Olá, estamos de volta com a segunda parte da nossa postagem sobre Classificação Vocal. Hoje falaremos sobre as Mezzo-Sopranos e Contraltos. Este post promete ser um pouco polêmico pelo fato de colocarmos em questão muitas cantoras que pra maioria do público são consideradas Contraltos, ma veremos que por alguns fatos são Mezzo-Sopranos. Lembrem-se do fato mais importante: essa classificação não pode ser aplicada de forma tão arbitrária, porém, ajuda-nos a delinear um pouco sobre as características que devem ser analisadas em uma voz.
O termo mezzo-soprano é de origem italiana que significa literalmente meio-soprano. O que isso quer dizer? Seria uma espécie de 2º soprano? Não, não é bem assim. 2º soprano refere-se apenas a uma classificação-coral para divisões de vozes dentro da voz Soprano (o 1º soprano faz uma nota mais aguda, e o 2º faz uma nota mais grave, e só). Mezzo-Soprano é outro tipo de voz feminina. Geralmente, mezzo-sopranos têm a voz com o brilho da voz numa região mais grave que o soprano. Podemos ver o brilho da voz de uma mezzo-soprano quando vemos uma delas cantando uma determinada melodia e a voz simplesmente brilha, fica cristalina e penetrante. Mezzo-sopranos, geralmente tem o pescoço um pouco maior em espessura, a prega vocal é mais espessa que faz que sua voz seja mais escura. O tamanho da cabeça também é uma evidência de que possam ser mezzo-sopranos já que a cabeça é um dos principais locais de ressonância da voz. Ou seja, mulheres que tem o pescoço maior, o pescoço mais robusto, a prega vocal mais grossa, e a cabeça relativamente maior que um soprano, logo, cantará numa outra região de notas e seu brilho ocorrerá em outras notas.
Temos, como nos Sopranos, vários sub-divisões de Mezzo-Sopranos:
Mezzo-Soprano coloratura: geralmente, as mezzo-sopranos coloratura têm uma extensão vocal muito ampla. Atingem de notas como Ab2 até C5, logo podem ser confundidas como sopranos. O que as diferencia é exatamente o brilho da voz. A voz de uma soprano vai brilhar em notas agudas, e o mezzo-soprano em notas médias. Podemos citar mezzo-sopranos conhecidas do meio evangélico como Fernanda Brum, Soraya Moraes, Ludmila Ferber e fora dele, temos Rihanna, Lana del Rey, Miley Cyrus e no meio erudito teremos Cecília Bartoli, Malenna Ernman, Joyce Didonato.
Mezzo-soprano lírico: é um tipo de mezzo-soprano com um timbre mais arredondado, encorpado, com notas relativamente graves, médios com grande amplitude e agudos leves. Tende a ser um tipo de voz mais robusto e encorpado. Alguns tipos de mezzo-sopranos tem uma voz mais metálica, com notas bem agudas no registro do peito (o que é a maioria no meio evangélico), logo, temos muitos exemplos desse tipo de voz no meio evangélico, como Vanilda Bordieri, Elaine de Jesus, Eliane Silva, Nívea Soares, Rose Nascimento, Beatriz, Valquíria de Oliveira, Mariana Valadão; fora dele temos Adele, Amy Winehouse, Toni Braxton e no meio erudito temos Elina Garanca, Agnes Baltsa e Luciana Bueno.
Mezzo-sopranos dramático: É um tipo de mezzo-soprano que seria uma espécie de evolução do tipo lírico. São vozes potentes, com graves profundos, médios com amplitude e agudos metálicos, e esse tipo e voz além de raro, é mais perceptível a partir dos 40 anos, onde todo o aparelho vocal está plenamente desenvolvido. Podemos citar uma cantora evangélica que se aproxima desse tipo de voz a cantora Beatriz, e fora dele, teremos Olga Borodina, Elena Obratzova, Viorica Cortez e Mariana Pentcheva.
Contralto é a voz mais graves das vozes femininas e extremamente rara. Muitos das que hoje são nomeadas contraltos, são apenas mezzo-sopranos com alcance em notas graves. Um contralto genuíno, é facilmente encontrado em países onde o clima frio propicia a formação desse aparelho vocal. Ao contrário dos que as pessoas imaginam, não são as notas graves que irão definir se uma mulher é mezzo-soprano ou contralto, serão as notas agudas. O brilho de uma mezzo-soprano geralmente aparece entre o G3 até Eb4, e de uma contralto entre C3 até um Ab3. Abaixo daria um exemplo. Denyce Graves foi uma mezzo-soprano durante toda sua vida, mas com o decorrer da idade sua voz se desenvolveu até ser considerada um contralto. Peço que ignorem o contexto e se atenham à voz e boa apreciação !
Na próxima postagem, falaremos sobre Tenores. Até a próxima!
Vitrine Gospel
Por: Max Michel Alves