A música gospel brasileira começou a dar seus passos por volta do final dos anos 70 para os anos 80, com o então surgimento de alguns intérpretes e bandas como: Adhemar Campos, Asaph Borba, Shirley Carvalhaes, Mara Lima, Mattos Nascimento, J.Neto, Armando Filho, Voz da verdade e Grupo Logos. Poucos cantavam Rock por causa do grande preconceito da igreja na época, mas aos poucos bandas como Oficina G3, Katsbarnea e Fruto Sagrado começaram a conquistar o seu espaço alcançado jovens dentro e fora das igrejas. Aos poucos gravadoras evangélicas como a MK Music e a Line Records foram crescendo, se consolidando e conquistando o seu espaço no mercado.
Por muitos e muitos anos a música gospel brasileira enfrentou preconceito e sobrevivia no anonimato. As canções eram executadas nas igrejas e as vendas de produtos evangélicos eram limitadas as lojas específicas do ramo. Hoje em dia a história é bem diferente...
Nos anos 2000, com a música pentecostal em ascensão, umas das cantoras que conseguiu bastante destaque nas igrejas com suas canções foi Cassiane. Era o "auge" do seu ministério e o álbum "Com Muito Louvor" foi e é um fenômeno em vendas. Através desse álbum a cantora Cassiane se consagrou como uma das maiores cantoras pentecostais do país e desde então foi sucesso atrás de sucesso e até hoje suas músicas não saem do gosto popular.
Outros intérpretes bastante conhecidas na época eram Cristina Mel, Lauriete, Elaine de Jesus e Rose Nascimento, que tem suas canções entoadas nas igrejas até os dias de hoje, desde as mais antigas até as atuais.
Outro fenômeno da nossa música foi a ascensão do estilo louvor e adoração. Grupos como Diante do Trono e Renascer Praise começaram a conquistar o seu espaço. Álbum "Preciso de Ti" do ministério Diante do Trono é um dos álbuns mais vendidos da história da nossa música. Outro ministério de louvor que chegou com tudo foi Toque no altar. Foram muitos álbuns de sucesso! Canções como Deus de Promessas, Olha pra mim e Tua graça me basta invadiram as igrejas e as músicas pentecostais perderam um pouco o seu espaço.
Com o decorrer dos anos a música gospel rompeu as paredes do templo e tem alcançado diversas pessoas por todo o mundo. Artistas como Aline Barros, Cassiane, Diante do Trono e Fernanda Brum já conseguiam alguma notoriedade no meio secular, mesmo antes do "estouro" da música gospel, mas em 2007 desde que a novela Duas Caras exibida pela rede Globo contou com a música Recomeçar da cantora Aline Barros na sua trilha sonora, muitas portas se abriram e outros nomes começaram a surgir e ganhar seu espaço na vida dos evangélicos e até das pessoas não cristãs. Desde então, programas de TV tem a participação de evangélicos contando testemunhos, cantando, apresentando seus trabalhos e até contribuindo com a sua intelectualidade musical através de participações em quadros de calouros. Hoje as músicas evangélicas não se limitam apenas as igrejas, mas tocam nas rádios brasileiras, tanto as que trabalham com o segmento gospel, quanto as rádios seculares que abriram completamente as portas para esse "novo" tipo de música que tem conquistado cada vez mais o coração dos brasileiros.
Durante esse tempo outra canção que se destacou absurdamente foi a música "Faz o milagre em mim" do cantor Regis Danese. Talvez ninguém pudesse imaginar, mas uma letra tão singela, com um arranjo tão simples impactou o Brasil de uma ponta a outra. A canção chegou nas paradas de sucesso trazendo a música gospel a outro patamar. Ao todo o álbum "Compromisso" vendeu mais de 1 milhão de cópias, poucos álbuns conseguiram chegar a essa marca nacional, ainda mais quando se trata de um cantor que até então era pouco conhecido entre tantos "artistas" presentes na nossa música há muito tempo.
Outra canção que merece o nosso destaque, porque estourou nas igrejas e ganhou várias versões foi a canção "Sabor de Mel". A música grudou como chiclete na cabeça do público, principalmente os pentecostais. A mensagem que hoje é bastante copiada, era nova e causou um grande impacto. Apartir daí os irmãos começaram a imaginar a provação como uma escada para o sucesso, afinal o sofrimento não é eterno, Deus sempre nos reserva surpresas e vitórias lá na frente. A cantora Damares que para muitos era "anônima", se destacou como uma das maiores cantoras pentecostais do país e até hoje é uma cantora muito prestigiada e solicitada para cultos, shows e congressos pelo Brasil e pelo mundo.
Com o retorno financeiro comprovado, a música gospel começou a atrair muita gente, principalmente os empresários do mercado fonográfico. Sabemos que a música secular enfrenta vários problemas por causa da pirataria e dos downloads ilegais da internet, porém com a música gospel é diferente. Nós evangélicos preferimos adquirir produtos originais, ainda mais por causa da fé que professamos. Pirataria é crime e com certeza a maioria dos evangélicos prefere ficar longe desse pecado (Risos), é claro que sempre haverá alguém pirateando, porque não somos todos perfeitos, mesmo assim, graças a Deus, a maioria prefere colaborar com o trabalho do cantor e contribuir para o crescimento da obra de Deus.
Diante desse crescimento, algumas gravadoras seculares começaram a se interessar pela música gospel, entre elas destacamos a Sony Music que foi a grande promessa de 2010. Hoje em dia a Sony tem em seu casting grandes nomes e os maiores da música pentecostal brasileira. Cantoras como Cassiane, Shirley Carvalhaes, Elaine de Jesus, Damares e Eliane Silva fazem part do casting e isso com certeza deve ter rendido bastante. Só com o álbum Diamante a cantora Damares vendeu mais de 400 mil cópias, imagina o restante!
A gravadora Som Livre também lançou seu selo gospel e tem em seu casting alguns nomes bastante conhecidos como Ludmila Ferber, Diante do Trono e Fernandinho.
A música gospel é denominado por muitos como um estilo de vários estilos, ou seja, assim como existe Rock, Funk, Pagode e Axé, existe a música gospel, mas a música gospel também pode ser em ritmo de rock, funk ou axé, entenderam? Espero que sim.
Hoje em dia existe música evangélica em todos os estilos, o antigo forró ou música de fogo presente nas igrejas Assembléias de Deus por exemplo, hoje dão lugar a um pentecostal mais moderno, o pop pentecostal. O Funk faz parte das "baladas" e "festinhas" entre jovens e adolescentes evangélicos, o sertanejo universitário assim como na música secular tem crescido absurdamente, já existem várias bandas de pagode gospel e com isso a nossa música tem evoluído e conquistado pessoas de várias classes sociais e gostos musicais diferentes. De uma forma ou de outra a palavra tem sido pregada através dessas canções.
Novos artistas tem surgido aos poucos e os cantores independentes também estão conquistando seu espaço dentro da sua região e até mesmo pelo país. Grandes eventos evangélicos tem sido montados pelo Brasil, como o Festival Promessas promovido pela GEO eventos em parceria com a Rede Globo. Os nossos artistas são premiados anualmente pelo troféu Promessas e até mesmo pelo Grammy Latino, um evento internacional. Recentemente a cantora Ana Paula Valadão foi considerada uma dos 100 maiores brasileiros de todos os tempos por uma pesquisa feita pelo SBT em parceria com o público.
A televisão tem aberto portas para os servos de Deus levarem a sua música as pessoas e tudo isso tem sido bastante gratificante para aqueles que tanto lutaram e lutam até hoje pela expansão da palavra de Deus.
Assim como a música gospel cresceu, o público também se tornou cada vez mais exigente. A produção de um álbum é comentada, as canções não são apenas ouvidas, mas são analisadas, desde o toque da guitarra ao som do backing vocal.
Existem vários produtores requisitados no mercado, quando a preferência de um fã é contrariada pelo seu cantor favorito, sempre acaba gerando polêmicas, críticas destrutivas, comentários sem fundamento e na maioria das vezes sem nem se quer ter ouvido um acorde do novo projeto. Poderíamos chamar isso de conclusão precipitada.
Os cantores deixaram de ser considerados levitas e são considerados ídolos pelos seus fãs. Muitos deles são aclamados, causando lágrimas de histeria e gritos: - Eu te amo! Eu sou seu fã, você pode me dar um autógrafo?
A arte gráfica do álbum também é um dos fatores mais discutidos, claro que nenhum consumidor gostará de comprar um produto sem qualidade de fotos, sem uma boa arte ou sem nenhuma coisa que o motive a comprar o produto, mas existem exageros, críticas ofensivas, que podem ser relevadas, afinal nem tudo é perfeito, se o cantor errou nesse projeto, acerta no outro!
Diante de todas as épocas citadas muita gente conseguiu se destacar nos seus grupos e fazer um bom trabalho solo: Nívea Soares, Mariana e André Valadão que são derivados do grupo Diante do Trono mantém seus ministérios solos firmes e consolidados.
Davi Sacer permanece na mídia com seu ministério solo, após a sua saída do ministério Toque no altar e continua na mesma base de sucesso.
Outro exemplo é o cantor PG que por algum motivo deixou a banda Oficina G3, mas permanece com seu ministério solo e já possui 3 CDs gravados pela MK music.
Alguns ministérios chegaram ao fim, como é o exemplo do grupo Voices que encantou gerações! As cantoras lançaram 10 álbuns inéditos, fora as coletâneas e 2 DVDs sendo eles "Voices - Por toda Vida" e "Voices - Acústico". Em 2012 o grupo chegou ao fim, após o lançamento do último álbum chamado "Para Sempre". Outra grande perca foi a cantora Denise Cerqueira que faleceu em 15 de novembro de 1999 quando estava no auge do seu ministério, deixando muitas saudades!
Vários cantores surgiram, são muitos mesmo! Desde os renomados até os independentes, que saíram do anonimato e estão conquistando o Brasil como a cantora Vanilda Bordieri que assinou o contrato com a gravadora Aliança e é uma das cantoras pentecostais mais amadas no momento, ainda mais com o crescimento do seu programa da web Fofocantora, onde a cantora entrevista vários cantores e pessoas relacionadas com a igreja.
Nossa música possui grandes intérpretes, cantores com um voz magnífica e repleta de técnicas incríveis. Um desses intérpretes se chama Leonardo Gonçalves, o cantor descendente de judeu e membro da igreja Adventista do sétimo dia ficou conhecido pela música Getsêmani e é considerado um dos maiores cantores da música gospel brasileira independente do estilo musical. Outro fenômeno da música gospel atual é o cantor Thalles Roberto que conquistou o Brasil com a sua originalidade. O cantor Jotta A, também tem se destacado bastante. Em 2011 cantor foi o campeão do quadro Jovens Talentos do Programa Raul Gil, que como já havia sido dito aqui no blog é um dos programas que mais tem aberto as portas para o nosso povo.
A igreja evangélica conquistou bastante o seu espaço no nosso país. Não só a nossa música, mas a nossa literatura também tem se desenvolvido bastante. Grandes escritores tem deixado seu legado e a sua colaboração para a propagação do evangelho de Cristo no nosso país. Fazendo todo esse release, que não minha visão ainda está incompleto, é perceptível o quanto a nossa música evoluiu e o quanto ainda tende a evoluir. Muitos cantores citados na matéria, principalmente os citados no início, devem ter enfrentado muito preconceito e algumas dificuldades para ver o seu trabalho crescer e a palavra de Deus ser divulgada de uma forma tão gostosa que é a música. Parabéns a esses servos que não desistiram e hoje com certeza fazem parte de um time de vencedores!
Espero que tenham gostado!
Vitrine Gospel
Postado por: Daniel Nadje
Twitter: @DanielNadje