Paz e
graça, vim aqui hoje pra a gente ouvir e analisar juntos o primeiro cd do
cantor Junior Luz, “ADORADOR IMPLACÁVEL”.
Confesso estar feliz de poder comentar sobre este trabalho, já que ouvindo ele,
me agradou bastante. Traz algumas referências que se perderam em outros
trabalhos de cantores renomados. A produção executiva é de Vilson Kruger, e
conta com uma disposição instrumental básica de gravação, com a novidade na
Guitarra Stell, usada em músicas com uma pegada havaiana. O produtor musical
Luiz Fernando (Luizinho) soube trazer inovação não apenas nos arranjos mas
também na instrumentação. É isso aí. É preciso inovar.
E é super
interessante percebermos não só na inovação da produção musical do trabalho,
mas também repararmos que o timbre de voz de Junior Luz é um timbre que tem ganhado espaço no meio gospel:
barítono. Sim, para aqueles homens que pensam que sua voz é grave demais para
ser comercializada, este trabalho vem para provar o contrário, assim como
Leandro Borges. Percebe-se a naturalidade com que a voz de Junior se desenvolve
em suas músicas.
A capa, na
minha opinião, ficou um pouco desconexa com a mensagem que traz as canções, de
uma forma em geral. Achei as cores um pouco tediosas, o que é legal é a escolha
do terno para quebrar um pouco essa sensação.
Bem, vamos
partir para as canções, pois aposto que estão ansiosos, assim como eu, para
vermos o que elas nos revelam.
A primeira
canção, VEM ESPÍRITO DE DEUS, com
composição de Moisés Cleyton, traz um ritmo mais lento, porém marcante. Fala
sobre o desejo que devemos ter em entregar nossa vida diante de Deus. Começa
com a apresentação do tema pelo back vocal e a voz de Junior. O teclado traz
uma linha melódica secundária, incrementando a idéia da música. O back vocal é
responsável a dar a densidade que a música pede, e a guitarra traz o
preenchimento que faltava.
A segunda
faixa, ORAÇÃO DE DAVI, começa com a
combinação de violão e violinos, a base harmônica se mantém, e a introdução da
música vai se enredando. É um hino de adoração com uma letra bem simples e
direta, e vemos este formato de composição em alguns hinos que Vanilda Bordieri
compõe. Vemos claramente o refrão dividido em 2 a 3 partes proporcionalmente,
com uma conclusão na quarta parte. Temos um solo de violão no interlúdio com
arranjos dos violinos, e a idéia de resolve num acorde marcado pelo teclado.
A MULHER CANANÉIA é a terceira faixa do cd, que é a
música destaque, escrita por Jeann e Junior, começa como aquelas músicas em tom
menor que trazem sempre um conteúdo musical bem marcante, como Fidelidade de
Daniele Cristina, o que encontramos freqüentemente nos arranjos de Elaine de
Jesus também. A música conta a história da mulher que buscou o socorro do
Senhor, e o encontrou (Marcos 7. 25-30) e convida o ouvinte a adorar como
aquela mulher para obter a vitória. O refrão é preenchido por belos arranjos
dos violinos e o back vocal assume um papel menos decisivo na música. Uma bela
canção.
Não
podíamos esperar menos do que isso do hino-tema do cd. ADORADOR IMPLACÁVEL, a letra de Roberto Carlos Leite, sem dúvida
foi muito bem escrita, o que eu acho que deixou a desejar um pouco foi a batida
rítmica que essa canção teve. Com uma letra dessa, esperava algo menos
enjoativo, e mais brilhante. Mas, paciência, nem tudo são espinhos. O refrão é
bem forte, tanto musicalmente quanto espiritualmente, e traz o auge da música.
O interlúdio é bem trabalhado com a guitarra e os violinos, o baixo explorando
a região média nesse trecho deu um diferencial para a canção.
Até aqui
estava achando a bateria usada no cd um pouco monótona, até chegar nesta
canção, onde ela dá a rebusca por uma chamada ao tema, que é o título do hino MARCHAR E ADORAR, de Vânia Santos, que
já compôs para cantoras como Jozyanne, Gladslayne e até Cassiane. A música
possui um tema mais andante para dar
conta da quantidade de palavras que ela tem. Traz modulações e arranjo com os
violinos em andamento mais ligeiro. É um hino genuinamente pentecostal.
INTACTO INATINGÍVEL é a a sexta faixa do cd. É um hino
que busca trazer para o ouvinte a mensagem de que o crente é vitorioso e não
pode ser atingido por dados inimigos, porque somos protegidos por Deus, e é
bastante previsível, devido à presença do saxofone alto e do encadeamento de
acordes, ou seja, um hino relativamente fácil de ser tocado. Sem muitas
surpresas. Ah é, a letra é de Roberto Carlos Leite.
Ao ouvir
esse hino, me remeteu à levada de Daniel e Samuel, pela presença de duo de
violões, e Junior canta numa região relativamente mais grave, inicialmente.
Daí, surge lá pelos 01:16, temos uma mudança rítmica, de acordes, ou seja,
mudamos a fórmula rítmica, mudamos a mensagem, o instrumento que usamos para
transmiti-la. Com letra de Eleázer Souza, NÃO
FALEI EM VÃO, é uma letra muito bonita. O hino se desenvolve muito bem até
sua última, quando sinto que ele se conclui incompleto, digo, quanto à letra.
Mas, belo resultado, enfim.
CHEGA, com letra de Roberto Carlos Leite,
é mais uma das canções que traz a monótona bateria, mas em geral, os outros
elementos contribuem para compor uma canção interessante, e os violinos
encaminham a resolução harmônica da música para um interlúdio provocativo da guitarra,
e traz à tona todo o gás que Junior causa com a colocação da voz. Por fim,
temos uma bela canção, que inicialmente, não aparenta ser tão grandiosa quanto
as outras do cd, mas que acaba surpreendo.
A penúltima
faixa começa num registro da voz de Junior mais grave, crescendo pouco a pouco,
em intensidade e em linha melódica para uma região mais aguda, e termina
encadeando a música para um refrão até bonito, mas a melodia não muito
interessante. Aqui em É GARANTIDO
temos o oposto, a musicalidade da canção é bastante interessante, porém a letra
de Roberto Carlos Leite já não
contribuiu muito para o perfil desenhado para a música. Mas é uma canção que
posso afirmar ser bastante acessível para aqueles homens que desejam louvar a
Deus, sem precisar alterar o tom dos hinos de Marquinhos Gomes, ou William
Nascimento. Junior Luz traz essa vantagem, sua voz é puramente agradável e
bastante interessante e percebe-se a naturalidade em que ele canta.
E o cd
fecha com EU E ELE, uma canção
bastante pessoal, porque revela nosso relacionamento com Deus, e traz uma
serenidade legal que o tema pede, chega a ser bastante simples, mas elegante. O
violão traz um ar de caseiro, o que talvez produziria um caráter mais amador, o
que não acontece aqui. É também num
região mais médio-agudo, o que a torna também uma canção bastante acessível
para cantores iniciantes. A letra é de Roberto Carlos Leite.
Fico feliz
de poder assistir uma mudança no quadro da música gospel, que está trazendo
trabalhos como o de Junior Luz, genuínos, verdadeiros, mais pessoais e menos
comerciais. Digo porque, o que gosto de ver é que os cantores possam estar
felizes com o trabalho que vêm sendo realizado por eles. E a voz de Junior Luz,
como já disse anteriormente ser uma voz bastante acessível, traz uma pureza
técnica, ou seja, sem muitos vícios estereotipados que a indústria produz em
que ouve sua produção. Sua voz está exatamente trabalhada para a cara da
proposta do cd. É isso ai, espero terem gostado de me acompanhar nessa análise,
e espero vocês na próxima.
Por Max Michel.
@MaxMichelFritz