"Por toda minha vida, óh Senhor te louvarei..."
Hoje o nosso Artista na Vitrine começa com esse verso de uma canção, escrita pelo nosso entrevistado, que marcou gerações e que mesmo depois de exatamente 10 anos é cantada até hoje nas igrejas de todo Brasil. Nós do Vitrine Gospel temos o prazer de receber o líder de um Ministério que marcou várias gerações e fez, e faz história, sendo um dos precursores da música gospel brasileira. Eu diria que todos os evangélicos do Brasil, conhecem pelo menos uma das canções gravadas por eles. Quem nunca ouviu "Sou um milagre", "Além do rio azul", "Ele vive", "A ilha", "A hora do salvador", entre tantas outras músicas de sucesso desse grupo?
Sim, nós estamos falando do Grupo VOZ DA VERDADE, e nosso Artista na Vitrine é ele, pastor, presidente do Ministério Voz da Verdade, cantor, compositor e líder da Banda Voz da Verdade, casado com a Pra. Liliani, pai de Samuel, Daniel e Cristiane e avô de Daniel, Bruno, Miguel e Rafaela. O Pr. Carlos A. Moysés.
Na entrevista exclusiva falaremos sobre a história da banda, as polêmicas pelas quais o grupo passou, o lançamento do novo disco, a atual formação do grupo e testemunhos lindos vividos por esse grande ministério da música gospel.
Primeiramente queremos agradecer ao Pr. Carlos e toda sua assessoria pela atenção dada a nós, disponibilidade e também agradecer por compartilhar conosco as histórias vividas durante esses 35 anos de ministério. Realmente vocês merecem o lugar onde estão. Que Deus possa abençoar mais e mais!
Vitrine Gospel: Primeiramente, como surgiu a ideia de criar o grupo?
Carlos Moysés: Não foi de um dia para o outro, não. Eu, Pr. Carlos, tocava guitarra; meu irmão, Pr. José Luiz, tocava bateria; Célia, nossa irmã, tocava teclado e o André (que era casado com Célia e o Senhor já levou), tocava contrabaixo. Naquela época, aliás, fomos a primeira igreja do Brasil a ter uma bateria entre seus instrumentos, o que gerou certo descontentamento em alguns. Mas, em tudo o que fazemos para Deus, devemos primeiro nos importar em agradá-Lo e não aos que apenas criticam. Foi em 1.972 que surgiu a ideia de formamos uma banda de verdade, estruturada, mas só gravamos nosso primeiro LP no ano de 1.978.
Vitrine Gospel: O ministério Voz da Verdade é basicamente formado pela família Moises. Ou seja, todos da família foram agraciados com esses lindos dons. Como é ter a família toda engajada em um mesmo propósito?
Carlos Moysés: É maravilhoso, pois vemos que Deus escolheu essa família para trabalhar na área da música e levar o Evangelho através dela. E é constatado que, no Brasil, nenhum ministério levou mais pessoas até Jesus através da música do que a Banda Voz da Verdade.
Vitrine Gospel: Sabemos que a banda está firmada a muito tempo no mercado gospel, há mais de 35 anos. Durante esse tempo quais foram as maiores dificuldades que o grupo enfrentou?
Carlos Moysés: Infelizmente as maiores dificuldades sempre vieram do próprio meio cristão, pois costumavam não aceitar a diferença. Graças a Deus, hoje já mudou muito e estão cada vez mais compreendendo a multiforme graça do nosso Senhor Jesus.
Vitrine Gospel: Houve um tempo em que vocês foram julgados como uma "seita" e hereges, pelas roupas etc. Como vocês encaram esses julgamentos? E hoje, como lidam com a crítica?
Carlos Moysés: Não fomos julgados apenas pelas roupas, como também por expressões de palco, etc. Mas, principalmente, fomos perseguidos por acreditar que Jesus é único Deus e a vida eterna (I João 5:20). Às vezes entristece, mas sempre nos mantivemos firmes, pois sabemos qual é a verdade e a verdade sempre vence.
Vitrine Gospel: Nesses últimos tempos o grupo sofreu a perda de alguns dos integrantes, como a cantora Lilian Ferrão e o Pr. Nelson Zanirato. Como o grupo lidou diante dessas tristes perdas?
Carlos Moysés: Foi muito doloroso, é claro. Principalmente porque eles, além de integrantes da banda eram da nossa família de sangue. Eu, Pr. Carlos, por exemplo, sofri demais com a perda da minha sobrinha Lilian, que ainda trabalhava diretamente comigo. São pessoas que fazem muita falta, mas como diz a música “nós temos uma viva esperança de revê-los novamente lá no céu”.
Vitrine Gospel: Depois de tanto tempo e com essa constante mudança na música gospel. Como o grupo se adapta com a evolução musical?
Carlos Moysés: A Banda Voz da Verdade nunca ficou parada no tempo. Não mudamos nossa essência, mas procuramos sempre evoluir musicalmente. Além disso, o que mais toca as pessoas são as letras das músicas e as letras sempre são maravilhosas, pois tem base bíblica e expressam a Palavra de Deus.
Vitrine Gospel: Sabemos que Deus opera vários milagres através da banda. Dentre tantos testemunhos, você pode citar um que se destaca?
Carlos Moysés: Estávamos em Sete Lagoas/MG e, no final do show, um casal entrou com seu filhinho de 5 anos nos braços. Eles pegaram o microfone e disseram que estavam andando atrás do Voz da Verdade por cinco anos para contar seu testemunho. Contaram que aquele menino havia nascido com leucemia e os médicos os mandaram ir para casa, dizendo que ele tinha, no máximo, 2 dias de vida. Eles, então, voltaram para casa, desenganados. Enquanto a esposa foi chorar sozinha na cozinha, o marido ficou na sala. Mesmo em meio a aquela tristeza, a esposa se lembrou de um hino do Voz da Verdade e começou a cantá-lo. Eles dizem que a Presença de Deus foi enchendo toda a casa. De repente, o marido nota que o menino está no berço, com o rosto todo ensanguentado. Ele achou que uma caixa de ferramentas que ficava na prateleira tivesse caído sobre o menino e gritou desesperado. Porém, quando eles foram socorrer a criança, viram que nada havia caído. Aquele era o sangue de Jesus que escorria sobre o menino, entrando pelos olhos, boca, nariz... E, na mesma hora ele foi curado! E, mesmo tendo apenas cinco anos de idade, aquele menino já sabia cantar todos os louvores do Voz da Verdade, com os quais adorava a Jesus por sua cura.
Vitrine Gospel: E houve algum imprevisto engraçado durante os shows ou com a própria banda? Alguma curiosidade de bastidores?
Carlos Moysés: Estávamos em Araçatuba, interior de São Paulo, e cantávamos a última música daquele dia: "O céu". As meninas já estavam cansadas, mas queriam vibrar com a música, então resolveram tirar os sapatos. Enquanto cantavam e pulavam, minha esposa Liliani foi andando para trás e um prego a esperava! Ela pisou com tudo, mas não perdeu a pose, continuou pulando e gritando - só que dessa vez, era por causa da dor! E o mais engraçado é que as pessoas que assistiam, começaram a vibrar com seu desempenho! (risos)
Vitrine Gospel: Antes de entrar no novo projeto, todos querem saber da atual formação do grupo. A cantora Lydia Moisés continua no grupo ou segue apenas com a carreira solo? Haverá outras mudanças?
Carlos Moysés: A Lydia não está mais com a banda, pois seguiu com sua carreira solo. O grupo está assim: Daniel Moyses (bateria), Samuel Moyses (guitarra), Carlos Moyses (guitarra), André Nalesso (teclado), Ibsen Batista (contrabaixo), Eliel, Alexandre, Luis, Cido e Mário (metais), Tião, Fernando e Dunha (percussão) e Liliani Moyses, Elizabeth Moyses, Cristiane Moyses, Alberto Cufone, Carlos e Samuel Moyses, nas vozes. Já faz algum tempo que nos apresentamos com esta formação. O Pr. José Luiz (meu irmão), por estar dirigindo duas congregações do Ministério Voz da Verdade (Sorocaba e Alphaville) também não sai mais com a banda.
Vitrine Gospel: Agora sobre o novo projeto, o CD Heróis. Primeiro, porque esse título, e o que diz essa canção? Qual a mensagem a passar através desse novo álbum? Quais os compositores, e quem tomou a frente na produção? O estilo continua o mesmo, ou vem novidades por aí?
Carlos Moysés: A canção título “Heróis” fala dos desafios que enfrentamos desde nosso nascimento e dos obstáculos que só são superados pelos verdadeiros heróis. Este título vem reforçar o lema de nosso ministério “Mais que Vencedores” – Pois somos mais que vencedores em Cristo Jesus. É Ele quem nos dá forças para vencer! Neste CD são 12 canções: 11 são composições minhas e uma composição do Samuel, meu filho. Há músicas para todas as ocasiões, mas muitas delas falam de superar as dificuldades, levantar com Jesus e seguir para o alvo. É claro que cada pessoa se identifica com uma canção, e é exatamente isso que queremos: que Deus possa usar cada faixa para falar com cada um de uma forma especial, naquilo que está necessitando no momento. Quanto à produção do CD, na verdade, fica nas mãos da banda. Nos reunimos, vamos dando ideias, arranjando juntos as bases e os vocais. O maestro Edielson Aureliano é o responsável pelos arranjos de metais e cordas, o Samuel faz os solos de guitarra... Ou seja, é tudo distribuído entre nós. Há sempre algumas novidades em ritmos e estilos musicais, mas o estilo da Banda Voz da Verdade sempre foi exatamente essa diferença.
Vitrine Gospel: O disco já tem previsão de lançamento? E existe possibilidade de DVD do projeto?
Carlos Moysés: O CD Heróis já está saindo (disponível em 25/11/14), e o DVD será gravado no ano de 2015. Já estamos escolhendo data e local, e adianto que faremos a gravação em um evento com entrada franca, em que o Ministério arcará com todos os custos.
Vitrine Gospel: Agora vamos pra um ping-pong!
Sucesso: É muito bom quando você o domina ao invés de ser dominado.
Críticas: "Beijinho no ombro".
Fãs: Grande parte do sucesso. Na verdade, sem eles, o sucesso não existiria.
Um sonho: Mostrar para o Brasil que o Senhor desta nação é Jesus e não uma senhora.
Comida: Lentilha e macarrão.
Livro: A Quarta Dimensão.
Quais cantores Carlos Moysés ouve: Cresci ouvindo Beatles, Elvis, Bee Gees, música italiana, etc. Dentro do Evangelho gosto de ouvir todos que louvam com sinceridade.
Defeito: Ser explícito em tudo que faço. Não me escondo.
Qualidade: Gostar de fazer o outro feliz.
Gosto de: No âmbito físico, eu gosto de futebol. No espiritual, gosto de pregar a Palavra de Deus.
Não gosto de: Impunidade, violência e crente chato.
Carlos Moysés: Uma pessoa comum, mas que ama a Deus demais!
Voz da verdade: Fenômeno brasileiro que se estendeu para outras nações.
Vitrine Gospel: Ótimo! Muito obrigado por nos ceder essa entrevista e compartilhar suas histórias com a banda. Agora para finalizarmos deixe um recado para nossos leitores e aos admiradores do Ministério Voz da Verdade:
Carlos Moysés: Vou utilizar um trecho da primeira faixa do CD Heróis. A música se chama “Eu e Deus” e diz assim: “Somos um, somos um. Eu e Deus somos um”. A melhor coisa que existe é ter intimidade com o Senhor Jesus. Busque-O.
Vitrine Gospel
Entrevistado por: João Célio Martins