
E é super
interessante percebermos não só na inovação da produção musical do trabalho,
mas também repararmos que o timbre de voz de Junior Luz é um timbre que tem ganhado espaço no meio gospel:
barítono. Sim, para aqueles homens que pensam que sua voz é grave demais para
ser comercializada, este trabalho vem para provar o contrário, assim como
Leandro Borges. Percebe-se a naturalidade com que a voz de Junior se desenvolve
em suas músicas.
A capa, na
minha opinião, ficou um pouco desconexa com a mensagem que traz as canções, de
uma forma em geral. Achei as cores um pouco tediosas, o que é legal é a escolha
do terno para quebrar um pouco essa sensação.
Bem, vamos
partir para as canções, pois aposto que estão ansiosos, assim como eu, para
vermos o que elas nos revelam.
A primeira
canção, VEM ESPÍRITO DE DEUS, com
composição de Moisés Cleyton, traz um ritmo mais lento, porém marcante. Fala
sobre o desejo que devemos ter em entregar nossa vida diante de Deus. Começa
com a apresentação do tema pelo back vocal e a voz de Junior. O teclado traz
uma linha melódica secundária, incrementando a idéia da música. O back vocal é
responsável a dar a densidade que a música pede, e a guitarra traz o
preenchimento que faltava.
A segunda
faixa, ORAÇÃO DE DAVI, começa com a
combinação de violão e violinos, a base harmônica se mantém, e a introdução da
música vai se enredando. É um hino de adoração com uma letra bem simples e
direta, e vemos este formato de composição em alguns hinos que Vanilda Bordieri
compõe. Vemos claramente o refrão dividido em 2 a 3 partes proporcionalmente,
com uma conclusão na quarta parte. Temos um solo de violão no interlúdio com
arranjos dos violinos, e a idéia de resolve num acorde marcado pelo teclado.
A MULHER CANANÉIA é a terceira faixa do cd, que é a
música destaque, escrita por Jeann e Junior, começa como aquelas músicas em tom
menor que trazem sempre um conteúdo musical bem marcante, como Fidelidade de
Daniele Cristina, o que encontramos freqüentemente nos arranjos de Elaine de
Jesus também. A música conta a história da mulher que buscou o socorro do
Senhor, e o encontrou (Marcos 7. 25-30) e convida o ouvinte a adorar como
aquela mulher para obter a vitória. O refrão é preenchido por belos arranjos
dos violinos e o back vocal assume um papel menos decisivo na música. Uma bela
canção.
Não
podíamos esperar menos do que isso do hino-tema do cd. ADORADOR IMPLACÁVEL, a letra de Roberto Carlos Leite, sem dúvida
foi muito bem escrita, o que eu acho que deixou a desejar um pouco foi a batida
rítmica que essa canção teve. Com uma letra dessa, esperava algo menos
enjoativo, e mais brilhante. Mas, paciência, nem tudo são espinhos. O refrão é
bem forte, tanto musicalmente quanto espiritualmente, e traz o auge da música.
O interlúdio é bem trabalhado com a guitarra e os violinos, o baixo explorando
a região média nesse trecho deu um diferencial para a canção.
Até aqui
estava achando a bateria usada no cd um pouco monótona, até chegar nesta
canção, onde ela dá a rebusca por uma chamada ao tema, que é o título do hino MARCHAR E ADORAR, de Vânia Santos, que
já compôs para cantoras como Jozyanne, Gladslayne e até Cassiane. A música
possui um tema mais andante para dar
conta da quantidade de palavras que ela tem. Traz modulações e arranjo com os
violinos em andamento mais ligeiro. É um hino genuinamente pentecostal.
INTACTO INATINGÍVEL é a a sexta faixa do cd. É um hino
que busca trazer para o ouvinte a mensagem de que o crente é vitorioso e não
pode ser atingido por dados inimigos, porque somos protegidos por Deus, e é
bastante previsível, devido à presença do saxofone alto e do encadeamento de
acordes, ou seja, um hino relativamente fácil de ser tocado. Sem muitas
surpresas. Ah é, a letra é de Roberto Carlos Leite.
Ao ouvir
esse hino, me remeteu à levada de Daniel e Samuel, pela presença de duo de
violões, e Junior canta numa região relativamente mais grave, inicialmente.
Daí, surge lá pelos 01:16, temos uma mudança rítmica, de acordes, ou seja,
mudamos a fórmula rítmica, mudamos a mensagem, o instrumento que usamos para
transmiti-la. Com letra de Eleázer Souza, NÃO
FALEI EM VÃO, é uma letra muito bonita. O hino se desenvolve muito bem até
sua última, quando sinto que ele se conclui incompleto, digo, quanto à letra.
Mas, belo resultado, enfim.
CHEGA, com letra de Roberto Carlos Leite,
é mais uma das canções que traz a monótona bateria, mas em geral, os outros
elementos contribuem para compor uma canção interessante, e os violinos
encaminham a resolução harmônica da música para um interlúdio provocativo da guitarra,
e traz à tona todo o gás que Junior causa com a colocação da voz. Por fim,
temos uma bela canção, que inicialmente, não aparenta ser tão grandiosa quanto
as outras do cd, mas que acaba surpreendo.
A penúltima
faixa começa num registro da voz de Junior mais grave, crescendo pouco a pouco,
em intensidade e em linha melódica para uma região mais aguda, e termina
encadeando a música para um refrão até bonito, mas a melodia não muito
interessante. Aqui em É GARANTIDO
temos o oposto, a musicalidade da canção é bastante interessante, porém a letra
de Roberto Carlos Leite já não
contribuiu muito para o perfil desenhado para a música. Mas é uma canção que
posso afirmar ser bastante acessível para aqueles homens que desejam louvar a
Deus, sem precisar alterar o tom dos hinos de Marquinhos Gomes, ou William
Nascimento. Junior Luz traz essa vantagem, sua voz é puramente agradável e
bastante interessante e percebe-se a naturalidade em que ele canta.
E o cd
fecha com EU E ELE, uma canção
bastante pessoal, porque revela nosso relacionamento com Deus, e traz uma
serenidade legal que o tema pede, chega a ser bastante simples, mas elegante. O
violão traz um ar de caseiro, o que talvez produziria um caráter mais amador, o
que não acontece aqui. É também num
região mais médio-agudo, o que a torna também uma canção bastante acessível
para cantores iniciantes. A letra é de Roberto Carlos Leite.
Fico feliz
de poder assistir uma mudança no quadro da música gospel, que está trazendo
trabalhos como o de Junior Luz, genuínos, verdadeiros, mais pessoais e menos
comerciais. Digo porque, o que gosto de ver é que os cantores possam estar
felizes com o trabalho que vêm sendo realizado por eles. E a voz de Junior Luz,
como já disse anteriormente ser uma voz bastante acessível, traz uma pureza
técnica, ou seja, sem muitos vícios estereotipados que a indústria produz em
que ouve sua produção. Sua voz está exatamente trabalhada para a cara da
proposta do cd. É isso ai, espero terem gostado de me acompanhar nessa análise,
e espero vocês na próxima.
Por Max Michel.
@MaxMichelFritz
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