EQUIPE

PARCEIROS

Páginas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Na minha cabeceira | Um compositor que se eternizou na música cristã brasileira.

O Brasil em 1910 não fazia ideia de que em Junho, o mê que finaliza o primeiro semestre do ano estaria recebendo dois jovens suecos por nome Daniel Berg e Gunnar Vingren, que iniciariam um dos maiores, se não o maior movimento pentecostal de todos os tempos, capaz de alterar profundamente o perfil religioso e social da nação.
As igrejas existentes naquela época eram, Batista de Belém do Pará, Presbiteriana, Anglicana e Metodista - Perfis religiosos que futuramente passaram á ficar bastante incomodados com a nova doutrina dos missionários, principalmente por causa de alguns irmãos que se mostravam abertos ao ensino pentecostal. 
O clima ficou completamente tenso na comunidade, quando um número cada vez maior de membros curiosos visitava a residência de Berg e Vingren, onde realizavam reuniões de oração. Resultado: eles e mais dezenove irmãos acabaram sendo desligados da Igreja Batista, e convictos e resolvidos a se organizar, fundaram a Missão de Fé Apostólica em 18 de junho de 1911, que mais tarde, em 1918, ficou conhecida como Assembleia de Deus.

Em poucas décadas, a Assembleia de Deus, a partir de Belém do Pará, onde nasceu, começou a penetrar em todas as vilas e cidades até alcançar grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Ao chegar ao Rio de Janeiro, o movimento pentecostal instalou-se no bairro de São Cristóvão onde teve o missionário Gunnar Vingren como líder. E foi especialmente lá que  um fato  marcou a igreja naquele período . A conversão de Paulo Leivas Macalão, filho de um general, através de um folheto evangelístico. 
Foi ele o precursor do assim conhecido Ministério de Madureira, e também o maior compositor cristão/protestante capaz de se eternizar na musica cristã brasileira. Onde sua notabilidade é causada por ser o autor do maior número de hinos da Harpa Cristã, sendo 244 Hinos da Harpa Cristã subscritas por suas iniciais P.L.M (38,12% da Harpa Cristã atual e 46,56% da antiga).

Macalão adaptou também muitos hinos da igreja nórdica trazidos aos brasileiros pelo pastor Samuel Nyström. Também traduziu vários hinos do italiano do hinário Salmi ed Inni Spirituali da Congregação Cristã no Brasil e adicionou-os na Harpa Cristã. 
Apreciador e estudioso de música, Macalão era violinista, e se hoje a Assembleia de Deus canta três hinos na abertura do culto, ao menos um é de sua autoria.
É considerável também dizer, que até no mercado gospel Macalão se faz presente. Isso graças a cantores referentes do acervo, tais como Cassiane, Nane Azevedo e Rose Nascimento , dentre outros que gravaram suas obras em discos com temática especial.
Para finalizar o texto, apresentamos a vocês três composições de P.L.M que foram muito bem interpretadas.







Vitrine Gospel
Na minha cabeceira | Por: Júnior Costa

4 comentários:

  1. Júnior Costa só tem enobrecido minha cabeceira. Essa coluna é uma das melhores do blog.

    Gabriela Medeiros.

    ResponderExcluir
  2. Uma das melhores mesmo! Parabéns amigão, a matéria está incrível como todas as anteriores. Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. uma ótima iniciativa abordar P.L.M em sua matéria Júnior Costa, o blog de vocês tem ido muito bem, vocês tem feito um ótimo trabalho em meio a tanta repercussão de noticias que cansão as nossas vistas ao serem publicada em diversos lugares. Chega a ser uma poluição visual as vezes. Já aqui, é colírio para nossos olhos.
    antes que me esqueça, que interpretação é essa Rose Nascimento? que afinação saudável!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado , me falta palavras em agradecer.
    Se estamos aqui, é por que somos espelhados em vocês!
    .

    ResponderExcluir