Desde que explodiu no mercado em 2010, o estilo sertanejo universitário não para de crescer e vem invadindo a casa da maioria dos brasileiros, inclusive os jovens e adolescentes.
As letras e músicas geralmente são simples e “grudam” facilmente na cabeça das pessoas, o que faz com que cada vez mais os intérpretes solos e as duplas estourem em vários locais do país com seus singles.
A música gospel por sua vez tem crescido absurdamente desde 2007, onde a música RECOMEÇAR da cantora Aline Barros integrou o repertório da novela Duas Caras da Rede Globo. De lá pra cá sucessos como Faz o milagre em mim e Sou Humano fizeram parte da lista das músicas mais tocadas em diversas rádios do nosso país.
Sabemos que alguns evangélicos escutam esse estilo na música secular, o que não é muito indicado por esse que vos escreve, mas às vezes o ritmo é tão envolvente que acaba contagiando as pessoas, sem que elas mesmas percebam.
Para reduzir essa margem, hoje a música gospel é muito abrangente, e pode-se adorar a Deus através de vários estilos. O estilo adoração ou pentecostal já não são os únicos a serem apreciados. Hoje em dia temos Pop, Rock, Rap, Reggae, entre outros, inclusive o estilo que deu título a essa matéria: Sertanejo universitário – O estilo mais rentável do momento.
Assim como o meio secular tem grandes intérpretes no estilo sertanejo universitário, a música gospel também tem os seus representantes, entre eles a dupla André e Felipe; cuja música CHUVA DE PODER já ultrapassou a marca de mais de 250 mil acessos no Youtube.
Pode-se dizer que a música é muito boa! Não traz apenas o ritmo, mas traz uma mensagem de fé e coragem para enfrentar problemas e isso muitos crentes não tem, por isso seria interessante observar a letra dessa canção.
A dupla Rayssa e Ravel acabou de gravar um CD, onde a música título vem no melhor estilo sertanejo universitário. A música Intitulada BIOGRAFIA DE UM VENCEDOR é a mesma que dá título ao álbum e fala sobre a trajetória de um crente fiel que mesmo em meio à prova não desiste do seu real objetivo. A letra da música foi muito bem elaborada e os arranjos então... Confira:
Além da dupla André e Felipe, e da dupla Rayssa e Ravel temos também a cantora Suellen Lima que gravou um CD completamente no ritmo sertanejo universitário. O primeiro single intitulado PODE CHORAR rendeu a cantora mais de 500 mil acessos no youtube, mostrando a aceitação do público quanto ao estilo, ainda mais na voz de uma pentecostal. Confira a música que deu o que falar!
Isso sem falar em outros intérpretes que mesmo sem assumir completamente o estilo, tem deixado a sua marca gravando pelo menos uma canção nesse estilo nos seus CD's. Podemos exemplificar com as cantoras Shirley Carvalhaes e Elaine de Jesus que gravaram respectivamente as músicas Ligado no céu e Você vai ver no seu último lançamento.
Com tudo isso podemos perceber que esse estilo tem crescido cada vez mais, não só no meio secular, mas no meio gospel também. Com certeza ainda existe preconceito quanto ao estilo, pois tudo que é novo choca! Mas a diversidade de estilos traz oportunidade de crescimento e amadurecimento para a nossa música e também traz novas possibilidades para maior propagação do evangelho de Jesus. De uma forma ou de outra, de um estilo ou de outro, que seja pregada a VERDADEIRA palavra de Deus.
Por Daniel Nadje.