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quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Análise “ Adorador implacável” Júnior Luz



Paz e graça, vim aqui hoje pra a gente ouvir e analisar juntos o primeiro cd do cantor Junior Luz, “ADORADOR IMPLACÁVEL”. Confesso estar feliz de poder comentar sobre este trabalho, já que ouvindo ele, me agradou bastante. Traz algumas referências que se perderam em outros trabalhos de cantores renomados. A produção executiva é de Vilson Kruger, e conta com uma disposição instrumental básica de gravação, com a novidade na Guitarra Stell, usada em músicas com uma pegada havaiana. O produtor musical Luiz Fernando (Luizinho) soube trazer inovação não apenas nos arranjos mas também na instrumentação. É isso aí. É preciso inovar.

E é super interessante percebermos não só na inovação da produção musical do trabalho, mas também repararmos que o timbre de voz de Junior Luz é um timbre que tem ganhado espaço no meio gospel: barítono. Sim, para aqueles homens que pensam que sua voz é grave demais para ser comercializada, este trabalho vem para provar o contrário, assim como Leandro Borges. Percebe-se a naturalidade com que a voz de Junior se desenvolve em suas músicas.
A capa, na minha opinião, ficou um pouco desconexa com a mensagem que traz as canções, de uma forma em geral. Achei as cores um pouco tediosas, o que é legal é a escolha do terno para quebrar um pouco essa sensação.

Bem, vamos partir para as canções, pois aposto que estão ansiosos, assim como eu, para vermos o que elas nos revelam.
A primeira canção, VEM ESPÍRITO DE DEUS, com composição de Moisés Cleyton, traz um ritmo mais lento, porém marcante. Fala sobre o desejo que devemos ter em entregar nossa vida diante de Deus. Começa com a apresentação do tema pelo back vocal e a voz de Junior. O teclado traz uma linha melódica secundária, incrementando a idéia da música. O back vocal é responsável a dar a densidade que a música pede, e a guitarra traz o preenchimento que faltava.

A segunda faixa, ORAÇÃO DE DAVI, começa com a combinação de violão e violinos, a base harmônica se mantém, e a introdução da música vai se enredando. É um hino de adoração com uma letra bem simples e direta, e vemos este formato de composição em alguns hinos que Vanilda Bordieri compõe. Vemos claramente o refrão dividido em 2 a 3 partes proporcionalmente, com uma conclusão na quarta parte. Temos um solo de violão no interlúdio com arranjos dos violinos, e a idéia de resolve num acorde marcado pelo teclado.

A MULHER CANANÉIA é a terceira faixa do cd, que é a música destaque, escrita por Jeann e Junior, começa como aquelas músicas em tom menor que trazem sempre um conteúdo musical bem marcante, como Fidelidade de Daniele Cristina, o que encontramos freqüentemente nos arranjos de Elaine de Jesus também. A música conta a história da mulher que buscou o socorro do Senhor, e o encontrou (Marcos 7. 25-30) e convida o ouvinte a adorar como aquela mulher para obter a vitória. O refrão é preenchido por belos arranjos dos violinos e o back vocal assume um papel menos decisivo na música. Uma bela canção.

Não podíamos esperar menos do que isso do hino-tema do cd. ADORADOR IMPLACÁVEL, a letra de Roberto Carlos Leite, sem dúvida foi muito bem escrita, o que eu acho que deixou a desejar um pouco foi a batida rítmica que essa canção teve. Com uma letra dessa, esperava algo menos enjoativo, e mais brilhante. Mas, paciência, nem tudo são espinhos. O refrão é bem forte, tanto musicalmente quanto espiritualmente, e traz o auge da música. O interlúdio é bem trabalhado com a guitarra e os violinos, o baixo explorando a região média nesse trecho deu um diferencial para a canção.

Até aqui estava achando a bateria usada no cd um pouco monótona, até chegar nesta canção, onde ela dá a rebusca por uma chamada ao tema, que é o título do hino MARCHAR E ADORAR, de Vânia Santos, que já compôs para cantoras como Jozyanne, Gladslayne e até Cassiane. A música possui um tema mais andante para dar conta da quantidade de palavras que ela tem. Traz modulações e arranjo com os violinos em andamento mais ligeiro. É um hino genuinamente pentecostal.

INTACTO INATINGÍVEL é a a sexta faixa do cd. É um hino que busca trazer para o ouvinte a mensagem de que o crente é vitorioso e não pode ser atingido por dados inimigos, porque somos protegidos por Deus, e é bastante previsível, devido à presença do saxofone alto e do encadeamento de acordes, ou seja, um hino relativamente fácil de ser tocado. Sem muitas surpresas. Ah é, a letra é de Roberto Carlos Leite.

Ao ouvir esse hino, me remeteu à levada de Daniel e Samuel, pela presença de duo de violões, e Junior canta numa região relativamente mais grave, inicialmente. Daí, surge lá pelos 01:16, temos uma mudança rítmica, de acordes, ou seja, mudamos a fórmula rítmica, mudamos a mensagem, o instrumento que usamos para transmiti-la. Com letra de Eleázer Souza, NÃO FALEI EM VÃO, é uma letra muito bonita. O hino se desenvolve muito bem até sua última, quando sinto que ele se conclui incompleto, digo, quanto à letra. Mas, belo resultado, enfim.

CHEGA, com letra de Roberto Carlos Leite, é mais uma das canções que traz a monótona bateria, mas em geral, os outros elementos contribuem para compor uma canção interessante, e os violinos encaminham a resolução harmônica da música para um interlúdio provocativo da guitarra, e traz à tona todo o gás que Junior causa com a colocação da voz. Por fim, temos uma bela canção, que inicialmente, não aparenta ser tão grandiosa quanto as outras do cd, mas que acaba surpreendo.

A penúltima faixa começa num registro da voz de Junior mais grave, crescendo pouco a pouco, em intensidade e em linha melódica para uma região mais aguda, e termina encadeando a música para um refrão até bonito, mas a melodia não muito interessante. Aqui em É GARANTIDO temos o oposto, a musicalidade da canção é bastante interessante, porém a letra de Roberto Carlos Leite  já não contribuiu muito para o perfil desenhado para a música. Mas é uma canção que posso afirmar ser bastante acessível para aqueles homens que desejam louvar a Deus, sem precisar alterar o tom dos hinos de Marquinhos Gomes, ou William Nascimento. Junior Luz traz essa vantagem, sua voz é puramente agradável e bastante interessante e percebe-se a naturalidade em que ele canta.

E o cd fecha com EU E ELE, uma canção bastante pessoal, porque revela nosso relacionamento com Deus, e traz uma serenidade legal que o tema pede, chega a ser bastante simples, mas elegante. O violão traz um ar de caseiro, o que talvez produziria um caráter mais amador, o que não acontece aqui. É  também num região mais médio-agudo, o que a torna também uma canção bastante acessível para cantores iniciantes. A letra é de Roberto Carlos Leite.

Fico feliz de poder assistir uma mudança no quadro da música gospel, que está trazendo trabalhos como o de Junior Luz, genuínos, verdadeiros, mais pessoais e menos comerciais. Digo porque, o que gosto de ver é que os cantores possam estar felizes com o trabalho que vêm sendo realizado por eles. E a voz de Junior Luz, como já disse anteriormente ser uma voz bastante acessível, traz uma pureza técnica, ou seja, sem muitos vícios estereotipados que a indústria produz em que ouve sua produção. Sua voz está exatamente trabalhada para a cara da proposta do cd. É isso ai, espero terem gostado de me acompanhar nessa análise, e espero vocês na próxima.

Por Max Michel.
@MaxMichelFritz

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