Com maiores diversificações, a música gospel já é o segundo gênero mais vendido no país, ouvida por até quem não é evangélico.
Anteriormente, a imagem da música religiosa produzidas pelas dominações era vista como interpretações de homens e mulheres com vozes potentes e tão exageradas que nos faziam pensar até que Deus era surdo, e esse seria o motivo de muito Brulho gerado por irmãos bem alinhados, e irmãs de saias longas com seus cabelos muito bem presos.
Porém, o cenário mudou-se imensamente desde o fim da década de 50, quando só o que se ouvia eram as vozes empostadas e os arranjos morosos do Pastor Luzi de Carvalhos ( nos seus limites , um renovador: Introduziu o violão nas músicas gospel brasileiras).
Já em duas décadas, as versões em português de hinos americanos cederam lugar a composição das próprias estrelas nacionais. E, embora "gospel" seja o nome de origem americana que diz respeito a um tipo específico de canto coral em igrejas, já no Brasil é um termo amplo sob o qual se abriga os variados gêneros como : Rock, samba, soul , hipo-hop até a axé music entre outros.
As referências da música Gospel tem ganhado repercussões que extrapolam o público fiel, ocupando espaços antes reservados a músicas seculares. Com tudo isso, são convidados a irem em programas tais como Raul Gil, Eliana, e Xuxa. Faturaram até um especial na globo- Promessas , Registros de Shows que ganharam até três edições como já havíamos postado no blog anteriormente.
Sim! O GOSPEL SALVA: Tornou-se uma das maiores esperanças para a recuperação da claudicante indústria fonográfica. É hoje o segundo gênero mais consumido do país, ficando apenas atrás do sertanejo, e sofre menos com a pirataria.
Aline Barros, hoje referência e preferência de muitos fiéis do segmento Gospel, é uma das responsáveis pela entrada da gênero no meio secular, que ainda nos anos 90 se tornou figura fácil de programas de auditórios, em especial o da Xuxa. Excelente Intérprete, Aline fez muito para dissipar o talvez preconceito que os não evangélicos tinham em relação a músicas gospel.
Há quatro anos surgiu um ex integrante da banda só pra contrariar que fez com que todas os evangélicos e não-evangélicos, de criança a idoso cantassem o seu maior single "Faz um milagre em mim" , canção está que também é responsável por consagrar seu interprete Regis Danese e desencadear o sistema das rádios não evangélicas do país.
A Letra trazia referências a uma passagem com figuras bíblicas, mensagem do evangelho de São Lucas.
Melodia Simples, e refrão pegajoso também foram a garantia do seu sucesso.
Temas religiosos, vem ganhando matizes na nova musica gospel . Antes era muito comum que os cantores interpretassem canções aonde imploravam-se ao Senhor, muitas vezes com Canções derramadas.
"Jeová é Deus tremendo/ faz machado flutuar/ ele ressuscita mortos/ faz o cego enxergar" Pregoava Shirley Carvalhaes em 1999, Letras como essa tomaram o espaço e chegaram-se a dividir o Gênero Gospel em Categoria Louvor e Adoração, e Pentecostal, aonde a categoria pentecostal obteve bravamente postura e formato, e hoje, a liderança do gênero no brasil. Querendo ou não, a categoria pentecostal do gênero gospel passou a dividir-se para o que seria o retorno de uma nova categoria, ou a formação de uma nova mais conhecida como Pop/Pentecostal aonde grandes referências da música pentecostal se inclinaram para este novo ritmo. Bruna Karla foi uma das que entrou no ritmo e se deu muito bem, seu lançamento intitulado como Advogado Fiel foi um fenômeno de vendas , foram 350 mil cópias vendidas.
Mesmo com todo o avanço da musica Gospel, e o seu super faturamento, e a oportunidade de gravadoras como Som Livre e Sony Music que abriram espaços e criaram departamentos exclusivos para incluir artistas do gênero em seus castings poderosos , ainda é visível a triste resistência e obstáculos que estão no caminho por exemplo: Rádios comerciais em geral ignoram o grosso da produção musical, filmes e novelas pouco incluem as canções em suas trilhas sonoras, e críticos e maus ouvintes desfazem e agridem as mensagem declaradas nas canções.
Porém Deus é Fiel, e a sua música é renovada a cada geração.
Baseado em: Revista Veja- São Paulo SP
Data :23/05/12
Editoria: Música
Página: 108 a 110