EQUIPE

PARCEIROS

Páginas

terça-feira, 2 de julho de 2013

O legado de Elizeu Gomes na música pentecostal brasileira.

Considerado um dos maiores compositores da história da música pentecostal brasileira, Elizeu Gomes foi responsável abaixo de Deus, por escrever belíssimas canções que marcaram gerações e continuam abençoando muitas vidas.




Nascido em São Paulo no dia 03 de Janeiro de 1966, Elizeu Gomes começou a pregar o evangelho com apenas 14 anos de idade e desde então não parou mais. Ao longo de mais de 25 anos de ministério, Elizeu que também é pastor tem estado em várias partes do Brasil e do mundo inteiro levando a palavra de Deus através da música.

O amor pela palavra de Deus fez com que Elizeu se tornasse Bacharel em Teologia pelo Ceforte-Rio, iniciasse o doutorado em Música Sacra e concluísse seus estudos de Psicologia. Recentemente o pastor/compositor terminou seu mestrado em Liderança de Igreja (Church Leadership) pela Universidade de Gales, Inglaterra. 

Elizeu Gomes é casado com a cantora Linéia e é pai de quatro filhos:  Leyelle, Elyssa, Asaph e Aaron. A segunda filha, Elyssa Gomes, foi destaque no programa Raul Gil em 2010 no quadro Jovens Talentos. A participação da cantora no programa lhe rendeu bons frutos, inclusive o lançamento do disco 'Clareia' pela MK Music.

O diferencial do pastor Elizeu Gomes nas suas composições é que ele não segue modinhas e se renova a cada canção. A cada letra é perceptível uma mensagem inédita de Deus para o seu povo. 

Considerado um poeta de Deus, ele consegue descrever a glória de Deus como ninguém. É como se Deus enviasse do céu aquilo que precisa ser transmitido para a igreja e Elizeu Gomes escrevesse em forma de música.

Entre tantos sucessos podemos destacar 'Anjos de Deus' como uma das músicas mais conhecidas do pastor Elizeu Gomes. Gravada pela cantora Elaine de Jesus no disco 'Pentecoste Divino'em 1993, a canção foi gravada posteriormente pela cantora Sandrinha e pelo Padre Marcelo Rossi. A liberação da música para um padre chocou os evangélicos, que na época julgaram e criticaram o pastor Elizeu, sendo que o mesmo não sabia que a sua música havia sido liberada, isso porque a editora Warner Brothers tinha poder de liberar a obra sem a autorização do autor. A música tomou proporções ainda maiores na voz do padre Marcelo Rossi chegando a conquistar pessoas de vários segmentos religiosos.



Outra canção de enorme sucesso escrita por ele foi 'Com muito Louvor', uma das responsáveis por alavancar a música pentecostal no início dos anos 2000. Com produção do maestro Jairinho Manhães e interpretação de Cassiane, a música sacudiu as igrejas evangélicas do Brasil inteiro. A canção fala sobre o poder da oração e do louvor. Quando o crente louva diante das dificuldade Deus abre caminho, abre portas e entrega o milagre. Mesmo com mais de dez anos essa canção ainda embala os corações e se tornou um marco para a música gospel brasileira.



Peça marcada nos cultos de missões, 'In memorian' nos leva direto para a arena onde os cristãos perseguidos enfrentavam leões, mas não negavam a sua fé a Deus. "Eu queria ver a bravura dos santos em plena arena enfrentando os leões, quanto mais a fogueira queimava mais se ouvia os louvores dos nossos irmãos...Sobre o sangue tombavam nas ruas, mas chegavam no céu com a vitória nas mãos...É um exemplo pra mim, verdadeira lição..." 
É difícil não se emocionar ouvindo essa canção. Talvez as crianças de hoje não alcancem canções tão espirituais como essa quando chegarem a mocidade, o que é uma pena! Os cristãos de dez anos atrás saberão do que estou falando.



Quando se fala em música pentecostal é quase impossível não lembrar de duas canções que representam muito bem esse segmento: Deus dos deuses e Terremoto Santo. Gravadas por Lauriete e Elaine de Jesus respectivamente, essas canções integraram o repertório de festas e congressos no Brasil inteiro e fora dele. A primeira retrata a passagem descrita em Atos 16:25, onde Paulo e Silas adoravam na prisão e Deus os libertou enviando um terremoto. Trazendo para  o mundo espiritual, a nossa adoração a Deus pode provocar terremotos de milagres, bençãos e vitórias, o segredo é adorar em comunhão. A segunda canção adora a Deus na sua essência, não somente pelo que Ele faz, mas pelo que Ele é: "Jeová, Deus de vida e de vitória...Jeová, Deus de paz, Deus de glória..." Não deixe de escutar:


 Não poderíamos deixar de ressaltar a grande parceria entre Elizeu Gomes e a cantora Elaine de Jesus. Essa grande amizade que subsiste ao tempo tem abençoado muitas vidas. Exceto os álbuns 'Poder e autoridade' e 'Nani for Kids', todos os outros projetos da cantora tem canções escritas por Elizeu Gomes. Ao todo são mais de 25 canções escritas por ele e gravadas por ela, como: É demais, Abra o coração, Até o fim, Na unção de Deus, Ele é capaz, Escrevendo vitória, Explosão no abismo, Sala do Trono, A demora de Deus, Shekinah, Adoração à Trindade e Surpresa da glória, entre outras. A canção 'Manifestação da glória',destaque do álbum Pérola é considerada uma das composições mais lindas escritas por Elizeu, afinal retratar os mistérios do céu de forma tão poética e autêntica não é pra qualquer um. Confira a canção:



Outro projeto aplausível que não pode ser esquecido é o musical 'O Cristo da paixão' montado pela gravadora MK Music em 2006. Lançado em formato DVD e CD, o musical trouxe uma reflexão sobre cada passo da história de Jesus, desde o seu nascimento até a sua ressurreição. Elizeu Gomes foi o responsável por escrever 13 canções para o projeto. Confira uma das canções mais emocionantes desse álbum:




Elizeu Gomes possui 28 álbuns solos, 42 livros de sua autoria e mais de 2.000 obras em seu acervo musical. Seu nome foi inserido no dicionário da música popular brasileira através do governo federal pelo Ministério da Cultura do Brasil. O legado do pastor para a música pentecostal brasileira é incrível e muito importante. Através das suas composições inspiradas por Deus vidas foram resgatadas, tocadas e transformadas pelo poder do Espírito Santo. Que mais e mais canções possam ser reveladas a esse servo de Deus para que mais e mais vidas sejam atingidas pelo amor e pela graça de DEUS.





Vitrine Gospel
Postada por: Daniel Nadje
Twitter: @DanielNadje

7 comentários:

  1. A BÍBLIA DIZ QUE COLHEMOS O QUE PLANTAMOS. Como todos vocês sabem, tenho um artigo mensal que escrevo chamado "Pontes de Deus", onde eu faço homenagens àquelas pessoas que foram bençãos em minha vida e ministério. Hoje fui surpreendido pelo artigo de Daniel Nadje falando sobre minha carreira. Quero agradecer de todo o coração ao amado irmão Daniel, não o conheço pessoalmente, gostaria muito e como sempre a Jesus seja toda honra e glória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. És verdadeiro servo de Deus neste ultimos dias, que Deus continue á te usar com poder e unção, o homem pode até esquecer oque fizestes, e não valorizar o teu ministério, porém Deus não esquece de nenhuma das tuas obras(Amós 8:7), e no tempo Dele colherás oque plantaste. A paz de Cristo.

      Excluir
    2. ATILANO MURADAS
      www.atilanomuradas.com

      Elizeu Gomes é um dos compositores de música cristã mais criativo de todos os tempos. Seus três CDs intitulados “Louvor Rural” bastaria para que seu nome ficasse eternizado no panteão dos grandes nomes da música popular cristã brasileira, ou porque não dizer, da música popular brasileira, a MPB, que não faz acepção de credo, apenas seleciona os mais populares e pronto. Às vezes, digo que se ele tivesse feito somente esses CDs e morrido, já teria ficado para a história, e sua vinda à Terra já teria valido a pena. Por certo, alguém já fez ou fará uma tese de mestrado sobre suas músicas de conteúdo teológico detalhado e alto teor de brasilidade. Elizeu é um artista nato que teve sua capacidade ampliada pela unção do Espírito Santo. Tem-se, apenas, que agradecer a Deus por sua obra que tanto edifica a Igreja no Brasil e no mundo. “Êta butina”, uma das mais famosas de Elizeu, já me pediram, várias vezes, para cantar. A letra e a música são geniais, mas, dependendo do auditório que pede – tradicional ou pentecostal – a motivação para ouvi-la é diferente. “Numa de nossas igrejas lá em Minas Gerais, O Bento se converteu e ele ficou alegre demais, Mais ele era da roça e não conhecia doutrina. Quando Deus abençoava, o Bento gritava êta butina! Êta butina é muita alegria, é demais da conta, Tô feliz na roça, paguei minha conta, Jesus curou meus calo do pé, Êta butina, não deixo Jesus de jeito maneira, Tô indo pro céu, o mundo é bobiça, uai, sô que benção, Jesus vem aí.” Em minhas muitas viagens pelo Brasil, canto e prego em diferentes denominações, por isso tenho algumas opiniões sociológicas. Antes de emitir qualquer uma, gostaria que você concordasse comigo que existem cristãos tradicionais e pentecostais em todo lugar; em igrejas tradicionais e pentecostais. Eles não estão separados por placas de igreja. Estão separados por convicções bíblicas, a despeito de estarem sob o mesmo teto, convivendo harmoniosamente. A música de Elizeu Gomes é vista de diferentes maneiras por esses cristãos.

      Excluir
    3. Quero muito um dia regrava esse louvor tão bonito que o Deus dos Deus amo demais lauriete

      Excluir
  2. Melhor compositor da música gospel !!! :)

    ResponderExcluir
  3. Biografia de Elizeu Gomes está desatualizada. Favor entrar em contato com o mesmo atraves do facebook oficial e atualizar informações importantíssimas.

    ResponderExcluir
  4. Ola pessoal da vitrine gosoel...aqui é o Elizeu Gomes (elizeugomesoficial@gmail.com) monha biografia possuo erros de informações por favor entrem em contsto comigo para retificações. Obrigado

    ResponderExcluir