|
|
15. 1-3 “Eu sou a Videira Verdadeira, e meu Pai é o Agricultor. Ele retira de mim todo ramo que não produz uvas. Já o que produz ele poda para que produza ainda mais. “Vocês já estão podados pela mensagem que comuniquei.
4- “Vivam em mim. Venham morar em mim, como eu moro em vocês. Assim como o ramo não pode produzir uvas por si mesmo, mas apenas se estiver unido à videira, vocês não podem produzir frutos se não estiverem unidos a mim.
5-8 "Eu sou a Videira, vocês são os ramos. Quando vocês estiverem unidos a mim e eu a vocês, num relacionamento intimo e orgânico, não imaginam que colheita terão. Separados, vocês nada podem produzir. Qualquer um que se separa de mim é um ramo morto, que é apanhado e jogado na fogueira. Mas, se vocês estão em mim e minhas palavras estão em vocês, estejam certos de que suas petições serão atendidas. É desta maneira que meu Pai demonstra quem ele é: quando vocês produzem frutos, quando demonstram maturidade como meus discípulos.
|
|
| 9-11 "Saibam que eu os amei como meu Pai me ama. Permaneçam no meu amor. Se guardarem meus mandamentos, vão se sentir absolutamente em casa no meu amor. É o que tenho feito: guardado os mandamentos do meu Pai e permanecido no seu amor. “Estou dizendo essas coisas com um propósito: que minha alegria seja a alegria de vocês, e que a alegria de vocês amadureça.Lindo texto, não é ? Podemos encontrar, talvez, várias aplicações para esse texto, mas queremos apenas nos concentrar apenas no sentido exato às palavras de Jesus, buscando compreender através de suas palavras o que ele quer que aprendamos hoje como seus amigos. Por vezes ouvimos que a videira é o nosso ministério, o nosso pastor, nosso líder de célula ou de grupo de louvor, e nós somos os ramos, seus pequenos ramos, alguns mais finos, outros mais grossos, alguns fracos, alguns resistentes. Bem, não é essa interpretação que o Senhor quer que entendamos. Ele é bem claro ao dizer "Eu sou a Videira Verdadeira" , logo, não é possível existir outro jeito de produzir sem estar ligado, enxertado, comunicado com Ele. Jesus é a Videira e o Pai é o Agricultor, o que ARRANCA ou PODA os ramos. Sim, isso mesmo ! Existem, infelizmente, muitos ramos que já foram arrancados pelas mãos do Pai e que vivem a ilusão de estar produzindo para o Reino. É bem verdade que nos nossos dias a palavra fruto é usada para significar produção, afazeres, conquistas, plantio e colheita, porém, veremos que não é bem isso que Jesus quer dizer. Jesus afirma que se as suas palavras estiverem em nós, sem dúvida alguma, produziremos frutos. E qual foi a maior mensagem que Ele nos deixou ? Ele cita no versículo 12: "amem uns aos outros como eu amei vocês."
Bem, diante disso, precisamos saber mais sobre esses frutos. Que frutos são esses ? Paulo em Gálatas 5. 22 nos diz quais são: Caridade ("afeição pelos outros"), Gozo ("uma vida cheia de exuberância"), Paz ("serenidade"), Longanimidade ("disposição de comemorar a vida"), Benignidade ("senso de compaixão no íntimo"), Bondade, Fé, Mansidão, Temperança. São esses.
Percebe que todos esses frutos dependem e são gerados a partir do amor ? Por isso que Jesus fala que é dessa maneira que demonstramos ser discípulos dele. Mas ter afeição pelos outros, ser uma pessoa serena, disposição de comemorar a vida, mesmo diante de todas as frustrações e tristezas dessa vida ? Isso parece ser uma missão muito difícil, e realmente o é se você pretende fazê-la sozinho. Jesus nos consola dizendo que, assim como o ramo não pode produzir frutos sem não estiver na videira, assim somos nós que, se não estivermos conectados a essa Cristo jamais conseguiremos produzir frutos. Bem, seria mais fácil e cômodo para muitos depois de saber sobre esses frutos, apenas ir lá visitar a igreja ou doar uma cesta básica todo mês, achando que são ações como essas que geram frutos. Essa ligação com Cristo é um relacionamento muito mais profundo do que ações de solidariedade. Mas há uma condição: só garantimos o privilégio de estar ligados à videira se dermos frutos, se não, o ramo que dá fruto é arrancado pelo Pai. Isso mesmo ! Aqui, Jesus diz que é esse o segredo da vida eterna, produzir esses frutos de amor, e sem essa de viver em ações de legalismo judaico, como se seguir regras de conduta e sacrifícios tolos nos garantem o céu! O ramo que não der esses frutos de amor será arrancado. E o que acontece com o ramo que, graças a Deus, dá seus frutos. Ele é podado. Tá vendo, até pra quem está produzindo tem um porquê. Nós somos podados, limpados para que possamos dar mais frutos, por isso ele nos arranca as folhas, limpa aqui e ali, porque assim geramos mais bênçãos e frutos de amor.
Este é o tempo da Graça de Deus, o tempo em que já não seguimos a Lei de Moisés, abandonamos porque Cristo se sujeitou a segui-la para nos dar o direito de estar ligados a Ele pelo seu sacrifício na cruz.
Bem, galera, gerar frutos não consiste em contar quantas vezes você jejuou, ou pregou a palavra, ou mesmo deu a oferta, mas sim, quantas vidas foram amadas de verdade por você e quantas foram transformadas pela sua vida.
Que o Senhor nos ensine todos os dias a como produzir mais frutos porque já é claro depois dessa palavra que sozinhos não podemos, mas o amor Dele nos ensina todos os dias a frutificar em amor e graça a todos.
Fiquem com Deus, gente. |