser diretor banda da cantora Aline Barros e trabalhar durante vários anos como tecladista da equipe montada pelo produtor Jairinho Manhães nas suas produções de disco.
Os álbuns que praticamente lançaram Rogério Vieira na mídia como produtor musical foram "Meu maior prazer e Deus cuida de mim - Kléber Lucas", "Som de adoradores - Aline Barros" e "Sala do Trono - Elaine de Jesus".
“Tudo vem de Deus !! Desde arranjos , notas e grandes produções...Tudo é para Ele! O que dizer se o Senhor me escolheu para carregar o Dom maravilhoso da Música e ter a responsabilidade de ser referencial para outros, na verdade não passo de uma ferramenta da sua Vontade, ...útil até onde ELE queira" Diz o produtor.
Segundo Rogério em entrevista ao site Casa Gospel, o convite da cantora Aline Barros para a produção do disco já havia sido revelado através de um sonho e dois meses depois veio por parte da cantora a confirmação da produção do projeto, e que projeto! O álbum Som de adoradores lançou vários singles por todo o Brasil, entre eles a canção "Sonda-me, usa-me" que explodiu nas igrejas e trouxe a cantora Aline Barros a uma nova dimensão do seu ministério, sem falar na indicação que a cantora recebeu no Grammy Latino de 2005.
Já o Sala do Trono foi um álbum de transição entre a Elaine de Jesus pentecostal e a Elaine de Jesus POP/Pentecostal. A cantora que já trabalhava com Jairinho há anos, optou por Rogério Vieira na produção desse disco que ultrapassou a marca de mais de 125 mil cópias vendidas e se tornou um dos álbuns de maior qualidade sonora do ministério da cantora! Há quem diga que Elaine de Jesus e Rogério Vieira introduziram o estilo POP a música Pentecostal, trazendo o POP/Pentecostal para a nossa música gospel.
Outros trabalhos marcaram o ministério de Rogério Vieira como o álbum "Até tocar o céu" da cantora Eyshila que também rendeu indicação do Grammy e o álbum "O Tempo" que conquistou a MK Music e rendeu a cantora Arielly Bonatti a contratação em uma das maiores gravadoras do país.
Merewilton Lages: Natural de Cáceres - Mato Grosso, casado, pai de três filhos e conhecido pela produção dos maiores discos da cantora Shirley Carvalhaes, Merewilton Lages faz parte do time dos maiores produtores de discos evangélicos do país, principalmente quando o estilo é pentecostal. Com grande bagagem, Merewilton se destaca como produtor de cantoras como Valquíria de Oliveira, Andréa Fontes, Ábia Cristina, Gladslayne, Carla Schmidel e Jeicy Mendonça, entre outras. Além de produtor musical, maestro e arranjador, Merewilton é proprietário do LUMEK Estúdios em São Paulo, local onde realiza suas produções. Merewilton também possui um programa no youtube "Novidades Gospel TV" com entrevistas bastante descontraídas com vários nomes da música gospel, vale a pena conferir.
Wesley Ross: Chamado para um ministério profético, o cantor/compositor e produtor Wesley Ross tem impactado essa geração ministrando a palavra de Deus de uma forma sobrenatural. Desde a infância Wesley já anunciava a palavra de Deus. Filho de um pedreiro e uma doméstica, Wesley já subia no altar desde os 4 anos de idade e surpreendia a todos com a autoridade de Deus sobre a sua vida. Durante a adolescência passou por diversos empregos, trabalhando como carregador de sacos de carvão, balconista e vendedor de cachorro-quente. Aos poucos sua curiosidade o levou a aprender violão, pois ao observar seu pai tocando, ele começou a aprender sozinho sem ninguém o ensinar, na verdade Deus já tinha um projeto incrível para realizar. Aos 13 anos Wesley começou a fazer shows dentro da FEBEM (Prisão do menor), onde juntamente com a sua banda tinha um projeto de evangelismo lá dentro e ao ministrarem viam jovens sendo impactados pelo poder da palavra de Deus. Aos 14 anos de idade surgiu a primeira oportunidade musical de Wesley, pois durante um culto ao ar livre, enquanto Wesley tocava e ministrava, um profissional do ramo musical parou o seu carro e começou a observá-lo, até que lhe fez um convite e daí em diante Wesley começou a trabalhar com vários artistas, entre eles Paulo Ricardo e o grupo Dominó. Aos 17 anos Wesley começou a criar arranjos para cantores independentes até que foi convidado para criar jingles para comerciais de TV pela W Brasil, função essa que foi reconhecida trazendo vários prêmios na categoria música-publicidade. Com a sequência de todo esse trabalho, outras oportunidades surgiram como participação de composições em trilhas sonoras de novela, produções musicais e participações como músico em trabalhos de grandes artistas como Rita Lee e Netinho de Paula. Apartir de 1999 Wesley começou a ser procurado pelas gravadoras evangélicas pela raiz evangélica que possuía e pelo excelente trabalho que estava fazendo. Com isso vieram várias produções, entre elas toda a série de discos infantis da cantora Mara Maravilha, Soraya Moraes, Amanda Ferrari, Andréa Fontes e Rose Nascimento, entre outros. Em 2000, Wesley decidiu buscar mais de Deus e focar mais no seu próprio ministério, procurando atender o desejo de Deus para a sua vida, então decidiu estudar Teologia e hoje realiza seminários de adoração, discipulado e exerce o chamado de pastor no Ministério PALAVRA RHEMA em Osasco (SP), Uberlândia (MG) e alguns lugares da EUROPA. Wesley também lançou recentemente seu novo disco intitulado "No Foco do teu olhar", além do seu selo próprio "Átrios Records" que já tem em seu cast artistas as cantoras Jeicy Mendonça, Derika e Priscilla Alcântara do Bom Dia & Cia.
Tuca Nascimento: Só de fazer parte de uma das famílias mais famosas e respeitadas do meio gospel, Tuca Nascimento já pode se sentir privilegiado, mas independente do nome forte que carrega, Tuca tem se destacado no meio gospel pelas suas produções musicais. Nascido no hospital Rocha Faria em Campo Grande, Tuca iniciou seu chamado musical através da influência do seu pai que era pastor e músico. Entre tantos projetos, Tuca já produziu Cassiane, Shirley Carvalhaes, J.Neto, Robson Monteiro, Georgete Rocha, Beatriz, Marcelo Nascimento, Rose Nascimento, entre outros.
Tuca participou de um grupo de louvor com seus irmãos Mário e Marquinhos, Claudinho (amigo) e Onézimo (Melhor amigo) que depois passou a ser parceiro de Tuca na dupla Nascimento & Silva. Juntos Tuca e Onézimo lançaram o disco "Pro céu", logo depois "Razão de viver". Tempo depois Onézimo Silva faleceu após uma tentativa de assalto, onde levou o tiro. Mesmo arrasado Tuca lançou mais um álbum intitulado "Coração despedaçado", entre outros que vieram depois.
" Dono de um coração enorme, um servo de Deus verdadeiro, assembleano Roxo, meu amigo, meu pai, meu produtor. Aquele que foi usado por Deus pra investir em mim e na minha irmã e com certeza deu certo! Está lançando seu CD novo agora Manhã de Gloria que é a coisa mais linda! Amo este homem.
Meu pai é um homem que sofreu muito por ver sua mãe e seu pai sofrendo com seus 12 irmãos, não tem o estudo completo e é um maestro detalhista, preza pela unção em seus trabalhos, lê partituras e pra mim ele é um guerreiro! Eu o admiro, o melhor produtor, meu pai, professor de muitos produtores da atualidades, esse é meu velho pai Tuca Nascimento." Palavras de Gisele Nascimento.
Recentemente Tuca produziu o primeiro disco da cantora Michelle Nascimento pela MK Music, intitulado Louve & Adore. O álbum foi bem aceito pelo público e canções como Louve & Adore, Adorne o meu coração e Julga minha causa estão fazendo grande sucesso entre as igrejas e rádios do Brasil inteiro.
Kléber Lucas: Nascido em Junho de 1968 em São Gonçalo - RJ, Kléber Lucas é um dos cantores mais conhecidos da música gospel brasileira. Canções como Aos pés da cruz e Deus cuida de mim embalaram e ainda embalam as igrejas evangélicas do país.
Kléber aceitou a Jesus com 17 anos de idade e desde então sentiu sua vida ser totalmente transformada e um desses indícios foi o interesse pela música, que foi despertado desde que Kléber firmou uma aliança com Cristo. Seu primeiro contato com a música foi cantando no coral da igreja e mais tarde quando mudou-se para Goiânia, começou a estudar teologia e se dedicou cada vez mais ao aprendizado musical. Em 1997 Kléber lançou seu primeiro disco intitulado 'Rendei Graças', foi quando surgiu uma contratação na gravadora MK Music, onde ele está até hoje. Como produtor musical Kléber traz na bagagem a produção do disco de ícones da nossa música como a banda Quatro por Um, Rozeane Ribeiro, Mesloweet, entre outros, além de alguns dos seus discos, que felizmente são sucesso por todo o Brasil.
Vitrine Gospel
Postado por: Daniel Nadje
Twitter: @DanielNadje