EQUIPE

PARCEIROS

Páginas

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

ANÁLISE: "CD/DVD Manifestação da glória" - Elaine de Jesus



























Recém contratada da MK Music, Elaine de Jesus segue firme com a produção do seu novo projeto e primeiro pela gravadora. Enquanto o disco não é lançado, resolvemos liberar a análise do último projeto dela pela Sony Music, o CD/DVD Manifestação da glória. Confira:

No dia 07 de dezembro de 2013, Elaine de Jesus reuniu grandes nomes da música pentecostal para celebrar seus 20 anos de ministério gravando o DVD 'Manifestação da glória'. A gravação aconteceu na Assembléia de Deus do Bom Retiro em São Paulo em uma noite cheia do poder de Deus!

O DVD começa com uma linda mensagem sobre a geração do arrebatamento e a posição dessa geração no tempo do fim. Com algumas imagens relacionadas ao contexto, Elaine declama um texto muito bem elaborado e rebuscado que nos faz meditar e sentir unção desde o primeiro instante. Já na abertura, a banda começa a tocar enquanto o backing canta um trecho da música 'É demais'. De repente a cantora sai do meio do público declarando "A paz do Senhor! São Paulo! Nós somos o único povo que adora um Deus vivo!". É notório a alegria da cantora com a realização desse projeto! Agora vamos analisar faixa por faixa:

1 - Manifestação da glória (Elizeu Gomes): O soar das trombetas no início dessa canção nos levam até o ano de 2004, no auge do ministério da cantora. Manifestação da glória que é uma das canções de arrebatamento mais bem escritas de toda a história da nossa música, se tornou um dos singles do disco 'Pérola' (Mais de 600 mil cópias vendidas). É realmente uma revelação de Deus! Os arranjos do maestro Ronny Barbosa foram fiéis a versão original, destaque para as paradinhas com a bateria que deram um Upgrade a mais a canção!

2 - Até o fim (Elizeu Gomes): Essa é uma das músicas de maior sucesso nas igrejas pentecostais da última década. Qual grupo de jovens ou adolescentes da época nunca cantou 'Até o fim'? Apesar da música também ter entrado no repertório do DVD 15 Anos como medley, foi bom escutá-la de novo nesse projeto. Com arranjos novos, podemos destacar o backing que teve peso maior na canção. 

3 - Que Ele cresça (Anderson Freire): Uma das faixas mais belas do projeto, mas que infelizmente não entrou pro CD Ao vivo. Que Ele cresça trouxe um backing vocal incrível e a participação ativa do público que cantou a música do começo ao fim, isso desde a primeira passagem de som.

4 - Provocando Milagres (Elizeu Gomes/ Participação: Vanilda Bordieri): Elaine termina a primeira estrofe da música, quando de repente entra a cantora Vanilda Bordieri aplaudida pelo público. O dueto é um dos melhores do DVD. Cheia de ousadia Vanilda mostra pra que veio, fazendo até segunda voz! Poucas cantoras dividiram a voz e isso é um ponto negativo que comentaremos mais pra frente. Com certeza muitos cantores vão preferir usar o playback da versão ao vivo, ao invés do playback na versão do disco Escolhidos. A escolha dessa música pra Vanilda Bordieri foi uma jogada de mestre.  A parceria ficou excelente e empolgante. Merece vários replays!

5 - Medley: Isto é Deus / Este lugar é glória (Elias Silva): Já faz algum tempo que a Elaine não grava uma música do 'reteté' nos seus discos, mas quando decide cantar, se enche de autoridade e é muito difícil não ser elogiada. A música Isto é Deus faz parte do álbum Muito Especial e fez muito sucesso nos grupos de senhoras da época. Naquele tempo quando alguém cantava essa música a presença de Deus era notória e incendiava a igreja. Outra música que compõe o medley é um sucesso do cantor Elias Silva. A música poderia ser substituída facilmente por outros sucessos da cantora como 'Vai abalar', 'Quando Deus abre o céu' ou 'Ele chegou', mas de qualquer forma enriqueceu o projeto, afinal foi uma surpresa que contagiou a todos que estavam presentes.

6 - Olha irmão (Elizeu Gomes): Muitos que esperavam essa canção desde o primeiro DVD ficaram felizes com a escolha da música para a comemoração dos 20 anos. Olha irmão é um dos maiores sucessos de Elaine e já integrou o repertório de muitos grupos e ministérios solos pelo Brasil.


7 - Salmo 23 (Moisés Clayton / Participação: Eliane Silva):  Quem fala em Eliane Silva, fala em autoridade. A cantora roubou a cena na participação e profetizou com muita autoridade sobre a vida da amiga Elaine de Jesus. Quem já assistiu o DVD com certeza se arrepiou. A única coisa que faltou foi uma divisão de vozes, fora isso, o dueto é um dos melhores do projeto.

8 - Abra o coração (Elizeu Gomes): Também gravada pelas cantoras Sandrinha e Thyna Ramos, Abra o coração se tornou um mega sucesso nos anos 2000, levando o disco 'Muito especial' a alcançar disco de ouro e platina. Mesmo após tantos anos interpretando essa canção, a cantora sempre encontra um jeito de interpretá-la de uma forma diferente, é sempre uma firula nova! Mas ainda assim, a canção que faz parte do repertório do CD/DVD 15 anos, poderia ser transformada em um medley. Acho que ninguém pensou nisso. Imagina "Abra o coração/Deus garante", ficaria ou não ficaria mais proveitoso?

9 - Sala do Trono (Elizeu Gomes/ Participação: Lydia Moisés): Com muita ênfase Elaine de Jesus anuncia a entrada da cantora Lydia Moisés para interpretar com ela a música Sala do Trono. É difícil não ser impactado por esse dueto. Os arranjos permaneceram fiéis a versão original, mas por ser ao vivo a canção acabou ficando ainda mais empolgante. Lydia foi a cantora certa para essa música, o dueto caiu como uma luva, foi uma tacada de mestre. Destaque para a emoção de Lydia ao falar da amizade com Elaine.

10 - O Senhor do Reino é Ele (Moisés Clayton): Uma das canções mais promissoras, fortes e positivas do disco Escolhidos ficou praticamente despercebida no DVD. Antes de gravar essa canção, houve um intervalo para troca de roupa. Quando a gravação foi retomada, o público estava meio disperso, alguns haviam saído do templo para comer e outros estavam retornando ao seu assento, talvez isso tenha contribuído para que a canção empolgasse tanto. 

11 - Surpresa da glória (Elizeu Gomes): Com uma bela introdução, "Surpresa da glória" que se tornou uma das músicas mais comentadas do álbum escolhidos é uma verdadeira declaração de amor a Deus. Ela começa falando da chegada da igreja do céu e termina com muitas frases de elogio ao Senhor. Apesar de aparentar um pouco cansada, Elaine segurou bem a canção. 

12 - O que a tua glória fez comigo (Feat. Suelen de Jesus - Regravação do Ministério Voz de Muitas Águas): Sem dúvidas, essa é uma das melhores músicas do projeto. Apesar de ser uma regravação do Ministério Voz de Muitas Águas, as irmãs de Jesus deram conta do recado e conseguiram repaginar a música sem tirar a sua essência. Suelen de Jesus sem sombra de dúvidas enriqueceu a canção com suas ministrações e os seus agudos. É uma pena que no CD a música está cortada, a versão inteira que está no DVD faria ainda mais sucesso nos grupos.

13 - Escolhidos (Anderson Freire / Participação: Célia Sakamoto): Dessa vez a cantora escolhida para o dueto foi Célia Sakamoto. Ela que foi considerada uma das mais bem vestidas fez muito bem a lição de casa. Quase se atrapalhou na ponte, mas conseguiu dar a volta e seguiu cantando com seu timbre forte. Destaque para o backing: "Quem negar a si mesmo e seguir após Jesus carregando sua cruz vencerá..." Essa é com certeza a melhor parte da canção.


14 - Autoridade Divina (Moisés Clayton / Participação: Elaine Martins): Essa é uma daquelas partes do DVD que a gente não cansa de dar 'replay'! O jogo de luzes em tons azul e vermelho deixou um clima de mistério no palco, enquanto Elaine de Jesus e Elaine Martins interpretavam magnificamente essa canção. É quase impossível não sentir a presença de Deus através desse dueto que já foi considerado pela grande maioria do público como o melhor dueto do projeto. É difícil descrever com palavras! Veja você mesmo:

15 - Terremoto Santo (Elizeu Gomes): Talvez essa música seja o maior single lançado pela cantora até hoje e evidentemente não poderia ficar de fora do repertório. Conhecida do público, a canção 'Terremoto Santo' agitou o público que tirou o pé do chão. A letra fala sobre o terremoto de Deus na prisão durante a adoração de Paulo e Silas.

16 - Vendavais (Wanderly Macedo) - Feat. Shirley Carvalhaes: Shirley foi anunciada como a atração surpresa, sendo considerada também como a convidada de maior peso ministerial, afinal são anos de estrada. Vendavais foi muito bem escolhida para o dueto, pois é uma das canções mais conhecidas da Shirley e obviamente se encaixou perfeito como uma música para homenagem. Apesar do tom estar um pouco alto para a Elaine que teve que soltar a voz e segurar a peteca, a canção ficou belíssima e a cantora conseguiu dar conta do recado. Destaques para as "rasgadas" de Shirley Carvalhaes que desde o início mostrou a que veio.

17 - Deus Tremendo ( Fabyano Barcellos) - Feat. Vanilda, Eliane, Lydia, Suelen, Célia, Elaine Martins e Shirley: Deus Tremendo seguiu homenageando Shirley Carvalhaes, só que dessa vez a canção foi entoada em conjunto. A falta de divisão de vozes e separação de solos acabou deixando tanto essa quanto a próxima canção "É demais" um pouco gritantes e desorganizadas, mas valeu! Só de vê-las juntas adorando ao Senhor em comunhão já foi um grande presente para o público.

18 - É demais (Elizeu Gomes) - Feat. Vanilda, Eliane, Lydia, Suelen, Célia, Elaine Martins e Shirley: Outro dos maiores sucessos de Elaine não poderia ficar de fora. Escrita por Elizeu Gomes a canção tomou conta das igrejas e rádios do país a partir 2002 e até hoje ainda faz muito sucesso.

19 - Hoje tem festa (Adelso, Anderson, André e Aretuza Cardoso): Dançante e animada, a canção que é uma mistura de rap com hip hop, fez com que todos tirassem o pé no chão em um ritmo intenso de adoração e celebração. Um dos pontos altos da gravação.

20 - Remix: Na unção de Deus / Quem chora pra Deus / Pérola: (Elizeu Gomes / Daniel e Samuel) O remix surpreendeu e trouxe canções antigas em ritmo eletrônico, dançante e jovial. Mereceu destaque! Parabéns ao maestro Ronny pela idéia excelente.

21 - Encerramento - Celebração: Um dos pontos altos da noite. Durante o encerramento as cantoras se reuniram e interagiram com o público extremamente soltas, com direito a dança, gritos e pulinhos a lá Shirley Carvalhaes (Risos).

 
OUTRAS CONSIDERAÇÕES:

Imagens: A captação de imagens ficou sob a responsabilidade de Bruno Fioravantti (Fioravantti Filmes) que deu um show a parte. Conseguimos assistir o DVD de vários ângulos e posições, o que enriqueceu o projeto.

Produção: Ronny Barbosa realmente se tornou um dos melhores produtores da música gospel e isso foi provado mais uma vez na produção deste CD/DVD! Os arranjos ficaram excelentes, sem falar do incrível backing vocal.

Tablet: utilização do tablet foi desnecessária, já que Elaine chegou a ministrar várias vezes sem ele e se saiu muito bem. Na realidade ela estava muito mais solta e firme do que no primeiro DVD. 

Áudio: O áudio não superou as expectativas. Desde o lançamento do single 'O que tua glória fez comigo' ficou perceptível uma espécie de abafamento que não deixou a voz das cantoras 100% nítida e assim também o instrumental. Outro ponto negativo foi a falta de divisão de vozes em alguns duetos.

Participações especiais: As participações enriqueceram e muito o projeto trazendo um grande diferencial: Algumas das maiores cantoras da música pentecostal estavam reunidas cantando grandes sucessos e prestigiando a amiga Elaine. Como disse a própria Vanilda: " Essa unidade é algo que o Brasil necessita urgente".


Repertório: O repertório foi muito bem elaborado e conseguiu mesclar os melhores discos da cantora, porém os discos 'Celestial' e 'Transparência' poderiam ter sido aproveitados. Canções como: Deus visitou tua casa, Celestial, Não nos prostraremos, Cristão e Jesus Voltará foram destaques nos discos citados e não entraram para o repertório.

No geral o projeto está belíssimo. Que venha o próximo CD/DVD, dessa vez pela MK Music.

Esperamos que tenham gostado.





Vitrine Gospel

3 comentários:

  1. Do disco Celestial não teve nenhuma canção, eu, particularmente, senti falta da música "pode ser você". Como pode um dvd comemorativo não conter canções de seu penúltimo álbum? Estranho..............

    ResponderExcluir
  2. Pois é! Deus visitou tua casa poderia ter entrado pelo menos. Escolhidos não ficou muito legal, a Célia combinaria com uma música mais pentecostal.

    ResponderExcluir
  3. EU amei o DVD, eu acho que a Elaine não colocou nenhuma musica do Celestial, devido esse ter sido o CD mais fraco dela

    ResponderExcluir