Me deparei com um tweet do movimento Escolhi Esperar (#EEE) referente a "Tatuagem e Piercing" um dos assuntos mais polêmicos do meio cristão e que infelizmente segue até hoje deixando rastros de dúvidas.
Cada pessoa possui uma opinião a favor ou contra o fato, mas o que desperta maiores interesses é saber o que os pastores tem a dizer sobre o assunto quando são questionados. Baseado nisso pesquisei alguns textos e até opiniões sobre o tema e encontrei a posição de um pastor chamado Douglas Gonçalves (Igreja Viva-RJ).
TATUAGEM E PIERCING, PODE PASTOR?
Com certeza, uma das maiores dúvidas dos jovens hoje é: “Posso fazer uma tatuagem?” ou “Posso colocar um piercing”? Geralmente eu respondo assim:
Você já se perguntou como era Jesus? Quando você se depara com imagens esculpidas ou pintadas de Jesus você se pergunta: Será que ele era assim? Cabelos longos, barba, olhos claros… Eu sempre me perguntei: “Por que as escrituras não dizem nada sobre a aparência de Jesus?” Quatro evangelhos, quatro escritores, e nenhum deles usa nenhuma frase para dizer como nosso Salvador era. Por que?
Como Jesus era por fora eu não sei, mas eu sei que o seu interior era tão lindo, mas tão lindo, que não compensava gastar uma frase falando sobre o seu exterior. Os escritores do Novo Testamento ficaram tão impactados com o conteúdo de Jesus, que se esqueceram de mencionar sua aparência. As páginas da biografia de Jesus foram gastas apenas para falar do que realmente importava, seu coração.
Se alguém fosse escrever uma biografia sua, quantas páginas seriam gastas para falar do seu exterior e quantas seriam necessárias para falar do seu interior? Como você é conhecido? Como as pessoas lembram de você? O rapaz das roupas bonitas? A moça do cabelo vermelho? O menino de boné? A menina da maquiagem? O que é mais marcante em você? Sua aparência ou seu interior?
Certa vez, eu me peguei com uma dúvida: “Por que existem pessoas bonitas e pessoas feias?” Por que algumas pessoas são mais favorecidas fisicamente e outras não. Mas o Espírito Santo me fez entender ao ler este versículo: Mas o Senhor disse:
— Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração. (1Sm 16:7)
Ao criar o homem, a vontade de Deus era que ele fosse admirado e reconhecido pelo que ele era e não pela forma que ele aparentava. Infelizmente, este mundo tem conseguido plantar dentro de nós que devemos valorizar mais a embalagem do que o conteúdo. Passamos horas e gastamos fortunas investindo em algo que vai voltar a ser pó da terra daqui há alguns anos. Porém, gastamos tão pouco tempo investindo naquilo que vai durar ETERNAMENTE. Lembre-se, Deus não vê como o homem vê, Ele vê o seu coração.
“Fazer uma tatuagem ou colocar um piercing é pecado?”
Me perdoe lhe frustrar, mas eu não sei lhe responder. Eu não sei lhe dizer se o que você quer fazer com o seu exterior é certo ou errado. Mas eu sei o que você pode fazer com o seu interior. Eu sei o que você poderia fazer para agradar o coração de Deus e fazÊ-lo sorrir. Invista no que é eterno. Seja o mais parecido possível com o primogênito d'Ele. Seja uma cópia de Jesus.
Douglas Gonçalves, pastor.
Acesse: jesuscopy.com
Pois então, como acabamos de ler, o Pastor Douglas Gonçalves como a maioria não tem uma resposta concreta e definitiva sobre o assunto. Porém nos deu uma feliz orientação a respeito, e eu aconselho que seja levada para cabeceira de todos, pois a sua aparência é relativamente o espelho da sua identidade, embora não seja a definição do seu caráter.
Diferente do Pastor Douglas, o Pr. Valdir Fárias Advogador e Mestre
"Agradeço a Deus pela oportunidade de poder contribuir com este assunto tão polêmico em nossos dias: piercing e tatuagens. Segundo a Bíblia Sagrada nós somos Morada do Espírito Santo. Paulo escrevendo para a igreja de Corinto na sua primeira carta; no capítulo 3 versículo 16 ele discorre que: Não sabeis vós que sois Templo do Espírito Santo de Deus e que o Espírito Santo de Deus habita em vós?
Habitar, morar, morada, são significados de suma importância
para definirmos a questão em tela, piercing e tatuagens. O Espírito Santo, como
habitante dentro do crente não aceitaria que nós servos de Deus utilizássemos piercing ou tatuagens, pois o próprio Deus diz que não deveríamos fazer marcas
em nosso corpo.
Moisés em levítico capítulo 19 versículo 28 diz: "Pelos mortos não
dareis golpes na nossa carne, nem fareis marca alguma sobre vós." Poderíamos interpretar a parte b do versículo em tela como:
Não devemos fazer tatuagens alguma em nosso corpo, pois o
nosso corpo é habitação do Espírito Santo , I Corintios 6.19-20.
Não convém a servos de Deus fazer tais marcas no Templo do
Espírito Santo.
Esta é a minha doxa a
respeito deste assunto.
Que Deus continue a abençoar a todos.
Pastor. Valdir Farias
Mestre em Ciência Teológica.
E você, o que acha?Não deixe de expor a sua opinião, ela é muito importante para nós!
Vitrine Gospel
Nossa, que lindo, muito bom... parabéns!!!!!
ResponderExcluirPor que só seguem a parte b de um versículo, quando um versículo acima (pra você ver como é irônico o negócio) fala pra não cortar o cabelo nem a barba? A Bíblia agora virou revista Avon? O que me convém eu sigo e o que não me convém eu descarto? Me poupe. Ou segue tudo ou descarta tudo. Sem meias verdades. Isso foi mandamento pro povo de Israel. Parem de proibir e comecem a ensinar de fato. Mas entendo, proibir é mais fácil mesmo. E outra, em Gênesis 24 diz que Rebeca usava uma argola (em outras versões pingente ou pendente, que diz a mesma coisa) no nariz. Furar a orelha pode, mas só se for no lóbulo, se não é pecado. Aff! Essa religiosidade é uma verdadeira piada mesmo.
ResponderExcluir