Menu
  • Início
  • Análise Musical
    • Meu S2 é o teu altar
    • Eternamente
    • Aroma da adoração
    • A flecha
    • Deus no controle
    • No olho do furacão
    • Manifestação da glória
    • Criador do Mundo
    • Na tua vontade
    • Históricas e Bicicletas
    • É só adorar
    • Eu respiro adoração
  • Troféu Vitrine Gospel
    • Troféu 2015
    • Troféu 2014
    • Troféu 2013
  • Você na Vitrine
    • Nikolas Ribeiro
    • Vítor de Jesus
    • Guibu Hernandes
  • Topten
VITRINE GOSPEL
Matéria Especial O retorno das canções cristocêntricas!

O retorno das canções cristocêntricas!

Parece que depois de uma fase superlotada de canções que exaltam o ego humano, Deus voltou a ser o centro das canções pentecostais. Claro que não podemos generalizar, mas grande parte dos intérpretes da música pentecostal mudaram o foco dos seus 'louvores' nos últimos anos. O que antes era "d'Ele, por Ele e para Ele" passou a ser "EU tenho, Eu sou, Eu posso".


O intuito dessa matéria não é criticar as canções que destacam o agir de Deus sobre a vida do fiel, pois até a boa e velha Harpa Cristã nos traz canções de encorajamento:

"Por que te abates, ó minha alma?
E te comoves, perdendo a calma?
Não tenhas medo, em Deus espera,
Porque bem cedo, Jesus virá
". (A alma abatida - Hino 193)

Não tenhas medo, em DEUS espera - Sabemos que as adversidade fazem parte da vida do cristão. A igreja sempre foi perseguida como diz a palavra de Deus descrita no capítulo 8 do livro de Atos, mas mesmo diante de tantas provações os cristãos primitivos permaneciam fiéis e pregavam a palavra de Deus até a morte, sem olhar para quem os atingiu e focando somente na vontade daquele que os chamou. Davi teve oportunidades de se vingar de Saul, mas reconheceu que a justiça pertencia a Deus e Ele se encarregaria de fazer o que fosse necessário de acordo com a sua soberana vontade. Esse posicionamento de Davi nos ensina que as afrontas e as perseguições sempre chegarão, mas devemos esperar em Deus a justiça, pois ela pertence a Ele. Então se a Deus pertence a justiça, porque canta-se tanto: "Quem me vê abençoado agora se arrepende e vai cair no próprio laço, vai sentir o sabor amargo..." Parece que o intuito de quem venceu é ver alguém debaixo dos seus pés, humilhado e arrependido.

É necessário enfatizar que nos dias atuais, a maioria das canções trazem conteúdo antropocêntrico (O homem no centro de tudo). As canções que enalteciam o nome do Senhor foram deixadas aos poucos e trocadas por canções cujo tema dominante é Vitória! O mais interessante é que a maioria delas inspira vingança. Se por algum motivo o seu irmão não te ajudou ele tem que ver você sendo exaltado e se arrepender do dia em que nasceu (Risos). Drama? Não! Infelizmente é a pura verdade.

" É preciso fazer uma distinção entre os hinos inspirativos e as canções de autoajuda ou que contêm sentimento de vingança. Estas, aliás, apesar de serem as que fazem mais sucesso no meio evangélico, não podem sequer ser consideradas hinos cristocêntricos, e sim canções antropocêntricas, posto que a sua ênfase recai nas necessidades e na vitória do ser humano, em detrimento da grandeza de Deus e da obra redentora." (Ciro Zibordi)

O problema não é falar em vitória ou dizer que Deus vai levantar a igreja do pó, o problema é fazer desses jargões o tema EXCLUSIVO das nossas canções. Dizer que Deus é Santo, é poderoso e faz milagres já não é o real desejo daqueles que se dizem 'adoradores'. Quando as canções não inspiram vingança, falam de exaltação, poder, soberania e conquistas terrenas. Na ministração 'Para que os outros possam viver' da banda 'Livres Para Adorar', o vocalista Juliano Son nos traz uma grande reflexão quando ressalta que o bezerro de ouro do nosso tempo é a vitória. As pessoas não adoram mais a Deus pelo que Ele é, mas sim pelo que Ele pode oferecer. Já estava mais do que na hora de mudar o disco, ou melhor, as músicas (Risos).

Depois de algum tempo as pessoas finalmente estão acordando e já conseguem perceber que as nossas canções pentecostais já não falam tanto da glória e majestade de Deus como antigamente, mas em vitória, conquista e evidência na terra. Aos poucos as canções de arrebatamento estão voltando a tona e felizmente as canções baseadas em histórias bíblicas estão predominando novamente.

 Um dos grandes exemplos desse 'choque de realidade' dos irmãos é a repercussão positiva que teve a canção 'Cresça' lançada há alguns dias no canal do cantor Leandro Borges. A canção que foi interpretada pelo próprio Leandro e pela cantora Vanilda Bordieri é um verdadeiro protesto contra os holofotes que se erguem sobre o ego humano. "Cresça, até que o meu EU desapareça". Escrita por cinco compositores (Rogério Jr, André Buenno, Eduardo Schenatto, Leandro Borges e Tony Ricardo), essa canção é fruto do compromisso entre eles de escrever canções que exaltem exclusivamente a Deus. Todos os grupos de jovens deveriam entoar essa canção e declarar essa mensagem forte e impactante de conscientização. Escute agora:



Outra canção que merece destaque é 'O Senhor do Reino é Ele' escrita por Moisés Clayton e interpretada pela cantora Elaine de Jesus. Com uma letra rebuscada e totalmente embasada na palavra de Deus, essa canção descreve com propriedade a justiça de Deus sobre aqueles que tentam roubar a sua glória pensando que tem o controle sobre a sua noiva. O coro forte da canção é um brado de adoração declarando que a glória é para Ele, o louvor é para Ele, a eternidade é d'Ele e ai de quem mexer com Ele, pois todo poder é d'Ele. Confira:



 Para fechar essa matéria indicaremos mais uma canção que tem tudo a ver com o assunto. 'Chega de Vingança' foi escrita por Moisés Clayton e interpretada por uma das cantoras pentecostais mais ousadas do nosso país - Deise do Vale.  "Eu não quero ver o meu irmão sofrer, o que eu quero é lhe ver prevalecer.Entendi que se não pode me ajudar é porque Deus precisava me provar... Chega desse papo de vingança entre os irmãos, se somos um só corpo um só coração" . Não deixe de ouvir!



Que as poesias do céu antes escritas por homens de Deus como Armando Filho, Paulo Leivas Macalão, Emilío Conde e Elizeu Gomes voltem a ganhar espaço através dessa nova geração de adoradores. Que o Senhor cresça e que o homem se renda ante a face d'Ele.


"É necessário que Ele cresça e que eu diminua" João 3.30



VITRINE GOSPEL
Postado por: Daniel Nadje
Twitter: @DanielNadje
Vitrine Gospel
7 Comments
Matéria Especial
quinta-feira, 26 de setembro de 2013

7 comentários

avatar
Reply
Unknown delete 27 de setembro de 2013 às 06:57

Maravilha

A glória é só de Deus

avatar
Reply
Rogério Jr delete 27 de setembro de 2013 às 07:59

Ótima reportagem! A Cultura do céu está reinando novamente!

avatar
Reply
Anônimo delete 27 de setembro de 2013 às 21:48

Ótima matéria! Que o reino de Cristo se expanda.

avatar
Reply
Unknown delete 23 de março de 2016 às 17:30

são todos mercenários da fé .

avatar
Reply
Unknown delete 23 de maio de 2017 às 16:53

Toda a glória pra ele hoje e para sempre amem

avatar
Reply
Anônimo delete 1 de junho de 2018 às 15:50

É a lei do mercado, tem que agradar os clientes né, ao perceber que o que tem vendido são esses hinos, estes cantores logo mudaram os investimentos, triste isso e ver que ainda tem que os exalte, será que só agora eles se converteram, ou que abriram suas bíblias. O Senhor cuida de nós, porém mesmo nisto o fim é Sua glória. Não vamos nos esquecer que Deus julga nossas intenções

avatar
Reply
Psi.suannecordeiro delete 14 de fevereiro de 2019 às 11:27

Esqueceu de Leonardo Gonçalves
César baruk

SEJAM BEM VINDOS


Criado em Março de 2012, o blog Vitrine Gospel visa oferecer ao público, o melhor em conteúdo gospel, dando ênfase a música, a moda, a literatura e a propagação da palavra de Deus, sempre pautado em respeito, inovação e imparcialidade. Com mais de 04 de existência, mantemos o nosso networking ligado a diversos artistas, gravadoras, blogs e sites do meio gospel, buscando atender melhor os nossos leitores.


A sua visita para nós é uma honra. Fique a vontade!

EQUIPE

  • Daniel Nadje
  • João Célio Martins

Facebook

Vitrine Gospel

Pesquise aqui

MAIS LIDAS

  • Magno Malta lança clipe "Gol do Emanuel"
    Em ritmo de copa do mundo, a gravadora Visão Music lançou na noite da última quinta-feira (12), em seu canal oficial no Youtube, mais um ...
  • Análise Musical: Criador do Mundo - Daniela Araújo
    Olá galera, estamos aqui mais uma vez pra compartilhar coisas boas. E por falar em coisa boa, foi lançado recentemente o novo álbum da cant...
  • Relembrando: A Polêmica em volta da autoria da musica "Anjos de Deus"
    Revirando o Baú, chegamos uma notícia que polemizou-se durante os anos 90, mais precisamente no ano de 1998. Quando o compositor hoje reno...
  • ANÁLISE MUSICAL: Oficina G3 - Histórias e Bicicletas!
    Olá leitores, a paz de Cristo a todos. Estava meio sumido aqui da Vitrine Gospel devido as inúmeras ocupações do dia-a-dia, mas enfim vol...
  • Eliane Lopes do Renascer Praise lança seu primeiro álbum solo
    Eliane Lopes é conhecida por fazer parte do Ministério de Louvor Renascer Praise. Sua voz se destacou nas canções "Espero em...

RL ASSESSORIA DE IMPRENSA

RL ASSESSORIA DE IMPRENSA

DIVULGUE

DIVULGUE

CONTATO

CONTATO

SEJA UM ABENÇOADOR!

SEJA UM ABENÇOADOR!

PARCEIROS

  • DESKTOP GOSPEL
  • GOSPEL CHANNEL
  • MURAL GOSPEL
  • NEWS GOSPEL
  • OLHAR PENTECOSTAL
  • O PROPAGADOR
  • SANTIFICANDO NA VERDADE

No one has ever become poor by giving, Please Donate

Copyright © 2014 VITRINE GOSPEL All Right Reserved
Blogger Templates Created by Arlina Design