quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ANÁLISE: Eyshila - "JESUS, O BRASIL TE ADORA"


Análise “JESUS, O BRASIL TE ADORA” – Eyshila


Depois de quase 16 anos na MK Music, onde iniciou sua carreira, Eyshila está de casa nova. Depois do sucesso “Sonhos Não Tem Fim”, ela sai de sua antiga gravadora para somar ao time da Central Gospel Music. A cantora tem em sua bagagem milhões de cópias de cd’s vendidos, sem contar o cd de dupla com Fernanda Brum – “Amigas” e Voices. Além disso, canções marcantes como “Tira-Me do Vale”, “Deus proverá”, “Posso Clamar”, “Terremoto”, “Nada pode calar um Adorador” e a mais entoada até hoje em todas as igrejas, “Fiel a mim”, faz parte do seu rico repertório, onde muitas das canções de seus cd’s são compostas pela própria Eyshila. Uma verdadeira “poetiza do Senhor”.
E para comemorar sua chegada a gravadora, ela acaba de lançar seu mais novo cd. “JESUS, O BRASIL TE ADORA”, é o título de mais uma “obra de arte” que contém canções que falam de cura para o nosso Brasil, para o lar e família.

“JESUS, O BRASIL TE ADORA”, foi produzido por Emerson Pinheiro e conta com participações especiais como: Jozyanne, Pregador Luo, Verônica e Davi Sacer que abrilhantaram o cd e também ainda a participação de Raquel Mello no backing.

A capa ficou por conta da “Quartel Design”, que neste ano de 2012 fechou grandes parcerias, entre elas, com a amiga de Eyshila, Fernanda Brum e com Eyshila, Quartel não decepcionou. A capa ficou show de bola, arrisco-me dizer que é a mais bonita da carreira da cantora. O fundo verde, o vestido amarelo, a tinta amarela dando ideia de que é parte do vestido dela se mexendo, fazendo alusão à bandeira do Brasil, ficou muito criativo. Nota 1000.

No repertório, Eyshila, mais uma vez trouxe variedade, inovação e um estilo que agrada a todos.

Abrindo o cd muito bem no estilo “samba-rock” temos a canção “JESUS, O BRASIL QUER TE ADORAR”. É... Chora cuíca, vamos celebrar e profetizar que só o SENHOR É DEUS (I Reis 18:39) no nosso país. Num estilo contagiante, cairia perfeito como trilha sonora em algum filme brasileiro. Esta música de celebração quem assina é a própria cantora. “Vam’bora minha geeeente”, e cantemos com a Eyshila que o Brasil quer adorar ao Rei. Destaque para os metais nesta canção.

Num ritmo dançante, “GERAÇÃO QUE DANÇA” vem na 2ª faixa do cd dando continuação a parte de celebração do cd. Destaque para o vocal e os melismas da cantora. Regravação de Matt Redman, o mesmo que compôs “Nunca Me Deixou”, sucesso do cd anterior de Eyshila. “GERAÇÃO QUE DANÇA” ganhou inclusive, uma faixa exclusiva em inglês neste cd. (Vide 13ª faixa)


Com uma bela introdução de piano e cordas, “PROFETIZA” é a 3ª faixa do disco que fala sobre profetizarmos em qualquer circunstância em nossas vidas. Nesta canção temos a cantora fazendo a 2ª voz na primeira estrofe, dando um brilho a mais na música. Destaque para o vocal. Canção assinada mais uma vez pela própria cantora.

Arrependimento, a 4ª faixa fala sobre isso. Em uma forma de oração cantada, Eyshila compõe mais uma canção do disco, “EU ME ARREPENDO”, esta canção que vem num estilo mais de quebrantamento fala sobre o arrependimento em diversas situações que criamos ou enfrentamos. Destaque nesta canção é que ela mesclou esta música com o hino 15 da Harpa Cristã (HC): “Foi na cruz, foi na cruz, onde um dia eu vi meus pecados castigados em Jesus...”. Outra coisa legal também já quase no final, são as vozes orando pedindo perdão ao Senhor.

Com uma introdução de viola, JESUS, vem na 5ª faixa e traz a participação especial de Jozyanne. Uma canção bem calma, num estilo de adoração mais intima, num ritmo que lembra muito música do campo. Bela canção, mais uma poesia do cd, desta vez assinada por Nani Azevedo, amigo e colega de casting da cantora.

“JEOVÁ RAFÁ, CURA AS FAMÍLIAS” é um clamor em prol da família. Canção profética, onde é a Eyshila que assina mais uma canção do cd. Na 6ª faixa, ela é uma música simples, sem muito embelezamento na melodia, mas com uma letra muito forte. Destaque da introdução, que ficou uma coisa meio retrospectiva.

Mais uma canção no estilo “Samba-Rock”, a 7ª faixa vem com “SONHO TODO DIA”. Canção que fala de sonhar com o país (Brasil) que adora ao Senhor. Fala do chamado de evangelizarmos nossa nação. Destaque mais uma vez para os metais, a mescla do hino 525 da HC - "Vencendo vem Jesus" com esta canção, principalmente porque o vocal ficou bem pesado nesta parte. 

Baseada em Romanos 14:11 a 8ª faixa traz “TE ADORO”. Uma canção congregacional, própria para cantar com grupo de louvor, em cultos de jovens. Destaque para as participações especiais de Verônica e Davi Sacer que deram um ar de canção de ministério de louvor. Casou perfeitamente as vozes da dupla com a voz da Eyshila.  Escrita por Jill Viegas, Cris Fernandes e Davi Fernandes esta faixa é um dos carros chefes do cd.

“EU CORRO PRA TI” é mais uma canção do cd bem intimista que fala de corrermos aos braços do Pai, o Deus Emanuel nas horas mais difíceis da nossa vida. O vocal vem em peso e destaque para a interpretação da cantora, que assina esta faixa também. Na 09ª faixa, ela é uma das canções mais bonitas do cd.

Recheada de piano e cordas mais uma vez, “AMO MEU POVO” fala do cuidado de Deus sobre a nossa terra.  Canção bem reflexiva, onde é somente a Eyshila com os instrumentos e com um vocal bem suave, sem bateria, sem guitarra e afins. Quem assina esta faixa é Fernanda Brum e Emerson Pinheiro.

Entrando na moda do “rap”, “TODOS OS POVOS DECLAREM” é uma canção diferente das canções que Eyshila canta. Canção mesclada com rap e samba, a 11ª faixa vem com a participação do Pregador Luo na composição da letra e música e também no dueto com a cantora. A música ficou um estilo bem brasileiro. Seria bacana até  um clipe dela.

Você sabe o que é “ADORAÇÃO”? E amor ao próximo? Baseada em 1 Co 13, esta canção fala exatamente sobre o “amar”, “ajudar” o próximo. Destaque para o vocal que ficou bem bonito e pesado principalmente na parte: “Ainda que eu fale a língua dos homens, ainda que eu fale a língua dos anjos, se não tiver amor de nada valerá...” Escrito pela própria cantora, este louvor é uma regravação do cd “AVEC 30 anos”, que cá entre nós, ficou bem melhor nesta nova versão.

Voltando para a parte de celebração, lembram daquela canção “GERAÇÃO QUE DANÇA”? Ela está de volta, agora em inglês. “DANCING GENERATION” vem na 13ª faixa como uma música “bônus”. Nesta canção, Eyshila contou com a ajuda de Sara Alencar no idioma.

Encerrando o cd, “JESUS, O BRASIL TE ADORA” é uma declaração de amor e louvor a Jesus. Na letra são citados os estados brasileiros. Canção no ritmo pop rock, destaque para mais uma vez para o vocal que está bem harmonioso. Faixa perfeita para o encerramento. A composição é de Tony Ricardo.

Por fim, Eyshila está vivendo um dos melhores momentos de sua carreira. Este cd vem para somar aos grandes sucessos que Eyshila já tem em sua bagagem. Eyshila sempre ousa em seus discos e isto é bom para o mercado gospel, que em sua atual situação, precisa ser sempre inovado. Que você também seja encorajado em clamar pela nossa nação, declarando: “JESUS, O BRASIL TE ADORA”.

Até a próxima!

Shalom,
Matheus Lima
@maatheuslimaa 
Vitrine Gospel - @VitrineGospel1






Reações:

6 comentários:

  1. Parabéns pela análise Matheus! Você como sempre arrebentando, sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Matheus, mais achei que você deveria destacar uma estrofe que ficou massa na música Sonho Todo Dia (Glória, glória, aleluia, Vencendo , Vem Jesus - Harpa Cristã). Mais a Analise ficou simplismente Perfeita.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Matheus, mais achei que você deveria destacar uma estrofe que ficou massa na música Sonho Todo Dia (Glória, glória, aleluia, Vencendo , Vem Jesus - Harpa Cristã). Mais a Analise ficou simplismente Perfeita.

    ResponderExcluir
  4. Aldbarã: Muito obrigado pelo toque. Acrescentei esta informação na análise. Paz!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela Matéria... Vc tem q ensinar o Portal Pentecostal a fazer materias... Não precisa pisar na Mk pra fazer boas materias, e os escritores do portal pentecostal nao sabe disto....

    ResponderExcluir