É difícil pra quem trabalha ou participa de música na igreja e não ter ouvido falar desse termo. Tenor, hoje é denominado como a voz masculina mais aguda. É uma voz bastante comum de ser encontrada entre os homens, porém bastante complicada de ser trabalhada. O termo Tenor surgiu na era medieval, originado do latim tenere que significa sustentar. Basicamente, o tenor sustentava uma determinada nota para que as outras vozes, ou acima ou abaixo realizassem floreios vocais. A partir dos século XVIII, que tenor passou-se a se referir à voz masculina mais aguda. Essa inclusive é uma classificação-coral: ou seja,ela generaliza todos os homens de vozes agudas como tenores. Mas, como em um post anterior, apresentei a vocês que existe dentro de cada voz (Soprano-Mezzo-Tenor-Baixo) outras classificações vocais. Tenores são difíceis de se classificar, porque são facilmente confundidos com barítonose estes com baixos. É tudo uma grande confusão !
São inúmeros fatores que podem determinar se um homem será um tenor ou um barítono, mas existem alguns luzes por este caminho e é nelas que vamos nos ater. Por meio de um exame de laringoscopia, podemos ter acesso ao tamanho e espessura da prega vocal. Se a prega vocal for mais espessa e grossa, este homem pode ser um barítono, se ela for mais fina e menos espessa, pode ser um tenor. Além disso,é preciso ver que existem tenores com pescoço mais fino, outros mais grossos, outros tem o pescoço mais alongado, outros encurtados. Então, aqui, aspectos físicos não irão ajudar muito para a definição da voz. Existem pontos de transição ou de passagem na voz do homem. Enquanto cantamos, esses pontos vão separar as nossas vozes em duas ou três regiões. O lugar (a nota musical) que essa transição ocorrerá, pode indicar se um homem será um tenor ou barítono. Por isso, a voz de tenor é um pouco mais complexa de ser examinada. É preciso um trabalho minucioso.
Apresento a vocês agora essas classificações, lembrando que, não devemos analisa-las de forma tão determinista e arbitrária.
Tenor ligeiro: são tenores leves, ágeis, e que normalmente possuem aparelhos vocais mais sensíveis e menos robustos. São tenores que têm fácil alcance em notas muitos agudas. Sua extensão pode partir de um E2 até um F5, em voz plena e inteira. Os melhores exemplos desse tipo de tenor seria Daniel e Samuel, Leonardo Gonçalves. Fora dele, temos Lawrence Browlee, Juan Diego Floréz, Luigi Alva.
Tenor lírico: é um tipo de tenor mais robusto e mais facilmente encontrado. Possui aparelho vocal mais firme, mais robusto, com prega vocal ligeiramente mais espessa que um tenor ligeiro. Podem ser de estatura alta ou baixa, e seus pescoços são ligeiramente maiores em largura e menores em comprimento. Podem ter de um C2 até um C4 com facilidade, e possuem um brilho mais acentuado nas notas médias-agudas, podendo ter coloratura (notas velozes) ou não. Os que a possuem são conhecidos de tenores liricos ligeiros. Temos exemplos de tenores assim em Mattos Nascimento, PG, Anderson Freire, Fernandinho, William Nascimento e Marcelo Dias. Fora do meio cristão, temos Roberto Alagna, Alfredo Craus, Rolando Villazón, José Carreras, e o conhecido Luciano Pavarotti.
Tenor dramático: é o tipo de tenor mais pesado e bastante raro. É um tipo de tenor com aparelho vocal mais denso, com resulta num som mais metálico, estridente, forte e com uma cor mais escura, podendo ser uma voz muito pesada ou ligeiramente pesada. É comum encontrarmos tenores líricos-dramáticos apontando para um evolução para essa classificação, mas esse amadurecimento vocal só vem após anos de especialização e maturidade do aparelho vocal. Exemplo desse tipo que se aproxima seria o vocalista Mauro, da banda Oficina G3. Fora do meio cristão, temos Jonas Kaufmann, Enrico Caruso e Placido Domingo.
Existem muitos outros aspectos que são fundamentais para entender como funciona uma voz de tenor, mas deixaremos para a próxima oportunidade. Espero que tenham gostado, e comentem e façam suas perguntas que aos poucos responderemos. Na semana que vem, falaremos sobre a última classificação vocal, Barítonos e Baixos. Até breve !
Oi pessoal, desculpa a correção. Mas entendo bem da área de voz e classificação vocal. Leo Gonçalves não é Tenor Ligeiro, e sim Lírico, Anderson Freire, Fernandinho e Mattos são Barítonos.
ResponderExcluirTambém já ouvi isto em outros sites, ouvi até que Leonardo seria tenor dramático devido aos seus graves serem consistentes.
ExcluirMas em uma entrevista o propio Leonardo Gonçalves diz se um baritono
ExcluirOlá Saimon. Obrigado pelo seu comentário, ele enriquece muito nosso post. As análises foram baseadas em hipóteses. É possível que seja dessa forma mesmo. Minhas análises estão também baseadas na anato-fisiologia da voz e canto, mas também são completamente passíveis de questionamentos. Obrigado e continue nos acompanhando. !
ResponderExcluirOlá Saimon. Obrigado pelo seu comentário, ele enriquece muito nosso post. As análises foram baseadas em hipóteses. É possível que seja dessa forma mesmo. Minhas análises estão também baseadas na anato-fisiologia da voz e canto, mas também são completamente passíveis de questionamentos. Obrigado e continue nos acompanhando. !
ResponderExcluirOlá, Me Chamo Felype E Meu Tipo De Voz É Parecido Com O Da Fernanda Brum Nos Graves, Mas Nos Agudos Minha Voz Chega Aos De Aline Barros, Que Tem Um Tipo De Voz Bem Diferente Da De Fernanda.
ResponderExcluirEu Faço O Solo De "A Igreja Vem" Do Anderson Freire E Minha Voz Sobe Muito Mais Nos Agudos Que A Dele, É O Mesmo Exemplo De "Um Novo Endereço" Que Ele Canta Com A Ariely Bonatti, Pois Eu Consigo Cantar A Parte Dele Tanto No Grave, Como No Agudo E Na Parte Da Ariely Eu Consigo Perfeitamente Cantar!
Minha Dúvida É, Eu Sou Um Tenor?
Qual sua idade, usa falsete?
ResponderExcluirQual sua idade, usa falsete?
ResponderExcluirOlá tudo bem
ResponderExcluirFaço aula de canto a muito tempo e faço com pessoas que são do ramo erudito e com formação erudita
só gostaria de deixar uma dica as subclassificações de tenores só é válido na ramo da ópera devido ao papel que foi escrito a determinada personagem..
Nem em canto coral erudito se usa estes termos apenas em ópera..
No canto coral erudito usa-se o termo tenor 1 para os agudos e tenor2 para os mais graves (mais harmônicos).
Então seria um erro colocar este tipo de classificação para canto popular.
Deus abençoe.
Anderson Freire, Fernandinho e Mattos nascimentos são tenores?! Q isso, man?!
ResponderExcluirFernandinho é um Barítono dramático. Embora ele pegue altas notas em voz de peito, não ressoam altas e firmes o suficiente para um Tenor. Já o Anderson e o Mattos ficariam entre o Barítono Lírico e o Verdi
Deus abençoe!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi me chamo Mateus Guilherme 16-17anos e sou tenor sou um tenor lírico e o ligeiro... e tenho muita facilidade de fazer falsetes melismas e graves...
ResponderExcluirNunca fizeram a parte 4
ResponderExcluirFernandinho e Mattos Nascimento são Barítonos dramáticos, Luciano Pavarotti, Anderson Freire e William Nascimento são Tenores líricos ligeiro, Samuel é Tenor ligeiro e Daniel Tenor lírico, assim como Mauro Henrique é Tenor lírico, Alfred Kraus e Jose Carreras são Tenores líricos, Jhonas Kauffman é Tenor spinto, Enrico Caruso e Plácido Domingo são Tenores líricos
ResponderExcluirno pop não tem um Tenor dramático, apenas no canto erudito, entre eles estão: Mario del Mônaco, Renato Zanelli, Francesco Merli, Kurt Baum, Thomas Lo Mônaco e Ângelo Loforese
ResponderExcluir