Olá irmãos. Estou feliz de estar com vocês mais uma vez para outra análise. Hoje faremos a análise do álbum "Deus no controle" da cantora Eyshila. O álbum foi lançado em novembro de 2014, foi produzido por Paulo César Baruk. É seu décimo terceiro trabalho solo.
Eyshila começou a cantar com 15 anos de idade, cantou na década de 90 no grupo Altos Louvores, e também no grupo Voices. Possui várias canções popularmente conhecidas pelo público evangélico e também composições que abençoam multidões. Apesar de não ser uma cantora considera do ramo "pentecostal", suas canções são cantadas por toda e qualquer igreja e"Deus no Controle" é mais um desses álbuns feitos para abençoar vidas. Bem, vamos lá.
A faixa 1 é "Lugar de Vida" (Eyshila) introduz o disco com uma canção de voz e piano belíssima, simples, curta e de perfeita adoração a Deus. Porém, essa música tem uma frase que causa em mim um desconforto. Na letra da música, a palavra casa refere-se à nossa vida, logo, nosso vida é uma casa. casa de cura, casa de benção, e convidamos a Deus para vir o Teu reino sobre a nossa "Casa" (vida). E no fim, a letra diz que: "E a minha casa está autorizada a prosperar." Teologicamente, essa frase não faz sentido algum, e nos remete à ideia de "determinar", "autorizar" o agir de Deus sobre nossas vidas, como se Ele, dependesse de uma palavra nossa para agir. Enfim, a música é bela mas me causa um desconforto por essa frase.
"Deus no controle" (Eyshila e Liz Lanne) é a faixa 2 . É a faixa título do álbum, traz uma bela mensagem. O ser humano é naturalmente preocupado com o que vem depois, e desde os tempos antigos a Palavra de Deus nos diz para descansar em Jesus, porque cada dia tem seu mal. A música tem um refrão legal, com um arranjo bonito, tem como frase-chave "No controle, Deus está" e de fácil memorização. Mas não acredito ser uma faixa de destaque.
"De Tal maneira" é a faixa 3. É a faixa de maior destaque. É uma belíssima canção que traz o tema mais importante da Terra: o amor de Deus. "Por que Deus amou o mundo de Tal maneira, que deu Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crer, não pereça mas tenha a vida eterna." João 3.16. Ela ministra a canção sobre esse tema, levando a profunda adoração a Deus à igreja. É uma canção de fácil memorização.
A faixa 4 é "Simplesmente te adorar" (Eyshila). Canção belíssima sobre o nosso desejo de adorar. Por vezes, a alegria na presença de Deus é tão grande e intensa que queremos esquecer de tudo e simplesmente adorar a Deus. A música tem destaque com a presença do violoncello, guitarra e teclado nos arranjos. Falta-se músicas assim hoje em dia, que levam a igreja à verdadeira adoração.
A faixa 5 é "Deus ainda me ama" (Eyshila). A música começa com uma breve introdução instrumental, em seguida o Coral Resgate canta o refrão da música. A estrofe tem pequenas intervenções do Coral, e a mensagem da música, que apesar de sermos falhos e pecadores, o Senhor nos ama incondicionalmente. A música recebe acréscimo da hino da Harpa Cristã "Oh porque Jesus me ama, eu não explicar/ Mas a ti também chama, pois deseja te salvar". Depois disso, a música tem outra parte que poderia ser outra canção em outra faixa, belíssima, e a música é encerrada dizendo "Jesus, como eu te amo".
A faixa 6 é "Tão profundo". A música tem participação de David Quilan e fala sobre o amor de Deus. Tem um arranjo bonito, com uma batida bem legal, bem estilo "american christian", mas tem um refrão que não é tão interessante, apesar do tema ser muito bonito. Acaba não sendo uma faixa de destaque, mas ainda assim, uma adoração a Deus genuína.
A faixa 7 "Me derramar" é uma versão da música "Pour out my heart" do grupo musical Vineyard, que tem seu grupo também no Brasil. Eyshila propõe uma nova versão para a música, com um arranjo diferente do original, mais contido, apostando nos timbres e efeitos, embalado. Curti bastante esse roupagem da música.
A faixa 8 "Que Darei a Ti?" (Eyshila) tem a introdução com a guitarra, violão e baixo em ostinato, enquanto a voz propõe a letra e melodia. "Que darei a Ti, Senhor" é uma canção de agradecimento por todos benefícios que nos tem feito. O refrão começa a citar os nomes pelo qual Cristo é pronunciado na Bíblia. O ostinato instrumental aparece em vários momentos da canção, propondo uma espécie de movimentação. O back vocal sustenta a música enquanto a voz apresenta breves ministrações.
"Transformada" é a faixa 9, que conta a participação de Cassiane. É uma canção que deve ser cantada por mulheres. Mulheres que oram, mulheres que buscam, mulheres que buscam a Deus, mulheres que desejam transformadas todos os dias para serem cada vez mais cheias do poder Deus. O arranjo é bem simples, mas é uma canção de impacto. A participação de Cassiane traz uma impetuosidade para a canção.
A faixa 10 é "Filho, Volta" (Eyshila) tem uma introdução com violoncello e piano, é uma canção em primeira pessoa, como Cristo nos dizendo que acredita em nós, nos pedindo para voltar para Sua presença. É uma música intimista, onde o violoncello e o paino e a voz fazem o casamento perfeito para a canção. Na segunda vez do refrão, os instrumentos de base entram para criar mais massa sonora à música. Depois disso, o piano sola e então entramos no retorno ao tema principal da música, que com a bateria cria um retorno triunfal com back vocais e todos os instrumentos, e no fim, abruptamente, sobra apenas voz e piano e cello no final.
A faixa 11 é "Quanto amor" é a faixa que tem a participação de Paulo César Baruk. A introdução é feita por violão e controlador de midi. Na segunda vez da estrofe inicial, as cordas preenchem a música. A música é esplêndida, com letra linda, arranjos bem construídos, em diálogo com a harmonia geral da música. A música sofre uma modulação mais confortável para a voz de Eyshila. Eles fazem um dueto com a melodia da música, e retornam ao tom inicial, alternando entre primeira e segunda voz. Isso sim é um dueto!
A faixa 12 é "Mulher Vitoriosa" (Eyshila) é uma canção dedicada a despertar o valor da mulher e sua verdadeira missão na Terra. Todas as mulheres são verdadeiras guerreiras, e seu futuro é sempre conquistar e assumir o lugar de vitoriosas. O arranjo é simples, mas a letra ganha destaque nessa faixa.
A faixa 13 é "De Tal maneira" (Eyshila) é uma faixa bônus, que é basicamente a mesma da faixa 3. A mesma melodia, mesma letra, porém, feita para outro momento. O momento de celebração, onde as palmas, as danças cabem para adoração a Deus. E não é por menos que tal faixa foi escolhida para ser repetida: é a faixa destaque do álbum.
Bem, essa foi mais uma análise. Eyshila sempre surpreende pelas belas composições e têm a sensibilidade de construir letras que levem a congregação a adorar a Deus sem preocupar se sua música fará ou não sucesso. Talvez restem poucas adoradoras como ela hoje no meio evangélico. E só para enfatizar esse ponto: Eyshila também pode ser considerada sim uma cantora pentecostal, pois o verdadeiro avivamento vêm da profunda sinceridade de coração e da palavra avivada pela Palavra de Deus. O resto é barulho. Que Deus continue abençoando o ministério da Eyshila. Até a próxima pessoal!
Vitrine Gospel
Por: Max Michel Alves