Bem, antes de mais nada, é preciso definir o que entendemos por música pop. Se seguirmos a rigor o significado de "pop" chegaremos em "popular". Logo, música pop quer dizer música popular. Mas ainda não ajudou não é mesmo ? Afinal, se interpretamos essa tradução, entenderemos que essa música pode ser qualquer estilo, afinal, qualquer música popular é por objetivo mostrar um tipo de cultura ou ser representante de alguma. Mas a definição de música pop que usaremos aqui será a de uma música feita e produzida para alimentar o que chamamos de Indústria da Música, que é composta por empresas e indivíduos que fazem dinheiro com compra e venda de música. Logo, produtores, editores, estúdios de gravação, engenheiros de som, gravadoras, fazem parte da manutenção e sustentação dessa Indústria.
Música Pop logo, é uma feita para o público em geral. No meio evangélico, temos inúmeros estilos e gostos. Há os que gostam de Cassiane, Lauriete, Elaine de Jesus; há os que gostam de Aline Barros, Ludmila Ferber ou David Quilan; há os que gostam de Hilsong, Diante do Trono ou mesmo de Oficina G3 e Mortification. Há gosto para todos os tipos de cristãos por aí. Mas, a música pop que estamos tentando descrever é a música feita por cantores seculares como Lady Gaga, Beyoncé, Britney Spears ou Paradise (que inclusive, não tem a pretensão de escrever e gravar música de louvor à Deus): uma música repleta de efeitos tecnológicos, com ênfase na produção e performance do artista, buscando atender, não a ideologias individuais, mas a uma tendência popular. Afinal, música pop nesses moldes acaba por se tornar então um estilo de música. Mas, será que dá pra curtir esse tipo de música, que seja cristã, que tenha a preocupação de louvar e exaltar a Deus primeiramente, que tenha letras edificantes, mas que também atenda ao nosso prazer como ouvinte e consumidor dessa música ? A resposta é, um redondo e claro sim !
A seguir, trarei alguns exemplos de grupos e cantores que aderiram a esse estilo para cantar sobre a Palavra de Deus e trazer mensagens de edificação para nós cristãos. Ou seja, dá pra curtir uma boa música pop e ainda ser abençoado por ela. Eis aí alguns exemplos.
![]() |
Venna - Dupla de Pop/Dance |
V*Enna foi uma dupla de
Pop/Dance Music que surgiu no início dos anos 2000 e gravou apenas um
LP. Foi um dos grandes destaques na época que foi lançado, mas a dupla
se separou, mas seu excelente trabalho ainda podemos ouvir hoje. Não há
muitos aúdios desse LP disponíveis na internet, mas ouviremos "Where I
wanna be" que é a faixa tema do álbum. " E Você vai me levar para o
alto/ então, eu poderei alcançar o céu/ com um amor que nunca morre/
Aqui, é onde eu quero estar." É isso que diz a letra.
.jpg)


Ouviremos " I Smile" , que diz: " Eu sorrio, mesmo que esteja ferido, eu sorrio. Eu sei que Deus está trabalhando, então eu sorrio."

Temos aqui uma das suas canções mais famosas: "Open the eyes of my heart" ou " Abra os olhos dos meu coração", regravada no Brasil pela banda 4/1 com o título, "Abre, Senhor, os meus olhos".
Além desses, ainda podemos citar grupos como Point of Grace, Jaci Velasquez que também se propõe fazer música pop cristã. No Brasil, podemos considerar Apocalipse 16, Ao Cubo e Raiz Coral como representantes do gênero, é claro, além de outros.
Agora, é consumir e curtir. Até a próxima, povo de Deus!
Vitrine Gospel
Por: Max Michel Alves
Gostei! :)
ResponderExcluirOuvi uma frase certa vez:"por que só o diabo pode ter musica boa?"
ResponderExcluirComo compositora, acredito na musica como grande forma de evangelização, e precisamos sim usar a arte pra louvar a Deus e pregar o evangelho. Nunca fui muito fan do termo "Gospel" e infelizmente nos ultimos anos o gospel tem se tornado apenas mais um estilo musical onde encontramos cantores mundanos que decidem migrar para o estilo gospel apenas por ter se tornado um mercado lucrativo. Então que a musica seja pop, rap, rock, sertaneja, o q for. Mas a palavra de Deus deve estar na letra e na vida da pessoa.
Http://www.blogdakeziagarcia.blogspot.com